Avançar para o conteúdo principal

👆🏻 Festas e Festinhas em Janeiro 2026

Guia de Festas 2026 em Portugal: Cartazes, Datas e Programas

Cartaz de Festas em 2026
Conhece os destaques das principais festas qe vão decorrerm em Portugal em 2026

Portugal espera um ano de 2026 cheio de tradição. No My Sound Mag preparamos já o nosso roteiro anual pelas festas, festivais e romarias portuguesas. De Janeiro a Dezembro, vamos acompanhar o trabalho das comissões de festas para trazer em primeira mão, todos os cartazes e horários que ninguém quer perder.

5 festas imperdíveis em 2026

  • Feira de Março
  • Festival Cem Soldos
  • Festival F
  • Colete Encarnado
  • Expofacic


As Primeiras Grandes Romarias do Ano (Janeiro a Março)

O ano de 2026 começa com as primeiras celebrações religiosas (e profanas) do ano. Estas festas aquecem a alma dos portugueses, preparando para um verão em cheio. É neste período que existe um maior planeamento das festas nacionais, mas as festas de Janeiro e Fevereiro trazem os primeiros cartazes do ano.

Festas de São Gonçalinho (Aveiro): O epicentro das festas de inverno.

Fieis apanham cavacas com chapéus de chuva em Aveiro
O tradicional arremesso das cavacas na Capela de São Gonçalinho é um dos momentos mais aguardados do ano em Aveiro.

Uma das primeiras festas que recebe o ano, são as Festas de São Gonçalinho em Aveiro. Conhecida como a festa das cavacas, é uma das celebrações mais icónicas da cidade, onde ocorre um dos seus pontos altos quando os fiéis atiram cavacas do topo da Capela de São Gonçalinho.

💡 Dica My Sound Mag: Se vais para a Festa de São Gonçalinho na procura de levar cavacas para casa, nada como levares um chapéu de chuva, para que possas apanhar o maior número de cavacas possível.

No entanto, nem só de cavacas é feita uma das primeiras festas do ano. O São Gonçalinho conta também com concertos de música ligeira, convidando sempre alguns dos melhores artistas nacionais para terem mega concertos no Rossio, na tradicional tenda gigante que o município monta para receber todos aqueles que querem fazer parte desta festa.

Com datas já confirmadas, artistas apostos e horários já confirmados pela mordomia de São Gonçalinho muitos serão aqueles que vão sair do comboio no topo da Avenida Lourenço Peixinho até chegar à freguesia de Vera Cruz onde é o centro das celebrações. Dica importante, deixe o carro longe e aproveite para ver as iluminações que por esta altura ainda estão presentes nas ruas de Aveiro.

Romarias de São Sebastião: Tradições de norte a sul (Vila de Rei, Castro Verde e Janeiro de Cima)

No fim de Janeiro, mais propriamente no dia 20 de Janeiro é celebrado o Dia de São Sebastião, e este é um dos primeiros pontos altos de festividades em várias freguesias de Portugal. A romaria, as missas, procissões e os clássicos concertos de música popular celebram o santo.

Embora não sejam tão populares como as festas de Santo António ou São João, São Sebastião é celebrado por exemplo em Castro Verde, com as tradicionais festas do Pau Roxo, no Rossio Santo, com bancas de produtos locais como é por exemplo a cenoura roxa que dá nome à festividade. Sendo uma das celebrações mais antigas em nome deste santo existem outras localidades que celebram no fim de semana o São Sebastião.

Rio Tinto, Este São Mamede (em Braga) ou Janeiro de Cima também comemoram esta festividade nomeando muitas delas esta festa como a Festa do Bodo. Curiosamente no concelho de Santarém e arredores muitas são as freguesias como Abitueiras, Abrã ou Arneiro das Milhariças que festejam o São Sebastião.

Carnaval 2026 em Portugal: As datas dos desfiles em Ovar, Torres Vedras e Loulé.

Desfile do Carnaval de Torres Vedras com carros alegóricos e foliões
Carnaval de Torres Vedras: A sátira política e as famosas Matrafas são o coração desta festa que atrai milhares de foliões ao centro da cidade.

O Carnaval é talvez a primeira grande festa nacional que traz às ruas dos portugueses uma das maiores tradições nacionais. Este ano as datas do carnaval serão entre a sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, onde tradicionalmente as Escolas saem à rua, até dia 17 de Fevereiro, a terça-feira de Carnaval.

