Header Ads

CARNAVAL DE OVAR 2020

O Carnaval de Ovar 2020 decorre de 11 a 26 de Fevereiro nas ruas de Ovar.

Carnaval de Ovar 2020

Considerado um dos melhores espetáculos de carnaval nacional, o Carnaval de Ovar decorre durante 10 dias com diversos eventos que irão chamar às ruas de Ovar milhares de pessoas.

Tradição do Carnaval de Ovar

Considerado um dos carnavais mais antigos de Portugal, o Carnaval de Ovar é organizado à mais de 50 anos.

Desde 1952 que o Carnaval de Ovar é considerado um dos eventos mais importantes da região recebendo todos os anos centenas de milhares de pessoas durante os seus 10 dias.

A festa que dura para os visitantes 10 dias demora a muitos ovarenses meses e meses de preparação para que os figurantes possam desfilar com as suas máscaras, fantasias e adereços feitos por medida.

Apesar de Ovar significar Carnaval, não significa apenas corso carnavalesco como é tradicional em Portugal. Em Ovar, os ritmos do outro lado do Oceano, chegam a Portugal com as 4 Escolas de Samba que todos os anos treinam para serem a melhor. Faça sol ou faça chuva, frio ou calor, o Carnaval é vivido em Ovar como se do Sambódromo se tratasse com muita festa e cor.

Mas a festa não fica apenas pelos bailes e pelos desfiles. À noite, o Carnaval de Ovar soube tornar os corsos e desfiles como um grande atrativo mantendo as pessoas pela noite dentro com concertos e espetáculos de djs.

Principais desfiles do Carnaval de Ovar

Noite Dominó em Ovar

A primeira noite tradicional será a noite dominó de Ovar. Para todos aqueles que pensaram que a noite dominó é dedicada ao tradicional jogo estão enganados. Aqui o dominó é um dos personagens da comedia dell’arte italiana. Começou a ser utilizada pelos venizianos e a fantasia pode ser feita de cetim ou veludo, embora por Ovar para ser menos dispendioso é feito com tecido de sarja de cor preta. Com as vestes de Dominó deixa de existir formas de corpo. Deixamos de ser gordos ou magros, altos ou baixos e passamos apenas a ser dominos.


Para que se possa manter afastados os mais atrevidos é tradição o domino andar com uma colher de pau de forma a não existam abusos.

Noite da Farrapada

Ao contrário das restantes noite onde existe alguma organização nos cortejos e nos desfiles a noite da farrapada é a noite com mais incerteza e onde os mascarados passam a seu bel-prazer pelo centro histórico de Ovar. Este é o desfile espontâneo onde qualquer pessoa poderá participar. Basta aparecer e se nunca desfilou será uma excelente experiência, sendo uma das tradições que os ovarenses mais apreciam.

Desfile Noturno das Escolas de Samba

O Desfile Noturno das Escolas de Samba será o primeiro desfile que tem lugar na Avenida Sá carneiro contando com as tradicionais 4 escolas de samba de Ovar: Kan Kans, Costa de Prata, Charanguinha e Juventude Vareira são as 4 escolas de Samba que desfilam para todos os apreciadores desta dança proveniente do Brasil. Plumas e lantejolas não vão faltam para os milhares que vão assistir a jovens e mais experientes que irão ter muito samba no pé. O desfile começa pelas 22 horas.

Grande Corso Carnavalesco

O Grande Corso Carnavalesco é considerado o evento rei de todo o carnaval de Ovar com o desfile de vários carros alegóricos com bastante ironia social, feitos pelos ovarenses durante os meses que antecedem o Carnaval de Ovar. Para além dos carros alegóricos são milhares os figurantes que desfilam durante horas pela Avenida Sá Carneiro no domingo e na terça feira de carnaval.

Principais palcos do Carnaval de Ovar

O Carnaval de Ovar não se faria sem a presença dos foliões que apesar de não desfilarem participam na festa e nos variados concertos que são realizados nos vários palcos da festa.

Um dos principais espaços da festa será o Espaço Folião localizado no Parque Senhora da Graça. Este espaço terá alguns espetáculos de entrada gratuita, sendo os concertos mais importantes de entrada paga com um valor simbólico.

Para além do Espaço Folião e da já referida Avenida Sá Carneiro onde são realizados os principais desfiles, o sábado de carnaval e a noite mágica terão vários palcos localizados no centro da cidade. o destaque vai para Chafariz Neptuno, Praça das Galinhas, Jardim Cáster, Mercado Municipal e Praça República.

Programa do Carnaval de Ovar 2020

Ainda não foi apresentado o Carnaval de Ovar 2020.

Mas já foi confirmada uma das artistas principais: Alcione.

Preçário dos desfiles do Carnaval de Ovar 2020

23 de Fevereiro - Desfile Noturno Escolas de Samba
Sábado - Bancada para Desfile Noturno - 5 euros

24 e 26 de Fevereiro - Corsos Carnavalescos
Domingo e terça - Peão - 6 euros
Domingo - Bancada para o desfile do Grande Corso - 13 euros
3ª Feira - Bancada para o desfile do Grande Corso - 11 euros

Pessoas com Mobilidade Reduzida, Espaço próprio entre a bancada e camarotes, com um preço de 6 euros, inclusive os acompanhantes. Gratuito até 8 anos.  Bilhete de reembolso - 6 euros

Camarotes (4) para empresas/grupos, com um preço de 3000 euros correspondendo a:
- 20 bilhetes de camarote de sábado noite
- 20 bilhetes de camarote de domingo
- 20 bilhetes de camarote de 3ª Feira
- Catering nos 3 desfiles, camarote personalizado com  imagem do Carnaval de Ovar 2017 e com possibilidade de personalização com o logotipo da empresa ou grupo.

Camarotes (1) para ingressos individuais com um preço de 50 euros para pessoa por desfile correspondendo a:
- 1 bilhete de camarote para o desfile pretendido (Sábado/Domingo ou Terça)
Catering e camarote personalizado com imagem do carnaval de Ovar 2017

3 de Fevereiro - Baile de Máscaras
5 euros por pessoa reservado a maiores de 12 anos

3, 10, 11 e 12 de Fevereiro - Espaço Folião
Pulseira - 5 euros
Restantes dias a entrada é gratuita

Cartazes anteriores do Carnaval de Ovar

Programa completo de espetáculos no Carnaval de Ovar 2018

Espaço Folião (Parque Nossa Senhora da Graça)
3 de Fevereiro - Dj Katy Cardozo + Arlindinho
8 de Fevereiro - Quim Barreiros + Dj Cruzback
9 de fevereiro - Pevides de Cabaça + Orquestra BFO
10 de fevereiro - Matias Damásio + MC Taty Lauren
11 de Fevereiro - Piruka + Phoenix RDC
12 de Fevereiro - Third Party + Dirty Sound Boys + Djs Los Bravos
13 de Fevereiro - Edgar Marquez