Avançar para o conteúdo principal

MAFALDA VEIGA @ CENTRO CULTURAL DE ÍLHAVO [REPORTAGEM]

Mafalda Veiga, Centro Cultural de Ílhavo, Concerto, Fotos

Mafalda Veiga veio até ao Centro Cultural de Ílhavo para apresentar o seu fantástico espectáculo acústico, onde as palavras ganham mais força e tornando um caminho único para a sua música, envolvendo cada presente nas suas letras e nas suas notas. Neste espectáculo o principal objectivo era falar e dar a conhecer cada um dos temas escolhidos para compor o alinhamento, desde o seu surgimento, em 1987, até aos dias de hoje.

Foram praticamente duas horas de espectáculo, mas em tempo algum se sentiu cansaço ou saturação de fazer parte dele. A sala estava preparada para um momento íntimo, com um jogo de luzes muito bem pensado, um alinhamento idealizado no progresso do espectáculo e sempre com a sua simpatia e humor bastante característico. 

O espectáculo começou com alguns temas já bastante antigos, nomeadamente “Todas as Coisas”, “Ao teu redor” e “O Menino do Piano”, que a cantora escreveu depois do seu filho, com dois anos, lhe contar a história desse mesmo menino, com os arranjos necessários, traduziu-se num tema fantástico. Seguindo-se o alinhamento, Mafalda Veiga apresenta dois temas de origem espanhola, ainda dos seus tempos de estudante, uma delas da sua autoria e outra uma versão que fez de um tema que lhe diria bastante, nomeadamente “Llovizna” e “Solo le pido a dios”, respectivamente. 

Com o decorrer da noite, o público começou a soltar-se, ouviam-se sussurros, gargalhadas e até pequenos coros que se formavam a acompanhar os temas, nunca esquecendo as palmas, que eram cada vez mais intensas com o avançar do espectáculo. Sem tempo a perder, pois estava ali para mostrar um pouco da sua carreira e da sua arte, foram passando alguns dos temas que mais lhe tocavam e tinham significado para ela, principalmente agora que comemora 30 anos de carreira. Apesar de tantos anos de carreira, Mafalda Veiga mantém um espírito jovem, uma presença em palco fantástica e nunca esquece o que realmente é importante para os músicos, o público, agradecendo várias vezes a presença dos mesmos. 

Com palmas, assobios e algum barulho a sala despediu-se pela primeira vez da cantora que saiu para uma breve pausa, regressando rapidamente para o seu primeiro encore, que tocou mais três temas, “Largar Mais”, “Lume” e “Imortais”, sem a presença dos músicos que a acompanhavam, marcando ainda mais o lado intimista deste espectáculo. 

Saiu novamente do palco mas o público não estava satisfeito e rapidamente voltou a entrar para dois temas fantástico, uma pequena homenagem a uma banda que aprecia bastante, GNR, com o tema “Pronúncia do Norte” e terminando o belo espectáculo com um dos seus grandes temas, “Cada Lugar Teu”.




Data: 2014-02-22
Fotografia: Ana Martelo
Texto: Arminda Esgueirão

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024