Avançar para o conteúdo principal

[Reportagem] Dia 2 do Festival NOS Alive 2018 no Passeio Marítimo de Alges

Queens of The Stone Age, The National e Two Door Cinema Club foram os destaques neste segundo dia do Festival NOS Alive 2018, marcado pela estreia dos Portugal. The Man.



O verão mostrou-se mais uma vez tímido, mas o vento que se fazia sentir no Passeio Maritimo de Algés não demoveu o público que desde logo cedo criou uma moldura humana no recinto neste segundo dia do Festival NOS Alive 2018.

Palco NOS

Depois de The Kooks cancelarem a atuação deles das 19h50 no palco principal, devido a problemas de voz do vocalista, foram Blossoms que os substituíram.

No público, percebia-se que alguns eram fãs desta banda de substituição pela forma como os receberam. Realmente, Blossoms vieram pela calada, mas encantaram o palco para um dia que prometia. Especial atenção para a bandeira portuguesa que traziam com eles e que estava exposta na coluna.

A banda revelação de 2016 britânica composta por Tom Ogden, Charlie Salt, Josh Dewhurt, Josh Donovan e Myles Kellock, estreou-se em Portugal o ano passado, precisamente no NOS Alive, mas no Palco Heineken (atualmente Sagres).

Blossoms acabaram por se revelar uma boa banda de final de tarde, mas o melhor ainda estava para vir.

Fotos do concerto de Blossoms no Festival do NOS Alive 2018




The National, no seu 15º concerto em Portugal, pareciam mesmo que estavam a vir pela primeira vez. Matt Breninger, perdido entre o fumo e as luzes azuis do palco, mostrava-se encantado com o apoio do público e retribuía andando de um lado para o outro do palco, havendo inclusive um momento em que se dirigiu aos fotógrafos para “gritar” com as câmaras (cantava efusivamente, digamos).

Entre canções do último álbum e com canções mais antigas que marcaram o percurso de The National, estava mais do que aquecido o palco para os Queens of the Stone Age.

Fotos do concerto de The National no Festival NOS Alive 2018




Queens of the Stone Age, cabeça de cartaz do dia 13 de julho, vieram em força. Apesar dos minutos de atraso a entrar em palco, provaram ser uma das melhores bandas de rock das últimas décadas.


“No One Knows” ecoou no público assim como “Go With the Flow” e “A Song for the Dead” e Josh Homme e a sua banda provaram mesmo que mereciam este regresso em força, após o último concerto deles no Rock in Rio, há quatro anos.

E tal como Portugal. The Man disse que adorava o público, os Queen of the Stone Ages disseram o mesmo, não fosse a euforia dos que aguardaram horas e horas à espera da banda que agora saltavam e gritavam e essencialmente, sentiam a música.

Apesar de QOTSA terem rebentado, salvo seja, com o palco, ainda havia terreno suficiente para Two Door Cinema Club dar um espetáculo brilhante e pôr as pessoas a mexer já perto da 1 da manhã.

De chapéu preto posto como parte do visual, Alex Trimble fez questão de abrir o concerto com um “Boa noite, espero que se divirtam”, para depois começarem a tocar êxitos bem conhecidos como “Beacon”, passando pelos diversos álbuns da banda.

O público mostrou que ainda tinha energia para dar e vender, e nos espaços mais vazios do recinto, via-se danças aleatórias, enquanto que se olhássemos para perto do palco, o que se via eram cabecinhas a saltar, porque parecia que não dava para ficar quieto ao ouvir TDCC.

Realmente, se há palavra que pode descrever o concerto deles é contagiante, tal como tinha sido há dois anos atrás no Palco Heineken. E foi assim a despedida do segundo dia do NOS Alive do palco principal.

Palco Sagres

Ao final da tarde, o Palco Sagres começava a ganhar proporções. Houve óculos de sol em abundância, não fossem os Eels tocar, e maracas à mistura com Yo La Tengo. Mas quando o palco encheu realmente já era bem de noite.

Fotos do concerto de Yo La Tengo no Festival NOS Alive 2018



As pessoas vinham dos The National (a meio do concerto) para poderem assistir a Portugal. The Man.

Mais uma vez, à semelhança do que aconteceu no primeiro dia do festival com Khalid, eram demasiadas as pessoas que queriam ver a banda e viam-se obrigadas a ver pelo ecrã cá fora do Palco Sagres.

Escondidos pelas luzes dos holofotes e sem precisarem de trocar muitas palavras com o público, auxiliados pelo ecrã atrás deles que passava mensagens em português, Portugal. The Man deixaram tudo em palco e ainda nem o concerto ia a meio e já elogiavam o público português pela receção calorosa.

E claro, não faltou o agradecimento por lhes termos emprestado o nome para a banda e um simples “Adoramos-vos!” que deixou o público em êxtase.

Fotos do concerto de Portugal. The Man no Festival NOS Alive 2018



Rag ‘N’ Bone Man chegou com a sua voz forte para a sua estreia em Portugal para apresentar o seu álbum “Human” – que conquistou o galardão de platina. Não estava totalmente cheio o palco, mas as redondezas juntavam-se para ouvir um pouco do cantor inglês.

Porque o festival é feito de pessoas que adoram os artistas que vão atuar, o público deu tudo o que tinha a Rag ‘N’ Bone Man que sentiu a recompensa do trabalho feito desde 2017, data de estreia do álbum.

Fotos do concerto de Rag 'N' Bone Man no Festival NOS Alive 2018




Future Islands regressou pela segunda vez ao palco Heineken/Sagres, onde já foram muito felizes, diga-se. “The Far Field” é o mais recente álbum deles mas houve espaço para passar por diversas canções que fizeram parte do caminho de Future Islands até aos dias de hoje.

Entre “Ran” e “Seasons” e as danças esquisitas de Samuel T. Herring, Future Islands encantaram os fãs novamente.

Fotos do concerto de Future Islands no Festival NOS Alive 2018



Chvrches encerraram a segunda noite do NOS Alive do palco Sagre perto das 3 da manhã.

Fotos do Ambiente Dia 2 do Festival NOS Alive 2018 (13 de Junho de 2018)


Data: 13 de Julho de 2018
Texto: Beatriz Silva
Fotos: Catarina Abrantes Alves

Não foi autorizada a reportagem fotográfica dos concertos de Queens of The Stone Age e Two Door Cinema Club


Todas as Reportagens:
Dia 1 @ Festival NOS Alive 2018
Dia 2 @ Festival NOS Alive 2018
Dia 3 @ Festival NOS Alive 2018

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024