Avançar para o conteúdo principal

Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e Ciclovia da Póvoa de Santa Iria

O novo parque ribeirinho Moinhos da Póvoa e ciclovia do Tejo é uma excelente opção para uma tarde bem passada antes das Festas de Nossa Senhora da Piedade na Póvoa de Santa Iria.

Ciclovia da Póvoa de Santa Iria junto ao Rio Tejo

Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e a Ciclovia da Póvoa de Santa Iria

Foi no dia 14 de julho de 2018 que foram inaugurados o Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa e a Ciclovia da Póvoa de Santa Iria, tornando esta freguesia do concelho de Vila Franca de Xira, a freguesia com mais ciclovias no concelho.

A ideia passou por rejuvenescer um espaço que à muitos anos estava abandonado, pela sua proximidade com o tecido industrial da Póvoa de Santa Iria, seguindo a remodelação que já tinha sido feita em parte no Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, zona que até foi premiada, sendo uma das zonas mais visitadas pelos povoenses e visitantes de outras freguesias do concelho para praticar exercício físico ou apenas para passear.

Cais da Póvoa de Santa Iria

Idos vão os tempos em que o cias da Póvoa de Santa Iria eram um grupo de barracos dos pescadores abandonados ao longo dos tempos.

Com um cais remodelado e as casas dos pescadores com condições melhores, o Cais da Póvoa tornou-se um espaço de lazer onde para além de um parque de estacionamento de apoio com cerca de 30 lugares, o Cais da Póvoa tem alguns elementos de lazer que permite aos mais novos divertirem-se e aos mais velhos fazer alguns exercícios de fitness.

Parque Infantil no Parque Ribeirinho na Póvoa de Santa Iria


Para todos aqueles que gostam de desportos ligados à água, este novo cais, agora chamado de Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa tem dois tanques de marés para a formação e aprendizagem de desportos de rio como o caso da canoagem ou vela.

Existe ainda um hangar para as embarcações facilitando a entrada nestes tanques de formação que servirão entre outros a Secção Naútica do União Atlético Povoense.

Um parque novo na Póvoa de Santa Iria com vista para o Rio Tejo

São muitos aqueles que mesmo vivendo na Póvoa de Santa Iria, não gostavam dos espaços verdes da freguesia, mesmo tendo o Jardim do Palácio da Quinta da Piedade ou o premiado Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo.

Ciclovia da Póvoa de Santa Iria junto ao Rio Tejo

Este novo parque leva a que o estacionamento facilitado, os bons acessos e a luminosidade dos vários elementos levaram muitas famílias a passear neste novo parque tem para além do Monchão (ou o que resta dele) que pode ser visto durante o dia, de noite este parque tem uma excelente iluminação que convida a um passeio ao fim do dia.

Antiga Solvay é mais um elemento do novo Parque da Póvoa de Santa Iria

Um dos elementos que poderia destoar no colorido da nova ciclovia da Póvoa de Santa Iria seriam os restos da antiga fábrica da Solvay. A freguesia não escondeu o espaço que no futuro poderá ser de construção de habitação, enquadrando junto ao parque.

Cais de embarque da Solvay na Póvoa de Santa Iria


O Parque Ribeirinho e a ciclovia da Póvoa é uma aula de história, podendo ser imaginado à cerca de 100 anos os barcos a descarregar nos pontões os materiais que eram necessários para a produção de químicos.

Muitas bicicletas na ciclovia da Póvoa

Com uma frente ribeirinha fantástica, os cicloturistas que gostavam de fazer o percurso entre a Póvoa de Santa Iria e Alverca através dos trilhos, encontram aqui mais 2 quilómetros de percurso com um colorido diferente.

Nova Ciclovia da Póvoa de Santa Iria


Num meio onde as bicicletas são bastante vistas, a ciclovia consegue ter um passeio largo, onde permite facilmente que três bicicletas passem sem grande problema. É importante o cuidado para os peões e para os ciclistas de forma a que o passeio não termine com um percalço.

Fauna e flora na Póvoa de Santa Iria junto do Rio Tejo

Sendo um parque relativamente novo, a fauna e flora ribeirinha ainda estão em habituação do seu novo espaço. O relvado bem tratado do parque leva a que os mais novos queiram pisar e quem sabe rebolar na relva.

Já na zona da ciclovia, as aves ribeirinhas, dão uma boa aula de ciências naturais, para todos aqueles que gostam de ver a fauna no seu estado selvagem interagindo com o rio e com os barcos dos pescadores.

Salinas da Póvoa de Santa Iria

As salinas fazem parte da história da Póvoa de Santa Iria e como a ciclovia foi uma obra para mostrar um pouco do que de melhor existe na cidade, nada melhor que passar ao lado das salinas, mostrando por exemplo aos mais novos como é feito ou extraído o sal.

Salinas junto à ciclovia na Póvoa de Santa Iria


Esta é um excelente motivo para visitar esta nova ciclovia na Póvoa de Santa Iria para ver os diferentes estados das salinas ao longo do ano.

Fim de 22 km de zona ribeirinha

Como tudo o que é bom termina rapidamente, a ciclovia da Póvoa termina cerca de quilómetro e meio depois de ter começado. O miradouro final que dá para o estuário do Tejo assinala os 22 quilómetros de frente ribeirinha do concelho de Vila Franca de Xira que terminam na fronteira do concelho com o concelho de Loures.

Fim da Ciclovia da Póvoa de Santa Iria


No futuro, será interessante uma união desta ciclovia com a  ciclovia do Parque das Nações que termina em Sacavém, percorrendo mais 7 quilómetros no concelho de Loures permitindo assim ligar a ciclovia de Vila Franca de Xira com a frente ribeirinha de Lisboa.

Póvoa de Santa Iria  com uma vista diferente

Se na direcção de Lisboa, ficamos com a Póvoa de Santa Iria pelas costas, quando voltamos podemos ter uma visão da cidade da Póvoa de Santa Iria como normalmente não se via o complexo habitacional que recebe todos os dias mais de 20 mil pessoas.

Póvoa de Santa Iria


A paisagem urbana à esquerda contrasta com a calma do Rio Tejo que vai correndo calmo permitindo o relaxamento dos dias stressantes entre a cidade da Póvoa de Santa Iria e a capital onde muitos trabalham voltando apenas para dormir.

Depois da Ciclovia... existem mais quilómetros de trilhos até Alverca

Para todos aqueles que gostaram da nova ciclovia da Póvoa então nada melhor que continuar o passeio por mais uns quilómetros nos variados trilhos junto ao Rio Tejo que levam sem perceber até à cidade de Alverca.

Parque Urbano da Póvoa de Santa Iria

Conhece as fotos da Ciclovia da Póvoa e do novo Parque Ribeirinho Moinhos da Póvoa

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024