Avançar para o conteúdo principal

SOMOS PORTUGAL: MÚSICAS, APRESENTADORES,...

Conhece as músicas que podes ouvir aos domingos á tarde no Somos Portugal.

Músicas Somos Portugal

Ruth Marlene - Queres é Festa

Lazaro & Jorge - Levar a vida a rir

Pedro Miguel - 24H

Tita - Tchi Tchi Tchi Tcha Tcha Tcha Tcha

Martim - Ai como posso

Delfim Júnior e Ympério Show - És tu pa

Ana E Luis Vicente - Maria Domingas

Fernando Correia Marques - Não leves a mal

Toy - Vou Beijar

Tradição D'Ouro - Bate com a mão

Lucy Teixeira - Ai Ai Mama mia

Pedro Miguel - Um dia vais-te apaixonar

Bandalusa - Maria tcha tcha tcha

Delfim Junior e Ymperio Show - Até bebi, até chorei

Tita e Pedro Miguel -  Louca Paixão

Lazaro & Jorge - Estava com a cadela

Ruth Marlene - Só Por ti

Toy - Tu e eu ai ai ai ai

Tita - Amor de Chocolate

Delfim Junior e Ymperio Show - Afinal quem manda aqui

Ana E Luis Vicente - Noites de Aldeia

Fernando Correia Marques - Medley

Bandalusa - Tem de ser Gordinha

Tradições D'Ouro - Vira da nossa gente

Ruth Marlene - Pisca Pisca

Lucy Teixeira - A dança do Amor

Toy - Sou Português

Toy - Cerveja no Congelador

Esta pretende ser a maior lista de música ligeira, sendo uma boa banda sonora para uma festa popular.

Banda Sonora "Somos Portugal"

Ao longo de 11 anos, muitos foram os artistas a actuar no programa de Domingo á tarde, mas existem os artistas que actuam com uma maior regularidade. Esta lista pretende mostrar o que normalmente os espetadores ouvem no Somos Portugal, sabendo que os artistas podem mudar de tarde para tarde.

Apesar dos artistas mudarem de vez enquando, fora a apresentação de novas músicas, sabe-se que normalmente o Toy canta o "Vou Beijar" ou a "Cerveja no Congelador" ou que a Ruth Marlene canta "Queres é Festa" ou "Pisca Pisca".

O que é o Somos Portugal?

O Somos Portugal é um dos mais antigos programas da TVI.

Transmitido ao Domingo á tarde desde 2011, o Somos Portugal é aquela companhia para milhares de portugueses que estando em família, ou apenas a fazer algumas actividades de casa, têm o Somos Portugal a dar na televisão.

Apesar de não agradar a gregos e a troianos, o Somos Portugal sendo prometeu levar as tradições portuguesas, a todos os portugueses. O programa foi feito para poder acompanhar as maiores festividades portuguesas, levando a televisão a sair do estúdio e ir ao encontro das pessoas fosse em Lisboa ou no Porto, ou em terras mais pequenas que normalmente não recebem os artistas musicais que são apresentados normalmente no programa da TVI.

A música é um dos grandes pilares do Somos Portugal. Para todos aqueles que gostam de música ligeira (conhecida como música pimba) o Somos Portugal apresenta semanalmente alguns dos artistas mais conhecidos da música ligeira portuguesa.

Normalmente existe uma mistura entre os artistas de renome nacional, com alguns artistas mais regionais, que apesar de não serem conhecidos de norte a sul, vêm no Somos Portugal uma forma de mostrar a sua música a quem não os conhece.

Programa de Domingos á tarde na TVI

O Somos Portugal sempre foi uma referência para a concorrência, fosse ao Domingo ou noutros dias da semana, que procura mostrar não só as terras por Portugal, mas as empresas e actividades.

Sendo indústria, artesanato ou gastronomia, os portugueses gostam de conhecer o que normalmente podem ver ns tradicionais expositores das festas concelhias.

