CARTAZ FESTAS DE SÃO JOSÉ 2017 @ PÓVOA DE LANHOSO

As Festas em Honra de São José 2017 na Póvoa de Lanhoso decorrem de 11 a 19 de Março.

Programa Festas de São José 2017 @ Póvoa de Lanhoso


As tradicionais feiras concelhias da Póvoa de Lanhoso estão de volta comemorando também o santo padroeiro do concelho - São José. Muitas são as tradicionais iniciativas que decorrem nestes 9 dias de festa, tendo alguns um cariz mais religioso e outras mais profano.

De 11 a 19 de março, a Póvoa de Lanhoso comemora as Festividades Concelhias, em honra de S. José, que pretendem dar a conhecer o que de melhor se faz nas Terras de Lanhoso e que procuram envolver toda a comunidade e as suas coletividades.

Na apresentação do programa, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso salientou que, “ao longo destes anos, este executivo tem tido a preocupação de dar às pessoas do concelho a oportunidade de participarem e de engradecerem as Festas de S. José e o programa da Juventude”.

Manuel Baptista destacou ainda a grande aposta que tem sido feita ao nível do Cortejo Histórico e Etnográfico, retomado há poucos anos, destacando que a fasquia está cada vez mais alta e salientando o empenho de todos.

Para o autarca, o estado do tempo, de 11 a 19 de março, será elemento importante para o sucesso das Festividades Concelhias, que, em seu entender, representam uma homenagem aos pais e, este ano, ao benemérito da Póvoa de Lanhoso, António Ferreira Lopes.

De entre outras considerações, o Presidente da Câmara revelou que, este ano, o orçamento é de cerca de 100 mil euros. Manuel Baptista agradeceu o empenho de todos, desde os Presidentes de Junta às associações, passando pelos próprios funcionários da autarquia.

A Câmara Municipal apresentou as Festas, na Sala de Interpretação do Território, na Casa da Botica, na tarde de terça-feira, dia 21 de fevereiro. O Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues, apresentou o programa. A Vereadora do Desporto e Juventude, Gabriela Fonseca, também fez algumas considerações.

O programa engloba diversas atividades desde desporto, cerimónias religiosas, cantares ao desafio, bandas de música, bombos, folclore, fogo-de-artifício, a feira franca, o concurso pecuário, artesanato e o fim-de-semana gastronómico, de entre outras propostas.

Engloba ainda a noite solidária, com a atuação do artista Hélder Baptista e dos Flash Show, e a noite da juventude, com atuação de Boss AC, Os Azeitonas, Meninos do Rio, Sérgio e Margarida, Miguel Rendeiro e Rui Vercetti.

Um dos pontos altos será o cortejo histórico e etnográfico, com quadros e representações de todas as freguesias do concelho, englobando ainda a Santa Casa da Misericórdia e os Bombeiros Voluntários. Espera-se ter mais de 600 figurantes neste cortejo, que é um dos pontos altos das Festividades e que este ano tem como tema “Vida e obra de António Ferreira Lopes”, benemérito da Póvoa de Lanhoso.

A majestosa procissão em Honra de S. José será às 16h00, percorrendo as principais artérias da Vila, alguns dos quadros serão alusivos às comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, e com os andores das paróquias, como vem sendo habitual, segundo revelou o Pároco de Nossa Senhora do Amparo e Arcipreste da Póvoa de Lanhoso, Padre Armindo Gonçalves.

De referir ainda que, mais uma vez, a autoria da imagem original das Festas de S. José 2017 é da autoria do artista Povoense Domingos Silva.

Artistas 

Com mais de duas décadas de carreira, já vão longe os tempos que Boss AC editou o Mandachuva um dos mais icónicos álbuns do hip hop nacional. Mais velho e mais maduro, Boss Ac tem construído uma carreira que agrada não só aos mais novos que o gostam de ouvir em colaborações por exemplo com Orelha Negra, como aos mais velhos que gostam de temas mais ligados ao amor ou em colaborações com Áurea ou Black Mamba. No espetáculo ao vivo, Boss AC faz uma revisão dos seus maiores sucessos da sua carreira. O público da Festaas de São José 2017 irá gostar certamente da presença do rapper nacional.

