Avançar para o conteúdo principal

FESTIVAL HIP HOP TUGA

O Festival do Hip Hop tuga poderá ser um Festival em Portugal num futuro próximo

Origem da ideia


Depois do sucesso do concerto de alguns dos melhores nomes do hip hop nacional no Sumol Summer Fest em 2017 e o sucesso do concerto no Altice Arena onde juntará alguns dos melhores nomes nacionais num concerto único pergunta-se o porquê de mais iniciativas do género.

O hip hop e o rap em particular tem levado milhares de jovens a diversas festas e festivais naquele que é o género musical mais ouvido em várias plataformas como é o caso do Youtube e do Spotify.

Os rappers são as novas estrelas rock, e se até à uns anos os festivais mais dedicados à juventude enchiam recintos a convidar estrelas emergentes da música electrónica como foi o caso de Martin Garrix ou Hardwell, ultimamente têm visto que o que os jovens querem no momento é mesmo hip hop.

Então porque não um Festival de Hip Hop Tuga?

Festival de Hip Hop Tuga

A ideia é simples, da mesma forma que vão florescendo por todo o país os festivais de música electrónica ou festivais de rock porque não criar um festival de hip hop tuga? Três dias com os melhores rappers nacionais. Haveria um palco para novos talentos e músicos e djs em ascensão.

O palco principal poderia reunir não só os melhores rappers actuais com a reunião de grupos que no passado tiveram o seu sucesso, bem como a junção de artistas diferentes, somando as forças por exemplo de artistas de áreas geográficas diferentes como vemos hoje em dia por exemplo Mundo Segundo com Sam The Kid.

Mas existiria suficiente renovação de artistas para ter três cabeças de cartaz diferentes todos os anos?  O hip hop hoje em dia vive do momento, e muitos são os artistas que todos os anos são convidados pelas maiores festas juvenis como são as semanas académicas sendo muitos deles já convidados pelos maiores festivais nacionais para os palcos principais, algo que não era possível à alguns anos.

Recorde-se em 2018 quando o dj holandês Hardwell não pode comparecer naquele que era um dos concertos mais importantes do MEO Sudoeste, quem o substituiu foi o grupo Wet Bed Gang, que hoje em dia é capaz de ser o maior colectivo de hip hop nacional.

Festival local, regional ou nacional?

Este conceito deveria crescer por si só. É dificil dizer que um festival poderia juntar 60 mil pagantes como é o caso do NOS Alive para ver apenas rappers nacionais. No entanto, com uma boa localização, boas infraestruturas (campismo,...) poderia levar a um espaço inicialmente 5000 10000 pessoas para ver um festival. Basta observar algumas das Festas Académicas que juntam alguns artistas do género que frequentemente juntam 15 ou 20 mil jovens para ver Wet Bed Gang, Sam The Kid e Mundo Segundo, Slow J entre outros.

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024