Com bastante humor, os apresentadores mostram o que é produzido por Portugal, levando a que os espetadores possam não só ocnhecer o que há para além das fronteiras da sua própria terra,  promoverem o turismo interno.

Apresentadores do Somos Portugal

Ao longo dos anos, muitas foram as caras que deram a cara pelo Somos Portugal na TVI.

Os apresentadores muitas vezes são mais conhecidos do que o próprio programa, mas no caso do Somos Portugal, os apresentadores vão passando e o programa fica.

As principais figuras da TVI já estiveram a apresentar o Somos Portugal, tendo este programa alguns apresentadores que foram quase prata da casa para este programa.

Uma das principais referências sempre foi o facto do Somos Portugal não ter apenas um ou dois apresentadores, mas ter vários. Esta quantidade de apresentadores permite que a produção possa colocar um no palco, e ter os outros pela feira ou festa visitada a entrevistar não só os convidados como alguns "locais".

Cristina Ferreira, Cláudio Ramos, Nuno Eiró, Leonor Poeiras ou Isabel Silva são alguns dos nomes que ao longo dos anos passaram pelo Somos Portugal, sendo que a maioria deles estiveram não só para captarem espetadores, mas porque o público gostava da sua presença neste programa.

Outros nomes não resultaram tão bem tendo permanecido no programa apenas alguns episódios.

Hoje em dia, o Somos Portugal é apresentado por Mónica Jardim, Santiago Lagoá, Fanny Rodrigues e Ruben Vieira.

Somos Portugal no Estúdio da TVI

Desde que a pandemia tomou conta das terras portuguesas, e houve a proibição das festas e das grandes concentrações de pessoas, o Somos Portugal perdeu o significado de viajar pelas maiores festas de Portugal. 

Depois de uma paragem, este programa surgiu em versões especiais directamente dos Estúdios da TVi em Queluz de Baixo com programas temáticos.

Próximo Somos Portugal

É sempre díficil prever quando vai ser o próximo Somos Portugal fora dos Estúdios da TVi, mas assim que os números da pandemia se reduzirem o Somos Portugal irá fazer-se á estrada para mostrar o melhor do país.

Entretanto, caso deseje pode encontrar aqui a lista dos locais onde o Somos Portugal esteve ao longo dos anos por dezenas de festas por Portugal.

Várias festas - https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_s%C3%A9ries_de_Somos_Portugal

Curiosidades Somos Portugal

- Primeiro Somos Portugal

O primeiro Somos Portugal foi realizado na Festa dos Tabuleiros em Tomar, em 2011 tendo sido apresentado por Cristina Ferreira e Nuno Eiró. Ao contrário da Festa dos Tabuleiros, o programa continuou a ser feito todas as semanas faça chuva ou faça sol.

- Manuel Melo no Somos Portugal

Manuel Melo, que ficou conhecido dos portugueses como Girafa, foi o actor que durante alguns anos fez rábulas para o programa Somos Portugal. Com bastante humor, o actor apresentava algumas curiosidades sobre as terras que recebiam o programa de Domingo á tarde.

- Milhares de artistas que passaram pelo Palco do Somos Portugal

São milhares os artistas que ao longo de 11 anos passaram pelo palco do Somos Portugal. As editoras agradecem a promoção dos seus artistas, mesmo que alguns torçam o nariz a participar neste género de programas de música popular.

- Edições Especiais

Ao longo dos anos, várias foram as edições especiais do Somos Portugal em locais iconicos de Portugal por altura de grandes eventos. O mega Picnic ou o Wonderland em Lisboa, a Festa de Final de Ano em Albufeira ou a Festa da Família, foram alguns eventos que levaram milhares de pessoas aos parques do nosso país.

- Não houve Somos Portugal

Numa ocasião especifica, os canais portugueses deixaram de transmitir os seus programas de Domingo á tarde por respeito a um falecimento. O Somos Portugal não foi para o ar no dia 6 de Dezembro  de 2020 depois do falecimento de Sara Carreira.