My Sound Mag

Cartazes, Horários e música

2016/06/23

CARTAZ SÃO JOÃO 2016 @ FIGUEIRA DA FOZ

Na Figueira da Foz, a noite de 23 para 24 de junho é tradicionalmente a mais longa do ano, e uma das mais animadas.



Este ano, a Noite de São João arranca às 21H00, com o 1º desfile das Marchas Populares a colorir a Avenida 25 de Abril, num trajeto compreendido exclusivamente entre a zona em frente à Esplanada Silva Guimarães e a Praça do Forte.


A abrir o desfile vem a Imperial Neptuna Académica, seguida da participação especial da Marcha Popular de Eiras com «As Fontes e os Namoriscos» e da Marcha da União de Freguesias de Assafarge e Antanhol, que nos traz o «Aeródromo de Antanhol». Seguem-se, a concurso, as quatro Marchas figueirenses: a Marcha da Paróquia de Tavarede - Mulheres de Tavarede, com 70 marchantes e o tema «500 anos do Foral de Tavarede»; o Grupo Recreativo Vilaverdense, composto por 94 pessoas e que escolheu o mote «Para o nosso São João, lenços de amor e paixão»; a Sociedade Filarmónica Paionense que, com 60 a marchar, leva «Figueira, Princesa Flor» à avenida, e o Grupo Instrução e Sport, onde 70 participantes dão vida às «Vindimas – Outros tempos, outros usos».
Encerram o desfile as Marchas convidadas da Barqueira – Taveiro, «À Conquista da Mulher Portuguesa» e a Marcha Popular de Ribeira de Frades, que vem à Figueira da Foz mostrar que «Com fios de mil cores se tecem mil Amores».

No total, participam nas marchas aproximadamente 650 pessoas, que prometem contribuir para a animação de uma noite que vai tornar-se mais clara logo após o desfile, altura em que todos os olhos se voltarão para o céu, já que, do Molhe Interior Sul, vai ser lançado o espetáculo piromusical, com a duração de 10 minutos. O fogo de artifício termina, mas a música não: na Praça do Forte, é tempo de dar início ao concerto da conhecida banda portuguesa, GNR num espetáculo com entrada livre.
A animação continua pela noite dentro com os Arraiais Populares na Rua de São Lourenço com a Banda Chic; na Praceta Ledesma Criado com a Banda Vírus; na Rua dos Pescadores com o grupo Music for You e na Praça 8 de Maio com o Duo Sanpedro.

Na Praia do Forte, às 23h00, acendem-se as Fogueiras de São João e a partir da 1h00 há Festa do Banho Santo, animada por Djs convidados. Às 5h30, os mais resistentes podem ver ou participar no tradicional Banho Santo.