Avançar para o conteúdo principal

Música Portuguesa: Cantores Portugueses, Anos 80 90,...

 Portugal como uma nação latina que é tem uma grande tradição de festas e de música.

A música portuguesa, ou mais propriamente, o género de música nacional mais conhecido é o fado. Por mais que se corra o mundo não existe música parecida ao fado, e são milhares aqueles que todos os anos por todo o mundo vão a concertos de fadistas portugueses para ver fado.

O fado enquanto música portuguesa teve uma grande importância na três primeiros quartos do século passado e uma das principais impulsionadoras deste género musical foi Amália Rodrigues, aquela que é considerada a rainha do fado nacional.

Mas será que Portugal apenas vive de fado?

Música em Portugal

Nos anos 50 60 do ano passado existia uma grande resistência ao regima ditaturial com músicos de intervenção que usavam letras românticas para contrapor o regime. Apesar de hoje em dia as letras de duplo sentido estejam mais ligadas com uma música "brejeira" no tempo da ditadura o duplo sentido fazia da poesia, uma arma de guerra.

José Mário Branco, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho foram alguns dos artistas com uma presença importante na música pré-25 de Abril. Nunca podemos esquecer um dos maires músicos desta época, fora do fado que foi Zeca Afonso.

Apesar de existirem grupos á semelhança da Europa como era o Quarteto 1111, os Gemini ou outros grupos que fizeram parte do imaginário nacional deste período, os temas eram maioritariamente interpretados a solo.

A música portuguesa nos Anos 80

Os anos 80 foi o despertar da música para muito mais diversidade na música portuguesa, embora existisse por parte de muito do público um desprezo pela música nacional e pelos músicos portugueses preferindo ouvir o que era composto no estrangeiro.

Nos anos 80, a música nacional assiste ao aparecimento de muitos dos grupos que dominaram a música nas décadas seguintes, na sua maioria grupos de rock onde pontuaram nomes como os Xutos e Pontapés, GNR, Sérima Legião ou Delfins e tantos outros grupos que floresceram um pouco por todo o país.

Mas nem só de rock se fizeram os anos 80. A música popular portuguesa continuava a ser tocada um pouco por todo o país, por grupos de baile e por artistas a solo. Nomes como Marco Paulo, Carlos Paião, António Variações ou Rui Veloso entre muitos outros dominaram as rádios e a presença nas festas de aldeia.

A música portuguesa nos Anos 90

Os anos 90 continuam a marcação de um amor ódio com a música que ela cantada em português. Enquanto o público clarament preferia comprar cds de artistas internacionais, por Portugal surgiram muitos grupo de variados géneros musicais.

A música portuguesa nos anos 90, ou pelo menos na sua segunda metade foi dominada pelas boysbands seguindo mais uma vez a loucura do que se passava no estrangeiro. Surgiu uma das primeiras boysbands no final do século, os Excesso que encheram recintos por todo o sítio onde passaram. Seguiram-se muitas outras com os Millenium, D'Arrasar e tantas outras que não deram tanto sumo como o ínicio dos Excesso.

No entanto a música começou a descentralizar, e começaram a surgir grupos de muitos locais que normalmente não dariam grupos musicais como era o caso do centro do país onde surgiram por exemplo os The Gift e Silence 4.

Na música dos anos 90 começa a surgir outras sonoridades. O hip hop começa a ter o seu espaço pelo menos nos walkmens dos mais novos e nomes como Sam The kid, Mind Da Gap ou Da Weasel surgem para cativar um público que pouco ouvia música portuguesa.

A música ligeira também sofre um aumento de artistas, sendo este género musical denominado de música pimba, depois de Emanuel, cantor de música ligeira compor o tema "Nós Pimba". Neste período, nomes como Ágata, Emanuel, Luis Filipe Reis, Clemente entre muitos outros, percorrer o país de lés a lés em concertos de baile ou festa da vila.

A música portuguesa depois de 2000

Os anos 2000 trazem uma maior democratização da música portuguesa com a capacidade de existir um maior acesso a todos os géneros musicais através da Internet.

Á distância dum clique numa lista de mp3 ou posteriormente em streaming os portugueses podiam ouvir um sem número de artistas de todos os géneros musicais, existindo uma maior efemeridade da maior parte dos artistas e das músicas.

Os atistas que já eram conhecidos e famosos continuaram a ser, enquanto muitos outros tiveram os seus fogachos de fama e se perderam no tempo.

Em variadas áreas musicais cantores portugueses criaram sólidas carreiras nos últimos 20 anos, continuando a existir uma grande vontade dos portugueses pelo fado, mas um fado diferente, um fado talvez mais jovem.

Artistas como Ana Moura, Mariza ou António Zambujo construiram carreiras em Portugal, com centenas de concertos no estrangeiro, não só ocupando o lugar que há 40 anos era apenas de Amália e pouco mais, mas criando uma nova roupagem neste género musical.

