Avançar para o conteúdo principal

NOS PRIMAVERA SOUND 2015 @ DIA 1 [REPORTAGEM]

NOS Primavera Sound 2015 em Dia 1
A edição de 2015 do NOS Primavera Sound arranca no parque da cidade
Este primeiro dia de festival fica marcado pelas palavras cantadas da Senhora Patti Smith num universo paralelo a tudo o que aconteceu depois no recinto do Parque da Cidade do Porto. Mas foi FKA Twigs que levou o troféu da noite pela performance intensa, surpreendente e inesquecível.

A edição 2015 do Primavera abriu as hostes no palco Super Bock com Bruno Pernadas. Infelizmente não chegamos a tempo de absorver esta actuação, contudo fica o hint para quem ainda não conhece este músico português que se encontra a fazer história no nosso cenário musical.

O Palco Pitchfork começa a encher para ouvir pela primeira vez Patti Smith, numa das suas duas actuações neste festival. Um concerto acústico, intimista com lotação esgotada e sentada. Ao mesmo tempo, o Palco NOS prepara-se para receber Mac DeMarco – e eis a primeira escolha difícil do festival. E assim, ao mesmo tempo que a poesia era cantada, Mac DeMarco brindou o público com um concerto humorístico (por vezes exagerado), num entusiasmo contagiante enquanto fazia desfilar canções do seu Salad Days. Depois de muita energia, celebração de aniversário, champanhe e folia, o adeus de Mac saudou-nos de traseiro à mostra. Obrigada Mac, pela fantástica visão!

FKA Twigs no NOS Primavera Sound 2015
Começa a 2ª parte do dia, onde os mais aguardados Interpol foram completamente atropelados pela actuação abismal de FKA Twigs. Tahliah Debrett Barnett sobe a palco com 3 músicos apenas, perfeitamente sincronizados com um jogo de luzes hipnotizante – cenário para a dança sensual desta performer que fica na memória de qualquer um.

Papi Pacify marca o ponto alto da actuação, num desempenho intenso e sensual que surpreendeu quer os que acompanham, quer os que ainda não conheciam FKA Twigs – ponto alto da noite, sem dúvida.

E o que FKA Twigs teve a mais, Interpol deu a menos. Sem impressionar, Interpol desempenharam um papel “competente” apenas. Um género de greatest hits foi composto em palco, numa performance vocal de Paul Banks que deixou algo a desejar…

Interpol no NOS Primavera Sound 2015
Talvez por serem já presença habitual nos palcos portugueses, este concerto não passou de “average”. Contudo, há que admitir que os Interpol sabem o que fazem em palco, e esta hora e meia de rock certamente saciou os fãs mais acérrimos.

The Juan Maclean seguem no palco ao lado e foram considerados a salvação da noite. E é a Caribou que cabe encerrar o primeiro dia do Primavera Sound 2015, com público a meio gás mas que ainda mexe.

Anseia-se agora pelo dia #2, onde a parada de actuações irá elevar ainda mais a fasquia. Venha ele, estamos prontos!

GALERIAS FOTOGRÁFICAS
(Clica nas imagens para veres todas as fotos)

FKA Twigs em NOS Primavera Sound 2015
FKA Twigs
Interpol em NOS Primavera Sound 2015
Interpol
The Juan MacLean

Data: 2015-06-04
Fotografia: José Ribeiro
Texto: Li Alves

Vê aqui as Reportagens completas:
- Dia 1 @ NOS Primavera Sound 2015
- Dia 2 @ NOS Primavera Sound 2015
- Dia 3 @ NOS Primavera Sound 2015

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024