As principais localidades com Carnaval em Portugal irão ter programas de festividades e o My Sound Mag irá cobrir não só programa a programa mas também com um artigo com as festas com maior destaque, para que o leitor possa encontrar os melhores locais para se divertir no Carnaval.

Como sempre Torres Vedras, Loures, Loulé ou Ovar irão fechar as suas principais ruas para ver os desfiles principais no domingo e na terça-feira, mas terão muitos outros eventos paralelos para animar os foliões.

💡 Dica My Sound Mag: Apesar dos carnavais aqui referidos serem alguns dos maiores de Portugal, temos um artigo com a maioria dos desfiles de carnaval que se realizam em Portugal, e por irás encontrar um bem perto da tua vila ou cidade.

Apesar de não ser feriado por todo o país, muitos dos concelhos que acolhem os principais carnavais nacionais dão o dia de terça feira (17 de Fevereiro) de forma a que as pessoas possam preparar não apenas os desfiles como possam celebrar este dia onde recebem muitos visitantes de outros pontos de Portugal.

Semana Santa: A Páscoa celebrada em Braga, Óbidos e muito mais

Procissão da Semana Santa de Braga com Farricocos e archotes
A solenidade de Braga: Os Farricocos percorrem as ruas históricas durante a Procissão do Ecce Homo, num dos momentos mais arrepiantes e autênticos da Semana Santa bracarense.

Se há celebração que encerra o primeiro trimestre de festividades é a Páscoa. Este ano a Semana Santa calha mesmo entre o dia 29 de Março e 5 de Abril.

É neste período que várias cidades e vilas de Portugal preparam os tradicionais tapetes de flores, levando a que milhares de pessoas se desloquem para conhecer estas obras de arte.

Mas é Braga que nesta altura recebe um dos seus principais eventos anuais: a Semana Santa de Braga. Grandiosas procissões noturnas conduzidas pelos farricocos arrepiam as crianças, mas levam mais de cem mil pessoas à cidade.

Para além de Braga, outra cidade que leva a sério a Semana Santa é Óbidos, com cerimónias seculares de onde podemos destacar a tradicional Procissão dos Passos que ilumina de velas a vila histórica entre muralhas.

A primavera das festividades nacionais: as feiras francas, o 25 de Abril e a Semana da Ascensão

As Melhores Feiras Francas de Portugal em 2026

As feiras francas são talvez das celebrações mais antigas que hoje em dia conhecemos e que movem Portugal no segundo trimestre. Para além de vários mercados medievais que normalmente pretendem celebrar estas Feiras Francas que antigamente se faziam em Portugal, existem outros mercados que juntam milhares de pessoas todos os anos, e 2026 não será diferente.

A Feira de Março, em Aveiro, é considerada a primeira grande feira nacional, juntando todos os anos mais de 100 mil pessoas. Durante quase um mês, os aveirenses e visitantes vão feirar, juntando familiares e amigos a esta tradição que dura há mais de 500 anos. Os concertos são sempre uma das maiores atrações da Feira de Março, aos quais acorrem sempre alguns dos melhores artistas nacionais, e ultimamente, alguns vindos mesmo do Brasil.

A Feira de Abril, no Entroncamento, é outra das feiras francas que podemos destacar, animando todo o centro de Portugal. É neste período que muitos concelhos à volta do município ferroviário, vêm as suas populações visitarem o Entroncamento.

De destacar no segundo trimestre, a Feira de Maio, em Leiria, que é um dos maiores eventos anuais de Leiria, onde o Parque de Estacionamento do Estádio Municipal de Leiria, se torna o centro da cidade, recebendo todos os anos muitos milhares de visitantes.

💡 Dica My Sound Mag: A Feira de Maio, em Leiria, tem a maior área de diversão das festas anuais nesta região, por isso aproveita para te divertires. Tens dezenas de diversões que não vais querer perder.

25 de Abril: a data que marca a festa da liberdade

2026 marca o 52.º aniversário da revolução do 25 de Abril, e tal como nos anos anteriores as celebrações prometem trazer as pessoas para a rua, não só para as tradicionais manifestações, mas também pelos eventos culturais, mais especificamente os concertos que tradicionalmente se realizam na noite de 24 de Abril.