Para os mais novos, o hip hop singrou tornando os pioneeiros como deuses deste género musical, mas criando centenas de cantores que graças á internet podiam publicar as suas músicas sem ter a necessidade de uma editora para lançarem discos ou álbuns.

Com saudosismo dos Excesso, uma telenovela da TVI lançou vários grupos musicais, tendo sido os DZRT um dos maiores fenómenos de vendas, tendo ainda hoje o record de maior número de vendas anuais.

Outros nomes apareceram já mais recentemente de separações de grupos como foi David Fonseca ou Miguel Araújo, provenientes dos Silence 4 e Azeitonas, tendo um respeito do público, sendo artistas que modernizam nas suas actuações.

Nos 2000's, a música portuguesa que nos 20 anos anteriores tinha sofrido bastante a influência dos artistas brasileiros que eram bastante ouvidos em Portugal graças ás telenovelas, sofre uma nova aculturação com a presença dos artistas que desta vez vinham das antigas cólonias, ou já nascidos em Portugal tinham ascendentes africanos.

Um dos melhores exemplos dum grupo que teve sucesso dentro e fora de fronteiras foram os Buraka Som sistema que levaram o kuduro a centenas de concertos por todo o Portugal, contando todos os verões com plateias de milhares e milhares de pessoas.

2010: Talent Show's a criar artistas

Na última década muitos foram os artistas que surgiram criados pela divulgação da televisão. Se nos anos 80 90, os concursos dominavam o horário nobre da televisão ao fim de semana, nesta última décadas foram os talent shows que descobriram alguns dos artistas que hoje em dia mais passam na rádio ou na televisão.

Nomes como Carolina Deslandes, Diogo Piçarra ou Fernando Daniel são apenas alguns dos cantores portugueses que hoje em dia são mais desejados pelas organizações que promovem concertos em Portugal, e que são ouvidos por toda a família graças á ampla difusão na internet.

Música Popular: Ligeira vs Pimba

Tal como muitos outros géneros musicais, nos últimos 20 anos a música ligeira portuguesa, criou novas estrelas e cimentou a carreira de outras.

Tony Carreira: O rei da música ligeira

Não é de estranhar que um dos artistas que se tornou mais conhecido ao longo dos últimos 20 anos foi Tony Carreira. O artista que tem mais de 30 anos de carreira, conseguiu cativar uma legião de fãs, tornando s seus concertos em grandes pavilhões acontecimentos nacionais dignos de telejornal.

Não foi de estranhar que primeiro Mickael e posteriormente David, filhos de Tony Carreira, tenham enverdado por este caminho, tornando-se rapidamente estrelas em ascensão na música ligeira.

Toy: O rei pimba

Apesar de muito se ter falado nos últimos 20 anos de desdém sobre a música popular, nos últimos 5 anos houve uma grande inversão no comportamento dos mais novos face á música popular comumemnte chamada de música pimba.

E na verdade um dos cantores portugueses que mais concertos tem por todo o país será Toy. Apesar de ter uma carreira com mais de 30 anos, Toy continua a reinventar-se parecendo omnipresente entre concertos, televisão ou mesmo publicidade.

Musica popular com novos cantores portugueses

Mas a música ligeira ou popular portuguesa não se faz apenas de Tony e Toy, mas existem centenas de artistas deste género musical que todos os anos cantam estrada for por esse país e comunidades nacionais.

Nomes como Rosinha, Augusto Canário ou mesmo um dos mais antigos, Quim Barreiros continuam a ter uma agenda cheia de concertos por todo o país.

Sucessos da Música Portuguesa

Será muito dificil em vários géneros musicais nomear os temas que são os maiores sucessos da música portuguesa.

Graças á Lei n7/2006 que veio produzir alterações na Lei da Rádio, hoje em dia existem quotas na música portuguesa, existindo um maior conhecimento dos portugueses de artistas nacionais, levando que sejam cada vez mais conhecidos os artistas que celebrizam a música nacional.

A lista pode ser bastante extensa mas prometemos deixar aqui uma lista musical do maiores sucessos da música portuguesa.

Música Infantil Portuguesa

Quem passou pelos anos 80 e 90 certamente se recorda que a música infantil em Portugal cantada em português era bastante diminuta, estando reduzida apenas ao Avô Cantigas e pouco mais.

No fim dos anos 90 e inicio da nova década começaram a surgir os programas infantis onde surgia por exemplo Ana Malhoa, ou posteriormente Luciana Abreu a cantarem no Bueréré ou na Floribella.

No entanto, depois desses fenómenos de vendas, alguns artistas surgiram como foi o caso da Xana Toc Toc com músicas dedicadas aos mais novos, com um intuito educativo.

Se falamos de música infantil, não podemos de esquecer o fenómeno do Panda e os Caricas que durante a última década já levaram milhares de pessoas a recintos desportivos para assistir ás músicas por exemplo no Festival do Panda.

Numa era musical, basta ver as visualizações que temas do Panda e os Caricas têm no Youtube ou Spotify para entender o sucesso destas músicas em português nos mais novos. 

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024