Avançar para o conteúdo principal

[Reportagem] Dia 3 do Festival NOS Alive 2018 no Passeio Marítimo de Alges

E ao terceiro dia, um dos concertos mais aguardados Pearl Jam no Festival NOS Alive 2018




Mal abriram as portas para o terceiro e último dia do NOS Alive deste ano, que já se adivinhava recinto cheio pronto a receber as bandas desse dia. Entre muita cerveja e alguns raios de sol, o público estava a postos para fechar em grande mais uma edição.

Palco NOS

The Last Internationale fizeram as honras no terceiro dia, ao serem a primeira banda a atuar no palco NOS. Vieram cheios de energia para dar e vender para que se houvesse dúvidas de que este dia ia prometer muitos saltos, estavam tiradas ali.

Edgey Pires, guitarrista e líder da banda, disse algumas palavras ao público em português (com a sua camisola de Portugal vestida), não tivesse ele descendência portuguesa também.

Entre elas, ouviu-se um mix de línguas, mas no geral disse: “Eu sou português no meu coração e é um prazer cantar para vocês. Força, ca****o!”. Estas últimas palavras soltaram os risos dos fãs, que não estavam à espera.

O dia continuou com Alice in Chains, que regressaram a este festival após oito anos.

Não foram a banda mais sortuda no que toca à hora a que tocaram para o tipo de música que tocam e também ao receber resposta do público, que apesar de ir trauteando músicas conhecidas da banda, provavelmente já estavam lá para assistir aos cabeça de cartaz.

Para puxar um pouco mais pelos fãs de música, vieram Franz Ferdinand, super enérgicos a perguntar se estavam todos bem e a expressar a alegria de estarem de volta ao nosso país.

Alguns êxitos foram ouvidos como “Do You Want to” e “Dark of the Matinee” e as palmas foram surgindo ao longo do concerto.

Com “Walk Away”, “Michael” e “Ulysses”, já toda a gente dançava e estava pronta para receber “Take me Out” como um regresso ao passado e sentimos que apesar do arranque demorado, conquistaram o público num abrir e fechar de olhos.

Fotos do concerto de Franz Ferdinand no Festival NOS Alive 2018



Mesmo depois de os White Stripes terem acabado, Jack White continuou a dar-nos músicas e ainda bem que o fez. Com um novo álbum lançado, ele realmente fez as delícias do público. O segundo melhor concerto da noite, diriam muitos (ou talvez o primeiro, para quem não é fã de Pearl Jam).

Tocou “Icky Thump”, o hino da sua antiga banda e claro que não podia faltar a icónica e épica música “Seven Nation Army” que fez o público explodir.

Estava tudo preparado para receber os cabeças de cartaz mas sem a sensação de que tinham assistido a mais um concerto para encher o dia, mas sim a um concerto que valeu a pena assistir.

Não sabemos bem o que é que eles têm, mas claramente os Pearl Jam conquistam-nos sempre com tão pouco. Ainda nem tinham entrado em palco e já o público chamava efusivamente por eles, apesar dos 10 minutos de atraso.

Com a voz possante de Eddie Vedder, os Pearl Jam abriram o concerto com “Low Light” e logo a seguir os acordes de “Better Man” soavam no Passeio Marítimo de Algés e o público cantava em uníssono o refrão. E que bonito que foi ver os telemóveis no ar com as lanternas ligadas enquanto isto acontecia.

Eddie Vedder, na casa dos 50 anos, continua a provar que o palco é onde ele pertence realmente e os Pearl Jam provaram também que ainda são umas das melhores bandas de rock do mundo.

Houve tentativas de se falar português com a sua cábula, músicas tocadas com a guitarra literalmente atrás da cabeça, recordações do tempo em que tocaram em Cascais nos anos 90, e muitos êxitos que fizeram o público cantar mais alto e sentir que assistiram ao melhor concerto das suas vidas e talvez do Alive.