Apesar de existirem festividades do 25 de Abril por todo o país, é no centro e sul que este evento tem um maior destaque existindo múltiplos concertos com muitos dos maiores artistas nacionais. Almada, Seixal, Santarém ou Grândola são localidades que têm sempre os concertos seguidos de fogo de artifício a celebrar a revolução dos cravos.

Semana da Ascensão: 40 dias após a Páscoa

Uma das festas tradicionais portuguesas que celebra a Ascensão de Jesus Cristo é a Semana da Ascensão. Muitas localidades do centro, comemoram o seu feriado municipal (o dia da espiga) na Quinta-feira da Ascensão que este ano será a 14 de Maio.

Fica desde já aqui a lista que tem celebrações religiosas no período da Semana da Ascensão:

  • Alcanena
  • Almeirim
  • Golegã
  • Torres Novas
  • Azambuja
  • Benavente
  • Cartaxo
  • Chamusca
  • Salvaterra de Magos
  • Arruda dos Vinhos
  • Alenquer
  • Vila Franca de Xira
  • Mafra
  • Marinha Grande
  • Beja

Tradições populares levam por exemplo as pessoas a irem ao Santuário da Boa Morte, pedir a benção pelos campos em Vila Franca de Xira, ou ter a Feira de Maio na Azambuja onde também existem grandes tradições ligadas ao campo, aos campinos e aos touros, neste período.

O Coração das Festas: Santos Populares e Verão

Se existe período onde as festas religiosas têm o seu ponto máximo é entre Junho e Agosto. As celebrações de Santo António, São Pedro e o São João, as grandes romarias nacionais e a celebração da Assunção de Nossa Senhora a 15 de Agosto juntam neste período milhares de pessoas um pouco por todo o país.

Santo António, São João e São Pedro: O roteiro dos arraiais em Lisboa e Porto.

Arraial de Santo António em Alfama com sardinhas assadas e balões
🍢 Cheira bem, cheira a Lisboa: Os becos de Alfama transformam-se num mar de gente, manjericos e o incontornável aroma da sardinha assada durante as Noites de Santo António.

Os três santos padroeiros devem ter celebrações um pouco por todo o Portugal arriscando a dizer que 70 ou 80% de todas as terras nacionais têm pelo menos uma celebração a um destes três santos.

Não é de estranhar que o roteiro dos arraiais marque o mês de Junho, sabendo que o primeiro, o Santo António, tem a sua maior festa em Lisboa. O padroeiro leva as marchas a desfilarem na Avenida da Liberdade, e a arraiais por toda a cidade. Para além das celebrações religiosas que ocorrem tradicionalmente em 13 de Junho, muitos são os lisboetas que celebram esta data acompanhados do pão e da sardinha. Alfama, Mouraria ou Bica são alguns dos bairros que têm mais destaque, mas a cidade está em festa durante todo o mês de Junho, não esquecendo sempre o Grande Arraial de Benfica.

O São João por sua vez traz a festa rija ao Porto e a Braga. Se no Porto, a festa é marcada por martelinhos e alhos porro que são incessantemente batidos na cabeça dos outros, levando centenas de milhares de pessoas aos tradicionais arraiais de São João, em Braga as tradições são outras.

💡 Dica My Sound Mag: Se vais para o São João no Porto e não queres sentir as constantes marteladas, nada como levares um capacete para que não acordes no dia seguinte com uma dor de cabeça. E não vale a pena levar a mal: é tradição do Porto.

O São João de Braga é considerado por muitos uma das maiores celebrações religiosas nacionais, contando com um mês de programa festivo, onde para além de concertos, dos tradicionais bombos também contam com as missas e procissões em honra de São João.

O São Pedro, apesar de ser o último santo popular e não ter uma grande cidade como Lisboa, Porto ou Braga a festejá-lo, tem também grandes celebrações como é o caso das Rusgas Coloridas na Póvoa de Varzim ou das grandes Festas de São Pedro da Afurada, marcadas pelo sempre pela procissão de pescadores e a "Cascata de Fogo" na Ponte da Arrábida.

Festas da Senhora da Agonia (Viana do Castelo): A rainha das romarias minhotas.

Desfile da Mordomia nas Festas da Senhora da Agonia com ouro de Viana
O Ouro e a Chita: Centenas de mulheres vianenses desfilam o orgulho da sua terra, ostentando ao peito o valioso ouro de filigrana sobre os tradicionais trajes de festa. Um momento de beleza incomparável na Romaria d'Agonia.

