Avançar para o conteúdo principal

BIOGRAFIA DE LEANDRO: QUEM É O CANTOR PORTUGUÊS?

Leandro é um dos cantores mais conhecidos da música ligeira portuguesa, mas será que sabe tudo sobre a vida do cantor? Vamos conhecer um pouco mais sobre a biografia de Leandro.



Data de nascimento e infância de Leandro

Leandro nasceu em Lisboa no dia 10 de janeiro de 1987 e desde muito cedo demonstrou uma grande vontade não só de ajudar a sua família como começar a cantar.

Entre vários trabalhos que teve antes de lançar-se na carreira musical, Leandro mostrou que poderia ser um artista com carisma perante todos os que o rodeavam não deixando nada por dizer.

Início da carreira

Muito cedo iniciou o caminho nas cantorias tendo participado na Grande Noite do Fado em 1994, chegando até à final onde foi superado por Liana que ganhou nesse ano. Apesar de ter pisado o palco do Coliseu dos Recreios muito cedo, Leandro ainda teria de passar bastante tempo até ao estrelato.

Apesar de ter uma boa voz, nos anos 90 e início de 2000 não era tão fácil chegar aos tops como é hoje em dia. Mas em 2004, Leandro volta a ser visto novamente na televisão.

Ídolos

Em 2004, a edição de Ídolos prometia muita e boa música num programa que revelou ser um grande sucesso.

Um dos cantores que participou aos 17 anos de idade foi o franzino Leandro. Tendo passado a primeira fase, Leandro foi eliminado na primeira atuação ao vivo.

Esta edição foi vencida por Sérgio Lucas e teve a participação de outros cantores que depois viraram figuras públicas, como Luciana Abreu e o próprio Leandro.

Leandro não passou despercebido, e como costuma acontecer nestes concursos de talent shows, muitas vezes, quem tem mais sucesso não são aqueles que vencem.

Primeiro álbum

Depois de ter sido eliminado do Talent Show da SIC, Leandro encetou o seu trabalho para começar a gravar o seu primeiro trabalho discogáfico.

"Meu Coração está de Luto" foi o primeiro disco do cantor composto por 18 temas, e mesmo não tendo sido o mais importante, foi o primeiro que o projetou para os programas de música, tendo sido apresentado pela primeira vez nos tradicionais programas da manhã.

A sonoridade aproximava do fado, mas poderia ser considerada como música ligeira, sendo Leandro um cantor português com uma voz bastante melodiosa que poderia ocupar um espaço vazio por cantores da sua idade.

Leandro e a madrinha: Cristina Ferreira

Em novembro de 2005, um Leandro muito novo e muito diferente do que estamos habituados surge na tv com uma carta de admiração à mãe e avó. Era por elas que queria ter uma carreira profissional, e tendo bastates músicos na família, desejava também ter uma carreira.

O programa que o recebeu foi Você na TV, tendo Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha como apresentadores daquele que já na altura era um dos programas com maior destaque da televisão portuguesa e da TVI.

Hoje em dia, Cristina Ferreira brinca bastante com Leandro sendo referida como madrinha, porque foi no Você na TV, o programa que recebeu Leandro.  Surgindo neste programa, Leandro mostrou que poderia vir a ser um promissor cantor português num mercado cada vez mais competitivo.

Ricardo Landum produziu Leandro

Um ano depois do seu primeiro álbum, editou "Leandro" o primeiro álbum lançado pela Espacial que já na altura trabalhava com outros conceituados artistas de música ligeira.

Apesar de ter uma excelente voz, as letras continuavam a não ser suas, tendo tido nos seus primeiros anos de carreira. Outro escritor foi um dos padrinhos de Leandro no mundo das canções. O autor dos seus sucessos foi também autor de outros grandes sucessos de vários cantores nacionais.

Ricardo Landum é um nome incontornável da música portuguesa tendo escrito músicas para muitos músicos de música ligeiras portuguesa, sendo dele muitas das baladas românticas cantadas pelos cantores portugueses.

Hoje em dia, Leandro pode sentir-se agradecido pelo seu sucesso a este grande escritor e produtor que escreveu uma parte dos seus sucessos tornando Leandro, o cantor que hoje pode ser reconhecido muitos muitos fãs.

