Avançar para o conteúdo principal

HERMAN JOSÉ @ FEIRA DE MARÇO 2014 [REPORTAGEM]

Herman José, Feira de Março 2014, Concerto, Fotos, Aveiro

Herman José @ Feira de Março 2014


Não há forma mais simples, directa e correcta de descrever estes espectáculo como: surpreendente! Pareceu-nos que Aveiro não estava preparada para receber o enorme One (Her)Man Show e por isso foi difícil que o recinto ficasse composto para a actuação deste grande artista.

A sua entrada no palco não poderia ser mais característica e esperada, com “És tão boa”, levou a que grande parte do público que se encontrava a passear ainda no restante recinto voltasse as suas atenções para o palco e poucos minutos depois já estava bem composta esta zona.

Assistir a um espectáculo de Herman José é estar sempre a ser surpreendido por momentos únicos, não ensaiados e acima de tudo, recusando-se a seguir um guião, deixando-se levar por aquilo que o público lhe vai transmitindo no decorrer do tempo. Aveiro é uma casa muito especial para o artista, sendo que a última vez que por cá actuou foi no Centro Cultural de Ílhavo em 2009 com o seu regresso aos espectáculos ao vivo, mas nem por isso este ficou sentimental ou nostálgico.

Acompanhado por vários “instrumentos” que marcam a sua carreira, em momentos distintos mas bem marcantes, Herman subiu ao palco com uma viola baixo, uma viola acústica, um piano eléctrico, um lenço da Maximiana, a famosa e característica cabeleira do Serafim Saudades, entre muitos outros objectos que transpuseram os presentes para vários momentos da sua longa e fantástica carreira.

O espectáculo foi dividido entre o seu humor característico, muitas vezes até algo perverso, a comunicação com o público que foi aumentando ao longo do espectáculo e a passagem por algumas músicas de sua autoria, e não só, que foram enchendo o ouvido dos presentes.

Fazendo sempre muitas referências a artistas nacionais, nem sempre com as melhores definições ou caracterizações, foi uma noite de riso, alegria e muito boa disposição, mas que soube a pouco. O espectáculo não podia terminar sem antes o artista fazer a sua grande referência a um dos temas da sua carreira “Serafim Saudade”, levando duas meninas do público para o palco para o acompanharem na coreografia, arrancando longos aplausos no final.


Apesar de não ser muito normal do artista, este voltou a subir ao palco mas devido à sua demora, já se encontrava um público muito reduzido à sua espera, mas nem por isso a alegria foi menor neste final de noite. 



Data: 2014-04-05
Fotografia: Ana Martelo
Texto: Arminda Esgueirão

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024