Avançar para o conteúdo principal

Melhores praias fluviais de norte a sul em Portugal

As praias fluviais de Portugal são um dos maiores tesouros deste século, e cada vez mais portugueses e estrangeiros passam as suas férias no interior, aproveitando o potencial dos nossos rios.


As praias fluviais do norte, centro e sul são uma excelente alternativa às praias de mar sobrelotadas, sendo uma boa alternativa na variedade, diversidade face ao mais do mesmo que estamos habituados nas grandes áreas balneares em Portugal.

Num passeio de apenas um fim de semana ou numas férias de verão, são vários os locais no interior do país, onde os rios e ribeiros das nossas localidades são aproveitados para receber os visitantes.

Restaurantes, balneários entre outras estruturas são construídos junto destas praias fluviais, sendo pontos turísticos de muitas câmaras municipais do interior.

Hoje vamos dar destaque a 10 das mais conhecidas praias fluviais nacionais que mereceram a sua visita este ano.


Praia Fluvial de Cardigos (Mação)



A Praia Fluvial de Cardigos está localizada perto da Barragem de Vergancinho na freguesia de Cardigos, no concelho de Mação. Longe dos grandes centros urbanos, esta praia está no Centro do País, e é considerada uma das praias com maior destaque a nível nacional.

Para além de uma grande "piscina", a Praia Fluvial de Cardigos tem churrasqueiras, parque de merendas, onde se pode fazer um belo piquenique e várias estruturas de apoio como balneários.

Com bastante sombra, esta é uma praia que não dispensa a areia, a relva e muito espaço para estar com a família e com os amigos.


Praia Fluvial de Monsaraz (Alqueva)



A Praia Fluvial de Monsaraz está localizada a cerca de 4 quilómetros da vila de Monsaraz.

É considerada uma das 5 praias fluviais da Albufeira do Alqueva, tendo sido feito um grande investimento nestas praias por parte da região para atrair todos os anos milhares de turistas que procuram não só o calor das praias alentejanas, mas também um vasto areal, sobra e muita diversão.

Para além do nadador salvador, piscina flutuante, espaço de merendas e bar/restaurante, esta praia conta com várias actividades como passeios de barco, paddle,canoagem, gaivotas e muito mais.




Praia Fluvial do Poço da Broca (Seia)



O Poço da Broca é uma das dezenas de praias fluviais existentes na Serra da Estrela. Conhecida pelas suas cascatas impressionantes, é uma das praias fluviais que mesmo sem nadador salvador vale a pena uma visita.

Composta por vários níveis ao longo do Rio Alvôco, a Praia Fluvial do Poço da Broca está localizada junto da Aldeia da Barriosa, em Vide, e para além das cascatas de água límpida, o restaurante "Guarda-Rios" é sempre uma excelente opção para quem aqui quer passar um dia entre mergulhos e fotos que todos vão invejar.

Praia Fluvial de Foz d'Égua (Arganil)



Um dos locais mais instagramáveis da Serra da Estrela é sem dúvida a Foz D'Égua, onde as ribeiras de Piódão e Chãs d'Égua se juntam sendo um dos maiores paraísos para todos aqueles que se querem refrescar no verão.

Esta praia localizada no concelho de Arganil, está localizada a poucos quilómetros da aldeia de Piódão, por isso se planear visitar uma das aldeias de xisto do país, valerá a pena um passeio até à Praia Fluvial de Foz d'Égua.


Praia Fluvial de Olhos de Água (Alcanena)



A Praia Fluvial de Olhos de Água, está localizada na nascente do rio Alviela, no concelho de Alcanena e é considerada uma das melhores praias fluviais do centro.

Ao contrário de muitas outras praias do centro do país que são complementos das aldeias de xisto, a Praia Fluvial de Olhos de Água, foi o aproveitamento da nascente do rio, para se tornar um dos maiores pontos turísticos do concelho de Alcanena.

Por aqui podemos encontrar não só a praia fluvial como outras estruturas de apoio como parque de merendas, restaurante, parque infantil, campo de futebol de praia entre outros que irão ver nesta possibilidade de escolha entre as praias fluviais do centro do país.




Praia Fluvial de Vilarinho das Furnas (Gerês)



A Praia Fluvial de Vilarinho das Furnas surgiu depois da construção da barragem de Vilarinho das Furnas, sendo hoje em dia um espaço onde centenas ocorrem para se refrescar na freguesia de Campo de Gerês.

Apesar de ser uma praia sem estruturas, sendo um areal de uma praia selvagem, Vilarinho das Furnas é uma praia onde todos os anos visitantes do Gerês passam por esta praia para se refrescarem, mesmo que tenham de percorrer cerca de 2 quilómetros a pé desde a estrada mais próxima.

Apesar da falta de estruturas, caso queira percorrer este caminho, tem uma zona de merendas de forma a degustar os bons sabores de Portugal, olhando para uma paisagem de cortar a respiração.


Aldeia do Mato (Abrantes)



A Praia da Aldeia do Mato é uma das praias mais requisitadas da zona centro, estando localizada no concelho de Abrantes, mais propriamente na Barragem de Castelo de Bode.

Devido ao seu reconhecimento nacional e internacional foram construídas várias estruturas em torno desta praia fluvial, contando com piscinas fluviais flutuantes, tendo nadadores salvadores de vigia.

No entanto se procura aventura, junto desta praia pode ter várias actividades como BTT, papel ou escalada não faltando a oportunidade de fazer vários desportos náuticos.


Vale do Rossim



A Praia Fluvial do Vale do Rossim é considerada a praia fluvial mais alta de Portugal. Localizada na Aldeia de Montanha de Mangualde da Serra, no concelho de Gouveia, Vale Rossim está muito perto da zona turística das Penhas Douradas.

A lagoa artificial de Vale Rossim é uma área de lazer recebendo todos os anos milhares de pessoas não apenas pelo veraneio, mas também pelo lazer que pode ser feito em Vale Rossim como é a canoagem, kayak e outros desportos náuticos.

Para além de tudo o que pode ser feito, um bar de apoio e o eco-resort são dois dos destaques de um fim de semana para todos aqueles que querem passar um fim de semana ou quem sabe umas férias diferentes.


Praia Fluvial do Carvoeiro



Localizada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Mação, a Praia Fluvial de Carvoeiro é uma das mais interessantes praias fluviais do distrito de Santarém. Galardoada com a bandeira azul, a Praia Fluvial do Carvoeiro, é um dos locais mais calmos que pode ser encontrado nas redondezas.

Conta com estruturas de apoio, restauração e bar de apoio, tendo nadador salvador durante a época balnear. Esta é uma das antigas praias fluviais com bandeira azul, demonstrando a qualidade das suas águas.


Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024