Primeira grande tournée de Leandro

Depois do lançamento de "Leandro", o cantor parte em tournée no dia 5 de abril, na Aula Magna, em Lisboa, levando o cantor de norte a sul nas tradicionais festas portuguesas, tendo passado também por países onde temos emigrantes, como é o caso da Suiça, Luxemburgo e França.

O primeiro álbum da carreira de Leandro marcou bstante a carreira do artista, tendo sido um dos álbuns que deu mais projeção nacional ao cantor. Existindo projeção mediática nas rádios, existe mais possibilidade de concertos em Portugal.

Cantor romântico: sucessor de Tony Carreira?

Mas seria possível que um cantor na casa dos 20 anos de idade, assumindo-se como cantor romântico pudesse chegar ao topo, onde cantores como Tony Carreira já enchiam o Pavilhão Meo Arena em Lisboa?

Com as devidas distâncias, nesta altura Leandro não poderia comparar-se ao cantor Tony Carreira, mas talvez ao filho mais velho Mickael. Apesar da música latina ser mais a vertente de Mickael, o romantismo era semelhante aos dois, e provavelmente disputavam o mesmo espaço nas tabelas da rádio e no coração das fãs.

Novo disco de platina "Também eu"

"Também eu" foi o disco que se seguiu em 2009 sendo claramente um disco romântico, constituído por baladas românticas que chegou ao galardão e disco de platina, numa altura em que as pessoas ainda compravam discos/cds.

Coliseus (2010)

Em 2010, a digressão nacional habitual dos cantores de música ligeira começou nos dois mais tradicionais palcos de Lisboa e do Porto: os Coliseus. 6 de março no Porto e 13 de março em Lisboa foram as datas escolhidas por Leandro para iniciar a sua drigressão.

O concerto de Lisboa levaria à edição de um cd + dvd “Leandro – Ao vivo no Coliseu de Lisboa”, primeiro registo ao vivo do cantor. Este seria mais um passo na caminhada do cantor que, pouco a pouco, via o seu talento ser reconhecido não só pelos fãs mas também pelos seus pares.

A este trabalho, Leandro juntou também um livro de 36 páginas onde contou um pouco da sua história e o que tinha passado ao longo da sua vida até chegar a esta fase onde já pisava alguns dos palcos mais importantes do país.

Trabalhos discográficos de Leandro

Depois de "Também Eu", quarto trabalho discográfico do cantor surgiram mais dois álbuns de originais "Desesperado" e "Para Sempre" e dois álbuns ao vivo: o já referido no Coliseu dos Recreios e o disco que "festejava" a "Tour Para Sempre". 

No espaço de 7 anos, Leandro lançou no mercado 8 trabalhos, sendo seis de originais e dois ao vivo, algo normal para um cantor de música ligeira, mas cada vez menos visto em Portugal.

Alimentar o mercado com novas músicas leva  a que estes cantores não sejam esquecidos e tenham sempre novos sucessos para serem tocados para o seu público, e Leandro foi sempre uma grande aposta da editora Espacial que valoriza o trabalho do cantor.

MEO Arena

Mas depois de ter atuado em palcos como o Coliseu dos Recreios, Coliseu do Porto, Aula Magna ou Sala Tejo do Meo Arena, faltava a sala que qualquer artista gosta de encher: o Meo Arena (atual Altice Arena).

Numa altura que cumpria 8 anos de carreira, nada melhor que subir ao palco do Meo Arena para atuar para alguns milhares de pessoas. O  concerto no Meo Arena foi bastante intimista não só para as maiores fãs do cantor que viajaram de todo o país, mas também para o público que ainda não conhecia tão bem o cantor.

Tendo sucessos de sobra para encher um concerto desta magnitude, Leandro subiu ao palco numa produção que só era normal na altura para Tony Carreira, entre os cantores portugueses que frequentavam o MEO Arena.

4 de outubro foi o dia que levou Leandro a um concerto que nunca mais irá esquecer, numa das salas que normalmente só recebem os melhores artistas.

Num alinhamento de 15 músicas, onde contou com a presença de Débora Picoito, e uma primeira parte de Fran (filho de Ágata) o momento mais alto foi quando Leandro recebeu o seu primeiro filho na sétima música do concerto "Balada para o meu filho".

