Avançar para o conteúdo principal

CARTAZ SÃO JOÃO 2016 @ FIGUEIRA DA FOZ

Na Figueira da Foz, a noite de 23 para 24 de junho é tradicionalmente a mais longa do ano, e uma das mais animadas.



Este ano, a Noite de São João arranca às 21H00, com o 1º desfile das Marchas Populares a colorir a Avenida 25 de Abril, num trajeto compreendido exclusivamente entre a zona em frente à Esplanada Silva Guimarães e a Praça do Forte.


A abrir o desfile vem a Imperial Neptuna Académica, seguida da participação especial da Marcha Popular de Eiras com «As Fontes e os Namoriscos» e da Marcha da União de Freguesias de Assafarge e Antanhol, que nos traz o «Aeródromo de Antanhol». Seguem-se, a concurso, as quatro Marchas figueirenses: a Marcha da Paróquia de Tavarede - Mulheres de Tavarede, com 70 marchantes e o tema «500 anos do Foral de Tavarede»; o Grupo Recreativo Vilaverdense, composto por 94 pessoas e que escolheu o mote «Para o nosso São João, lenços de amor e paixão»; a Sociedade Filarmónica Paionense que, com 60 a marchar, leva «Figueira, Princesa Flor» à avenida, e o Grupo Instrução e Sport, onde 70 participantes dão vida às «Vindimas – Outros tempos, outros usos».
Encerram o desfile as Marchas convidadas da Barqueira – Taveiro, «À Conquista da Mulher Portuguesa» e a Marcha Popular de Ribeira de Frades, que vem à Figueira da Foz mostrar que «Com fios de mil cores se tecem mil Amores».

No total, participam nas marchas aproximadamente 650 pessoas, que prometem contribuir para a animação de uma noite que vai tornar-se mais clara logo após o desfile, altura em que todos os olhos se voltarão para o céu, já que, do Molhe Interior Sul, vai ser lançado o espetáculo piromusical, com a duração de 10 minutos. O fogo de artifício termina, mas a música não: na Praça do Forte, é tempo de dar início ao concerto da conhecida banda portuguesa, GNR num espetáculo com entrada livre.
A animação continua pela noite dentro com os Arraiais Populares na Rua de São Lourenço com a Banda Chic; na Praceta Ledesma Criado com a Banda Vírus; na Rua dos Pescadores com o grupo Music for You e na Praça 8 de Maio com o Duo Sanpedro.

Na Praia do Forte, às 23h00, acendem-se as Fogueiras de São João e a partir da 1h00 há Festa do Banho Santo, animada por Djs convidados. Às 5h30, os mais resistentes podem ver ou participar no tradicional Banho Santo.

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024