Os Azeitonas foram criados em 2002 quando abençoados pela mão de Rui Veloso criaram os seus primeiros temas lançando o seu primeiro álbum "Um pouco ao tanto atarantado". O rock alternativo proveniente do Porto continua a ser a sonoridade preferida desta banda que tem como vocalistas principais Marlon, Nena auxiliados por Salsa. Vários foram os hits ao longo dos anos sendo talvez "Anda Comigo ver os Aviões, o seu single mais conhecido, e o mais pedido nos seus espetáculos. Apesar de apenas terem tido uma nomeação para Best Portuguese Act dos MTV European Awards, os Azeitonas continuam a ser consistentemente aclamados como uma das melhores bandas em palco. Na Póvoa do Lanhoso mostrarão certamente o porquê destes elogios, e o público povoense terá muito para cantar nas suas letras.
Músicas mais conhecidas dos Azeitonas:
Tonto de Ti
Anda comigo ver os aviões
Ray-dee-ooh

Localização das Festas


Programa das Festas de São José 2017 na Póvoa de Lanhoso


Deixamos aqui o programa completo das Festas de São José 2017 da Póvoa de Lanhoso:

11 de Março
09:00 - XI Passeio TT Lanhoso (Castelo de Lanhoso)
09:30 - XVIII Grande Prémio de Trito aos pratos de São José (Campo de Tiro)
14:30 - X Festival de Natação de São José (Piscina Municipal Coberta)
17:00 - Abertura da exposição "Relembrando os beneméritos D. Elvira e António Ferreira Lopes" (Theatro Club)

12 de Março
09:00 - XXXIII Concurso de pesca desportiva de São José (Pista de Pesca de Santo Emilião)
09:00 - VIII Concentração/Exposição de motas clássicas (Paços do concelho)
09:30 - XVIII Grande Prémio de Tiro aos PRatos de São José (CAmpo de Tiro)
10:00 - XXII Prova de atletismo de São José/Corrida do dia do Pai )Praça Eng. Armando Rodrigues)
10:00 - III Encontro de carochas (Largo da Feira)
14:00 - Tarde de Folclore (Praça Eng. Armando Rodrigues)
- Rancho Folclórico de Garfe
- Rancho Folclórico de São Julião de Covelas
- Rancho Folclórico de Porto D'Ave
15:30 - Cortejo Histórico e Etnográfico de São José (Principais Artérias da vila)



17 de Março
08:00 - Salva de morteiros  (Praça Eng. Armando Rodrigues)
21:00 - Noite da Juventude (Praça Eng. Armando Rodrigues)
- Sérgio e Margarida
- Azeitonas
- Boss AC
- Meninos do Rio
- Miguel Rendeiro
- Rui Vercetti

18 de Março
21:00 - Encontro de bombos  (Praça Eng. Armando Rodrigues)
- Os Marias
- Bombadela
- Bombos de Santo André (Amarante)
21:45 - Largada do balão de São José  (Praça Eng. Armando Rodrigues)
22:00 - Noite Solidária  (Praça Eng. Armando Rodrigues)
- Hélder Baptista
- Flashshow

19 de Março
08:00 - Salva de morteiros
09:00 - Feira Franca de São José (Abertura com o grupo de bombos Bombadela)
10:00 - Concurso pecuário
10:15 - Banda de Música dos Bombeiros Voluntárops da Póvoa de Lanhoso
10:30 - Hastear da bandeira (Paços do concelho)
11:00 - Missa solene de São José (Igreja Matriz)
13:45 - Entrada da banda Musical de Calvos
14:00 - Concerto de Música Filarmónica (Paços do Concelho)
- Banda musical de Calvos
- Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso
15:30 - Entrada da Fanfarra do CNE Garfe
16:00 - Majestosa procissão em honra de São José (Principais Artérias da Vila)
18:00 - Encontro de cantares ao desafio

21:00 - Encontro de fogo de encerramento das festas em honra de São José 2017