Foi um concerto de emoções que provavelmente Leandro nunca mais esquecerá, sentindo a importância deste evento para a sua carreira.

Vê aqui a reportagem do concerto de Leandro no Meo Arena

Dança com as estrelas

Em 2015, o cantor português Leandro participou no Dança com as Estrelas. Habituado a talent shows, e já numa fase diferente da sua carreira, porque não participar num esptáculo de domingo à noite da TVI.

Para Leandro o programa durou 4 semanas, tendo saído passado um mês do seu início. Leandro demonstou gosto em participar neste género de programas, apesar de demonstrar algum cansaço. Segundo ele teria de partilhar a atenção não só com a sua família, como com a música e, agora com a dança, o que viria a tornar-se um pouco estenuante para o cantor.

Leandro n'A tua Cara Não me é estranha

Quatro anos depois, participou noutro programa onde mostrou as suas capacidades vocais, no "A tua Cara Não me é estranha" novamente na TVI. Apresentado por Maria Cerqueira Gomes, o concurso terminou para Leandro com uma desistência após algumas questões levantadas pelo júri que não era segundo o cantor o mais entendedor de música.

Big Brother Famosos

Numa altura em que os cantores estão quase há dois anos sem os tradicionais concertos por causa da pandemia, o Big Brother Famosos voltou a juntar um conjunto de personalidades da tv e da música na casa da Venda do Pinheiro.

Leandro começou o programa como "infiltrado" mas rapidamente veio para a casa, conhecendo os concorrentes e mostrando um pouco mais si.

Polémicas de Leandro

Ao longo dos anos, Leandro nunca limitou o que dizia aos meios de comunicação social como nas suas redes sociais não necessitando de terceiros para passar a mensagem.

Foi criticado várias vezes pelos seus pares e pela sociedade por algumas posições contra alguns colegas de profissão.

Ao longo da sua carreira, algumas acusações tornaram-no um concorrente com muito por dizer, por exemplo num Big Brother, sendo que muitos colegas de profissão nunca pouparam as palavras de troco ao cantor aproveitando determinadas situações para desvalorizar o sucesso do cantor.

Leandro e os Filhos

Leandro tem dois filhos. Simão é fruto da relação com Sury Cunha tendo nascido em 2013.

Diego é o segundo filho do cantor tendo nascido em 2019, apresentado como um sentimento único enquanto mostrava uma foto com a companheira Doina Stratulat.

Leandro: o verdadeiro cantor português

Gostando ou não do género musical cantado por Leandro, pode ser dito que é um cantor português com uma vida normal, com os percalços de todos aqueles que vivem a vida no dia a dia e não tem os holofotes dos concertos apontar.

Com uma carreira com sucessos que deverão deixar o cantor cotente e todos aqueles que o rodeia, pode dizer-se que ao longo dos últimos 15 anos lançou as bases para uma das carreiras que poderia ter tudo para correr mal, mas que pouco a pouco foi sendo constuída a pulso de muito suor e muitos concertos.

Ver o cantor Leandro em Portugal a comentar muitas das notícias que saem sobre si, pode ser um pau de dois bicos que se pensa que é natural os artistas serem criticados e terem o poder de responder imediatamente, mas que se perde, muita da proteção que hoje é dada por acessores de impensa e gestores de crise que são treinados para criar um filtro que muitas vezes não existe em Portugal.

Ler Mais: Conheces a maioria dos artistas do Somos Portugal?

Discografia de Leandro

  • LEANDRO - MEU CORAÇãO ESTÁ DE LUTO (2006)
  • LEANDRO - LEANDRO (2007)
  • LEANDRO - TUDO POR AMOR (2008)
  • LEANDRO - TAMBÉM EU (2009)
  • LEANDRO - DESESPERADO (2011)
  • LEANDRO - AO VIVO NO COLISEU DE LISBOA(2012)
  • LEANDRO - PARA SEMPRE (2013)
  • LEANDRO - TOUR PARA SEMPRE (2013)
  • LEANDRO - SOU UM HOMEM FELIZ (2014)
  • LEANDRO - AO VIVO NO MEO ARENA (2015)
  • LEANDRO - MUDANÇA (2016)
  • LEANDRO - AMOR É (2018)

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024