Entre Julho e Agosto, as principais romarias minhotas saem à rua. A fé e a devoção dos minhotos junta-se com as tradições populares, e não existe fim de semana que não exista uma festa pelos concelhos minhotos sem contar com as principais romarias.

Talvez a maior Romaria nacional seja a Romaria de Nossa Senhora da Agonia que junta em Viana do Castelo milhares de pessoas que passeiam pelos tapetes floridos olhando para o ouro carregado ao pescoço pelas meninas que desfilam pelas ruas desta cidade. O orgulho da família e das gentes do povo sente-se neste período levando às ruas de Viana do Castelo todo um povo que não se sabe bem de onde vem. Haja estacionamento para tanto carro hoje em dia.

Não esquecer que neste período existem outras festas no Minho como é o caso das Festas de Nossa Senhora do Livramento em Paredes de Coura ou Terras de Bouro ou as Festas da Senhora da Agonia em Vila Praia de Âncora.

Feiras de Agosto: Da Feira de São Mateus (Viseu) às Festas da Ria (Aveiro).

E é a encerrar o Agosto que muitas festas têm lugar aproveitando a presença de todos aqueles que por esta altura estão emigrados e voltam a Portugal para as suas terras nacionais.

Para além das festas do emigrante um pouco por todo o Portugal, o dia 15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, é talvez o dia com mais celebrações em Portugal. Normalmente muitos concelhos aproveitam este período para fazer a tradicional festa de Agosto, como é o caso da Póvoa de Varzim que tem as Festas d'Assunção ou Viseu que tem a "Feira-Mãe", uma das feiras mais antigas de Portugal.

Também em Viseu, São Mateus começa a ser celebrado na secular Feira de São Mateus. No My Sound destacamos pormenorizadamente este período, acompanhando não só as grandes festas de todos os concelhos portugueses, mas as pequenas festas de aldeias e vilas que tanto significado religioso tem para os portugueses.

Das Festas da Ria, em Aveiro, até às Festas do Barrete Verde, em Alcochete, todas as festas têm la sua importância, levando a um pormenorizado detalhe de todas estas festividades e celebrações.

O Encerramento do Ciclo de Verão (Setembro e Outubro)

Festas da Senhora dos Remédios (Lamego): A "Romaria de Portugal" que marca o início de Setembro.

Embora muitas festividades se prolonguem ao longo de várias semanas entre Agosto e Setembro, algumas são as grandes romarias que têm lugar em Setembro e Outubro.

O primeiro destaque vai para a Romaria de Nossa Senhora da Pena em Mouçós, Vila Real, que conta com os tradicionais andores de várias dezenas de metros de altura. Dezenas de homens que carregam estes andores levam esta missão como a honra de representar uma das mais tradicionais festas do distrito de Vila Real.

A Romaria dos Remédios ou Romaria de Portugal, em Lamego, é outra das festividades que começa na última semana de Agosto e só termina na primeira semana de Setembro, marcada pelas procissões de muitos milhares de pessoas nas ruas de Lamego.

Feiras de São Mateus e São Miguel: As grandes feiras agrícolas e de diversão do interior e litoral.

A maior feira popular de Portugal, a Feira de São Mateus conta com um conjunto de várias atividades religiosas e pagãs, que dão vida à cidade de Viseu por mais de um mês, sendo o centro festivo por onde milhares de pessoas do distrito de Viseu e arredores passam todos os anos.

💡 Dica My Sound Mag: Se não queres ficar no palco da música popular na Feira de São Mateus, procura o nosso programa e verás que todos os dias tens múltiplos palcos com vários tipos de música que te pode agradar mais que o palco principal

No final de Setembro, por volta do dia de São Miguel, as Festas de São Miguel têm lugar em muitas localidades nacionais. O dia 29 de Setembro é um dos marcos principais para localidades como Ponta Delgada, Sintra ou Alfama, que para além de festejar o Santo António, também festeja o São Miguel.

Festas de Santa Iria (Tomar e Faro): A tradição das feiras de Outubro que movem milhares de visitantes.

E quando se pensa que as festas de verão terminaram ainda existem localidades a celebrar por vários motivos. As festas religiosas em honra de Santa Iria levam a festa a duas grandes localidades nacionais.