Claro que no meio do entusiasmo todo, os Pearl Jam alongaram-se um pouco mais, mas sabemos bem que ninguém se queixou e que eles eram meninos para tocar mais umas boas horas.
Voltem brevemente que não aguentamos esperar muito tempo por vocês!

Para encerrar o dia e o festival no palco principal, subiram a palco por volta das 2 da manhã, os MGMT. Ainda houve resistentes à espera da banda, mas o restante público já se tinha dirigido para casa e para o palco Sagres.

Num cenário tropical e vídeos psicadélicos, tocaram algumas músicas como “Kids” e “Electric Feel” do álbum de estreia “Oracular Spectacular” de 2007. Os fãs cantavam, punham-se às cavalitas uns dos outros até ao final da atuação.

Fotos do concerto de MGMT no Festival NOS Alive 2018




Palco Sagres

Real Estate voltaram a Portugal 7 anos depois e atuaram depois de Marmozets (que também já tinham estado no Alive). Apesar das poucas pessoas presentes no palco Sagres, deram o concerto sereno e ideal para o fim da tarde.

Fotos do concerto de Real Estate no Festival NOS Alive 2018

De seguida vieram os Clap Your Hands Say Yeah que não surpreenderam assim tanto, que, acompanhados pelas suas maracas, não deram um concerto que entusiasmasse e atraísse público.

Fotos do concerto de Clap Your Hands Say Yeah no Festival NOS Alive 2018



Completamente o oposto deles, foi Mallu Magalhães que conseguiu encher o Palco Sagres. Notava-se claramente que a cantora de São Paulo, com a sua voz doce, estava feliz por ver tantos fãs, e fez questão de dizer imensas vezes “Que lindo” e agradeceu outras tantas vezes.
Uma artista muito querida não só a nível de personalidade, mas também no concerto que deu. O público cantou imenso e ficou totalmente rendido e isso notava-se nos olhares das pessoas na fila da frente.

Fotos do concerto de Mallu Magalhães no Festival NOS Alive 2018



Com Pearl Jam a não querer que mais ninguém atuasse enquanto eles estavam a tocar, o concerto de At The Drive In atrasou mais de meia hora. E foi quase tanto o tempo que eles tocaram no Palco Sagres. Podemos intitular este concerto um dos mais enérgicos do NOS Alive inteiro: houve imensos saltos, tripés de microfone derrubados, cervejas atiradas, muito gritos e muita gente a cantar com eles. Eles agradeceram ao público por terem ficado lá até ao concerto.

Fotos do concerto de At The Drive In no Festival NOS Alive 2018



Perfume Genius encerrou assim o Palco Sagres e posteriormente, esta edição do NOS Alive. Com uma vestimenta que mais parecia que estavam prontos para se irem deitar (às 3 da manhã percebemos totalmente) e com as suas danças “poéticas”, deixou o público curioso, mas com um desfecho interessante de três dias de festival.

Fotos do concerto de Perfume Genius no Festival NOS Alive 2018




Palco NOS Clubbing



Fotos do concerto de Monarchy no Festival NOS Alive 2018



Fotos do concerto de Throes + The Shine no Festival NOS Alive 2018




Este ano passaram 165 mil pessoas pelo Passeio Marítimo de Algés, num festival que teve um balanço positivo, como foi dito na conferência de imprensa. O NOS Alive está de volta para o ano nos dias 11, 12 e 13 de Julho.

Fotos do Ambiente Dia 3 do Festival NOS Alive 2018 (14 de Junho de 2018)




Data: 14 de Julho de 2018
Texto: Beatriz Silva
Fotos: Catarina Abrantes Alves

Não foi autorizada a reportagem fotográfica dos concertos de Alice in Chains, Jack White e Pearl Jam

Todas as Reportagens:
Dia 1 @ Festival NOS Alive 2018
Dia 2 @ Festival NOS Alive 2018
Dia 3 @ Festival NOS Alive 2018

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024