Avançar para o conteúdo principal

25 de Abril: Tudo o que deves saber?

25 de Abril foi mais que cravos, imagens ou música, é a revolução que marca a história em Portugal.


Resumo da história do 25 de Abril e porque é comemorado


Antes de 25 de Abril de 1974, Portugal vivia numa ditadura onde as liberdades eram bastante limitadas a todos aqueles que tinha uma opinião diferente.

Ao contrário de hoje, antes de 1974, não podiam existir por exemplo manifestações, não se podia falar contra os politicos da altura.

Ao contrário do que muitos pensam o 25 de Abril não terminou a ditadura de Salazar, porque em 1974, já não Salazar que estava no poder mas sim Marcelo Caetano.

A revolução dos cravos foi feita pelo Movimento das Forças Armadas que tinham como principal intenção o fim da guerra colonial e a democratização de Portugal.

O MFA era composto por capitães que conduziram as suas tropas para lugares etsrtégicos em Lisboa e no Porto de forma a controlar as cidades.

Apesar da senha ter sido dada antes da meia noite, a tomada do poder no Largo do Carmo apenas foi feita em 25 de Abril pelo Capitão Salgueiro Maia.

História dos Cravos na Revolução do 25 de Abril


A memória da revolução do 25 de Abril em Portugal será sempre relembrada como a Revolução dos cravos, e porquê?

na verdade o cravo vermelho tornou-se o simbolo depois de um soldado que pediu um cigarro a Celeste Caeiro, mas como ela só tinha cravos, decidiu distribuir os cravos que portava pelos soldados que passavam.

Estes como simbolo de paz, colocaram nos canos das armas, sendo o gesto repetido pelas floristas da Baixa, ficando assim conhecida pela Revolução dos Cravos

Músicas do 25 de Abril


Mas a Revolução dos cravos tem outros símbolos e um deles foram as músicas que ficaram para sempre como as músicas da revolução.

A primeira senha para os capitães nos quarteis foi "E depois do Adeus", música de Paulo de Carvalho que tinha vencido o festival da canção.

Pouco depois da meia noite, toca "Grândola Vila Morena", tema que será para sempre conhecido como a música da revolução do 25 de Abril.

A música de Zeca Afonso é inspirada na vila alentejana, foi cancelada pelo governo porque tinha uma grande alusão ao comunismo.


Frases sobre o 25 de Abril


Muitas foram as frases que ficaram conhecidas não só do dia de 25 de Abril, mas também dos tempos que se seguiram, tempos revolucionários que marcaram as maiores manifestações de sempre por Lisboa e por todo o país.

A chuva é do povo, abaixo os telhados!
25 de Abril sempre!
O povo unido jamais será vencido!
O povo é quem mais ordena!
A terra a quem a trabalha, mortos fora dos cemitérios já.
Independência para as Berlengas!
É feio, é feio ficar no passeio!
Fora com os mortos, a terra a quem a trabalha!
O voto é a arma do povo!
Os Galos pedem a Nacionalização dos Ovos!
O socialismo está em construção, visite o andar modelo!
Promoção imediata do leitão a porco!
Os ricos que paguem a crise!
O galo de Barcelos ao poder!
Mortos da vala comum ocupai os jazigos de família!
Nem mais um anticiclone para os Açores!
Nem mais um faroleiro para as Berlengas!
Todo o apoio a tudo que for provisório!
Se isto não é o povo então o que é o povo?
Se Deus existe porque não se recenseou?
A reação não passarou nem passará!
Nem mais um soldado para as colónias, nem mais uma freira para o céu!

Filmes que contam como foi o 25 de Abril


"A Hora da Liberdade" - Joana Pontes (1999)


Esta foi a primeira reconstituição passo a passo desde as primeiras horas da revolução até à tomada do poder. Este continua a ser um dos filmes que é mostrado nas escolas.

"Capitães de Abril" - Maria de Medeiros (2000)


Capitães de Abril mostra toda a idealogia por trás da revolução, sendo este um dos filmes que pretendia homenagiar Salgueiro Maia, um dos mais decisivos personagens da revolução. Este filme conta com alguns excelentes actores como Joaquim de Almeia, Stefano Accorsi e a própria Maria de Medeiros.

"Salgueiro Maia - O Implicado" - Sérgio Graciano (2022)


O filme mais recenete que homenageia Salgueiro Maia, mostrou não só a parte boa, como tudo o que seguiu ao 25 de Abril para Salgueiro Maia, mostrando a vida por trás de Salgueiro Maia.


25 de abril para crianças


Nesta altura as celebrações levam a que muitas creches e jardins de infância se encham de cravos e desenhos sobre o 25 de Abril. Mas como explicar aos mais novos porque o 25 de Abril foi feito?

Nada como mostrar como era o tempo antes do 25 de Abril

- Os meninos só tinham escola obrigatória até aos 10 anos, tendo na sua maioria que trabalhar após os 10 anos de idade.

- Os professores podiam castigar os mais novos com castigos físicos ou de humilhação como colocar orelhas de burro, ou sentá-los contra a parede (e sem telemóveis).

- Apesar de muitos dizerem que a alimentação era melhor nessa altura, as famílias eram pobres e pouco dinheiro existia para mais que o essencial. Não existiam os "luxos" que os mais novos levam hoje nas lancheiras, limitando-se a um pão com manteiga e pouco mais.

- Não existia Coca-Cola porque era proibida, mas muitos faziam tráfico a salto de Espanha.

- Pela pobreza, poucas famílias tinham televisão, e só 20 anos depois é que se tornou normal existir computador em casa.

- Uma boa maioria dos adultos eram analfabetos, não sabiam ler nem escrever.

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024