Tomar tem as suas principais festividades já em Outubro, com as Festas de Santa Iria, onde milhares de pessoas entre outras coisas participam nas procissões festivas bem como nas missas em honra de Santa Iria.

Já em Faro, Santa Iria é significado não apenas das festas religiosas como da grande Feira que é realizada no Largo de São Francisco. Esta feira é uma das mais antigas do país contando com mais de 500 anos de história, contando com várias barraquinhas de comércio, gastronomia, tendo os carrosséis que os mais pequenos tanto gostam.

Tradições de Outono e Inverno (Novembro e Dezembro)

Magustos e Feiras de São Martinho (Golegã e Penafiel): Onde o foco passa dos palcos para a tradição equestre e gastronómica.

Quando o frio começa a regelar os ossos, nada melhor que mais umas quantas festas religiosas para aquecer o corpo e a alma. Novembro traz a 11 de Novembro as tradicionais Festas de São Martinho.

As festas e feiras a São Martinho são celebradas um pouco por todo o país com as boas castanhas e o vinho, mas têm uma maior importância na Golegã, Penafiel e Arouca. Se na Golegã neste período os cavalos andam pelas ruas com a tradicional Feira do Cavalo, em Arouca, a castanha é vendida ao quilo num dos seus produtos mais tradicionais.

Não se pode esquecer que estas festas têm sempre a sua componente religiosa, mas também os milhares de pessoas que se aproximam dos palcos para ver alguns dos mais relevantes artistas nacionais.

Mercados de Natal: mês de festa que não termina a 25 de Dezembro

Os presépios de Natal sempre foram uma forma que algumas freguesias encontraram de chamar a atenção do turismo interno. Se Alenquer tinha um presépio gigantesco que se via do Autoestrada, muitas são as localidades como é o caso de Priscos que têm os seus presépios vivos e que recebem milhares de visitantes para ver a vaca, o burro, e um Menino Jesus que não é feito de barro.

Mas as festividades de Inverno e Natal hoje em dia criam grandes eventos para inaugurar a iluminação de Natal com destaque para as grandes cidades que juntam dezenas de milhares de pessoas junto à árvore de Natal com concertos musicais para inaugurarem a iluminação de Natal.

Talvez o Terreiro do Paço, em Lisboa, tenha uma das maiores festas nesse capítulo, inaugurando normalmente uma semana antes do Wonderland, aquela que é um dos mais conhecidos mercados de natal nacionais.

Neste período por todo o país, os municípios e as freguesias procuram agendar no calendário das populações eventos que os levem a consumir algum dinheiro em mercados locais, levando a que a população em Dezembro tenha sempre a visita à Casa do Pai Natal ou à pista de gelo mais próxima.

Passagens de Ano: Onde encontrar os maiores concertos de fim de ano (Funchal, Albufeira e Porto).

E para terminar o ano, o 31 de Dezembro é a data por excelência para sair à rua para uma boa celebração. É neste dia que acompanhados de uma garrafa de champanhe e de um punhado de passas na mão, os portugueses saem à rua com amigos e família para ver os concertos musicais e ver o tradicional fogo de artifício.

Se no Funchal o fogo de artifício é um dos mais magníficos do mundo, em Lisboa e no Porto as pessoas juntam-se no Terreiro do Paço e na Avenida dos Aliados para acompanharem os 10 15 minutos de fogo de artifício que darão entrada a 2027.

💡 Dica My Sound Mag: Se estás longe de uma grande cidade, ou se na tua vila este ano não há concerto, lembra-te que pelo menos os animais vão dar sinal da meia noite porque os fogos de artifício vão estalar por todo o Portugal.

Mais a sul é na praia que os algarvios (e não só) fazem a contagem regressiva, existindo cada vez mais eventos como o caso do Albufeira Nox que não se restringe apenas aos concertos mas tendo por exemplo também videomapping.

De norte a sul o que interessa é celebrar não só durante todo o ano nas festas populares, e arraiais, terminando cada um na sua aldeia, vila ou cidade com o tradicional fogo de artifício que dá entrada ao ano novo.

Bandas de Baile e Artistas: Quem vai dominar os palcos em 2026?

E como não há uma boa festa portuguesa sem um bom grupo de baile, é importante entender quem é que em 2026 vai ser a presença constante nos palcos a cantar músicas originais e ou a cantar aqueles temas que toda a gente conhece enquanto se dança o esquema.

