Avançar para o conteúdo principal

10 SEMELHANÇAS ENTRE FESTAS POPULARES E FESTIVAIS

Concerto de Ana Malhoa nas Festas da Póvoa de Santa Iria
Ana Malhoa foi a estrela das Festas da Póvoa de Santa Iria

Quando pensamos que os grandes festivais são bastante diferentes das Festas populares que entre Julho e Setembro juntam milhares e milhares de pessoas por todo o país, não pensamos que os festivais e as festas populares podem ser bem parecidos. Depois de termos vistos Lorde, Robie Williams ou os Rolling Stones fomos ver a Ana Malhoa às Festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade  na Póvoa de Santa Iria. Por incrivel que pareça encontramos 10 semelhanças entre um dos maiores festivais mundiais e uma festa dos suburbios de Lisboa. Quem saber o que encontramos?

1 - Trânsito

É conhecido o transito que se apanha quando se vai para um grande festival. Na Póvoa, o trânsito é parecido especialmente quando falamos do dia da cabeça de cartaz, Ana Malhoa a actuar. Sendo a festa do outro lado da linha do comboio e só existindo uma ponte para veiculos motorizados, o trânsito é sempre mais que muito, levando mesmo muitos a desistirem de ir ás festas.

2 - Estacionamento

Sempre que vamos a um grande festival, um dos principais problemas que se colocam é onde estacionar o automóvel. Depois de ter tido a experiência de ter de estacionar a cerca de 2 kms do festival, passamos por uma situação parecida nas Festas da Póvoa. O facto de não existir parques de estacionamento junto aos festejos, leva a que muitos dos visitantes que não vêm da Póvoa, mas sim do Forte da Casa, Alverca ou Vialonga, andem às voltas pelas ruas da Quinta da Piedade à procura de um lugarejo para colocar o automóvel mesmo que muito mal estacionado. Existem sempre os "bravos" que acham que a ponte de acesso à festa serve perfeitamente para deixar o seu veículo "afinal já lá estava um estacionado".

3 - Acesso

Quem nunca passou algumas horas à porta de um grande festival à espera da abertura de portas para ir para a frente do palco para ver o seu espetáculo favorito? Na Póvoa o problema do acesso é mais o acesso que é feito por uns degraus que juntam o melhor mundo entre a terra e o cimento mal amanhado, passando entre automoveis privados, carros de bombeiros, ... Talvez se houvesse uma melhor sinalização das festas, o acesso poderia ser mais facilitado, sem que muitos por culpa também da chuva fossem parar com o rabo ao chão.

4 - Melhorias no espaço

O público sempre que acede aos grandes festivais gosta de ver os melhoramentos. Na Póvoa de Santa Iria, o "recinto" das festas já foi em vários locais, mas mesmo assim continua a ser um recinto "portátil", não seguindo assim o exemplo de muitas localidades no país onde os locais dos festejos são fixos como a Ovibeja, a Expofacic,... O facto do espaço das festas não ter arruamentos dificulta a deslocação de muitos como idosos ou deficientes em cadeiras de rodas.

5 - Preços da Comida

Preços da Comida
Os escuteiros têm os melhores preços
Normalmente existem em todas as festas os preços convencionados entre a maioria dos comerciantes de comida de forma a que não existam grandes diferenças e concorrência selvagem. A hiperinflação do preço da comida tanto nas Festas da Póvoa como nos grandes festivais, leva o visitante a levar o máximo possivel de casa... tendo visto por várias vezes garrafões do Luso cheios de vinho trazido possivelmente de casa. Preços mais baixos poderiam ajudar nas economias da festa.

6 - Ausência de WCs

O estado das casas de banho dos festivais é sempre bastante conhecido. Durante as primeiras horas, está sempre tudo bastante limpo mas depois... depois é outra história. Nas Festas da Póvoa, o cenário não é muito diferente. Com a única diferença que é mais dificil encontrar um WC do que encontrar o Wally. Quando existe um ajuntamento de pessoas na ordem das 7500, 10000 pessoas é rídiculo a ausência quase por completo da presença de espaços deste género. Quem é que vai comer e beber para uma festa que depois não consegue ir ao WC para beber mais?!?

7 - Flyers e...+ flyers

Outra grande semelhança entre os grandes festivais e as Festas da Póvoa é o crescente número de publicidade. Se nos festivais grandes os sofás, as perucas, e muitos outros levam a milhares estarem nas filas para conseguir os brindes, na Póvoa as pessoas quase que fogem dos folhetos que quando são finalmente dados, acabam no chão por falta de sensibilidade para a ecologia dos visitantes, e da falta de caixotes do lixo por parte da organização. Se os patrocinadores são um dos grandes motores da festa, porque não são ensinados a fazer melhor publicidade em vez de acabar com o terreno completamente sujo?

8 - Shakira VS Ana Malhoa

Semelhanças entre a Shakira, que encheu já um grande festival e a Ana Malhoa que encheu o diminuto espaço útil para ver o concerto nas festas da póvoa? Podem à primeira vista serem poucas, e assim de repente só é claro a "latinidade" de ambas. Na verdade são dois nomes populares que levam muitos milhares às festas pela sua qualidade, se bem que quem vai ver a shakira na segunda feira gosta de dizer no emprego que foi ver a Shakira; quem vai ver a Ana Malhoa, nem sempre tem muito orgulho de o fazer, embora que em grande parte das vezes cantarola grande parte das músicas da ex apresentadora do Buérere. A promoção da festa passa muito pelos artistas que são levados pela organização.

Diversões nas Festas da Póvoa de Santa Iria9 - Diversões

Outra grande semelhança entre os grandes festivais e as festas da Póvoa é o crescente número de diversões. Entre um concerto e outro nada melhor que ir passear nos carrinhos de choque ou na roda gigante. Ao contrário dos grandes festivais onde as diversões são "gratuitas" nas festas da póvoa paga-se 2 euros e meio para 2 minutos de diversão.

10 - Djs Vs Largadas

Mas quando os concertos terminam, e o alcool já abunda no sangue é a vez da festa terminar com um climax de diversão. A estratégia dos grandes festivais prende-se por colocar djs de renome mundial a animar o povo; a da Póvoa de Santa Iria passa por meter um touro a tentar marrar contra os mais incautos. Qual a semelhança... no final vão sempre parar alguns às urgências.

Na verdade, ambas as festas têm sempre muitas parecenças e diferenças. No entanto, tanto nos grandes festivais como nas Festas da Póvoa existe sempre muito por onde se pode melhorar por mais milhares visitantes que tenham.É importante o reconhecimento da localidade, se não for outra razão por festividades de qualidade como por exemplo o Festival do Crato que só por si  dá a conhecer a localidadeque de outra forma muitos milhares não conheceriam.

http://www.mysound-mag.com/2014/08/cartaz-festas-da-povoa-de-santa-iria.html
Vejam aqui o programa completo das Festas da Póvoa de santa Iria

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024