As Turnés Confirmadas: O que esperar de grupos como Função Públika e Tekos

O camião-palco é a melhor ferramenta para muitos dos artistas que todos os anos fazem mais de 200 espetáculos por ano por todo o Portugal. Viajando por muitas aldeias que nem sequer têm estrutura para ter um palco, os grupos de baile que têm um camião-palco têm uma grande mais valia logística, uma vez que contam com o mesmo espetáculo de som e luz em qualquer aldeia ou vila nacional.

É o caso dos Tekos ou da Função Públika que proporcionam espetáculos com música ao vivo, com cantores em dupla ou a solo, que estão sempre prontos a interpretar alguns "covers" conhecidos da população, sempre acompanhados por um par de dançarinas.

Os Tekos ou a Função Públika são dois exemplos, mas podemos também citar nomes como Banda Nova Onda, Banda Celtas, Bandalusa, Orquestra Sirilanka, Katedral Music, Bico d'Obra, Anarkia, Magma, As Band e Hi-Fi.

Muitos destes nomes não são conhecidos do grande público, mas são reconhecidos nas suas regiões como grupos que animam as pequenas festas religiosas, sem cobrar um bilhete, e com um cachet em conta para as comissões de festas.

Artistas Populares: Agendas previstas para Némanus, Toy e Quim Barreiros.

As festividades não são apenas feitas de bandas de baile, e muitas vezes a comissão de festas quer a tradicional festa popular com um artista "da rádio e televisão" reconhecido a nível nacional.

É aí que entram alguns dos artistas com mais concertos em Portugal. Nomes como Némanus, Toy, Quim Barreiros ou Rosinha têm todos os anos mais de uma centena de espetáculos, sendo artistas que muitas vezes são a principal estrela do cartaz festivo de pequenas aldeias que não têm cachet para contratar artistas de outros géneros musicais.

Qualquer um destes nomes, já leva a que muitas vezes a freguesia ou a comissão de festas tenha como suporte um pavilhão ou tenha uma entrada paga que ajude o financiamento das festividades.

Novos Talentos: As bandas que estão a subir no ranking das Comissões de Festas

No entanto, nem só de artistas de música ligeira vivem as festas portuguesas e 2026 promete uma aparição de novos artistas em mais cartazes nacionais.

Os alinhamentos das festas irão contar mais frequentemente este ano com nomes como Os Vizinhos, os Descendentes, Átoa, Noninho Navarro, NAPA ou Sara Correia que prometem ter um ano cheio de concertos e não será estranho ver muitos destes nomes a figurar nas principais festas por Portugal.

💡 Dica My Sound Mag: Se procuras outros artistas lembra-te que temos um artigo com agendas de concertos da maior parte dos artistas nacionais.

Apesar de serem nomes bastante conhecidos para alguém, por exemplo os Vizinhos, apenas começaram a ter concertos mais regulares em Julho de 2025, prevendo um 2026 cheio de concertos para o grupo alentejano.

Em 2026, os concertos dos Átoa serão mais regulares depois das parcerias em músicas bastante conhecidas do seu vocalista João Direitinho com o grupo Os Vizinhos, levando a pensar que mesmo sendo um grupo que regularmente tem mais de 30 ou 40 concertos por ano, elevará este ano os concertos para bem mais.

Guia Prático para quem procura Cartazes e Programas

Nem sempre é fácil encontrar os programas que queremos quando queremos. Muitas vezes temos ansiedade que saia rapidamente o cartaz das festas para ver quem são os artistas que vão tocar no verão. Por outro lado, existem alturas já no meio do arraial que queremos confirmar a hora da procissão ou da missa. E o My Sound Mag está cá para ajudar a encontrar tudo sobre festas e arraiais.

Como encontrar horários de concertos no My Sound Mag: Dicas para usar o nosso motor de busca

De forma simples, nada como conhecer as nossas redes sociais, o Facebook ou o Instagram para acompanhar todas as festas que vão sendo lançadas diariamente. Tendo um maior contacto com as comissões de festa, uma grande parte das organizações comunicam com o My Sound Mag de forma a divulgarmos o cartaz e o programa o mais rapidamente possível.

Por norma, as organizações das festas lançam o cartaz antes de o divulgarem para a imprensa, mas às vezes é natural que vão libertando alguns nomes de artistas que vão estar presentes de forma a promoverem a festa ou o festival. E é para isso que acompanhar as redes sociais não só das comissões de festa quando as do My Sound Mag é importante.

Para além disso na altura do verão, o My Sound costuma fazer posts semanais com as festas do fim de semana, permitindo um mais facilitado acesso aos cartazes para que o público não tenha de recorrer sempre ao Google.

Mas esta é a terceira forma de aceder às festas durante todo o ano. Fazendo a pesquisa sobre o nome da festa o ano e a localidade, facilmente encontrarão o My Sound nos primeiros lugares do Google, e se o programa já foi publicado pela Comissão de Festa ou Mordomia, é normal que já esteja detalhado na página da festa do My Sound Mag.

Entrada Livre vs Eventos Pagos: Onde poupar este verão

Cada vez mais as festas populares cobram uma entrada para poderem ter artistas melhores mesmo nos locais mais desconhecidos de Portugal. Para além dos peditórios que são efetuados por exemplo na altura de Natal, é normal que os cartazes possam ter melhores eventos por uma contribuição diária de todos aqueles que passam pelo evento.

Mas a maioria dos eventos populares são apoiados pelas Câmaras Municipais e pelas Juntas de Freguesia, dando a possibilidade de ver concertos de artistas nacionalmente conhecidos mesmo ao sair de casa.

Apesar das maiores festas como por exemplo a Feira de São Mateus em Viseu, o Festival F, em Faro, ou muitos outros eventos que têm por norma entrada paga, existem tantos outros na altura dos santos em Junho, ou nas Festas Concelhias que são gratuitos. Nada como ir acompanhando o artigo de cada festa aqui no My Sound e ver no próprio cartaz se o concerto será pago ou não.

💡 Dica My Sound Mag: Apesar de não ser uma da smais antigas, o Festival F, é uma das festividades mais desejadas no fim do verão pois junta dezenas de artistas no centro de Faro.

Dicas de Logística: Estacionamento e acessos nas festas de maior afluência

E mesmo depois de saber se é pago ou não, existem outras situações que se têm de ponderar quando se vai a uma festa ou a um festival. Uma delas é a deslocação até ao local da festa e outra é o estacionamento.

É mais que normal se a festa é na aldeia ou numa pequena vila que grande parte das pessoas que vão participar nas celebrações, são pessoas locais e por isso não há grande dúvida que se pode ir a pé, "beber uns copos" e voltar a pé para casa.

No entanto, quando a festa não é assim tão perto de casa há que pensar como ir, e como somos portugueses e gostamos de conforto, nada melhor que levar o carro para poder vir para casa à hora que apetecer.

Por norma, nessa altura é importante ir antecipadamente para não ter de estacionar o carro muito longe. Por exemplo, na passagem de ano, muitas pessoas só queremos ver os fogos de artifício e se vão em cima da hora muitos deles acabam por ver os fogos do carro uma vez que não encontraram atempadamente sítio para estacionar.

Como o bom português deixa tudo para a última da hora nada melhor que ir vendo antecipadamente os horários nos artigos das festas de forma a poderem ver a melhor forma e o melhor acesso para chegar a hora ao início do concerto ou ao fogo de artifício.

Conclusão: Portugal, um país de Arraiais

Diga-se o que se disser continuamos a ser um país de festa, que gosta de um bom arraial. Comer um petisco, ouvir uma música popular é um dos principais passatempos dos portugueses, e se a festa está na terra é melhor ver ao vivo do que ver na televisão.

Como colaborar com o My Sound Mag: Envie-nos o cartaz da sua terra!

Porque existem milhares de festas todos os anos, o My Sound Mag agradece a todos aqueles que enviam cartazes para o email o pelas redes sociais possibilitando a que todas as pessoas possam encontrar aquela festa que tanto procuram na internet e não conseguem encontrar.

Quem não passou já horas no Facebook a questionar quando sai o cartaz, quando o programa já saiu há semanas e ninguém deu por isso. É para isso que a nossa revista online pretende continuar a publicar todos os cartazes que vão saindo acompanhando os programas das festividades com outras actividades que possam ser feitas na zona da festa.

Autor: Pedro Figueiredo | Data de Criação: dezembro 21, 2025 | Ultima Actualização: janeiro 04, 2026

Concertos e Agendas em 2026

Fotos e Reportagens