Depois de um dia de temperatura elevadas, a noite continuava perfeita e o espetáculo inaugural da 10ª edição do Festival Edp Cool Jazz prometia ainda melhorar à medida que o público ia preenchendo os espaços vagos que outrora ainda havia na plateia.
De vestido preto, longo e brilhante (à semelhança da fadista) Ana Moura dá início ao concerto num registo calmo interpretando “Amor Afoito”, o qual foi imediatamente contrastado pelo ritmo acelerado e pelas palmas que acompanhavam “E tu gostavas de mim”, tema escrito por Miguel Araújo para o último álbum da cantora “Desfado”, que reúne melodias menos tradicionais, mas que se conjugam demonstrando que o fado continua vivo e ainda é capaz de se renovar. Aliás “Desfado” foi destaque, como seria de esperar, no alinhamento desta noite, o qual ia sendo intercalado por alguns clássicos como “Leva-me ao Fado”, que teve direito a ensaio prévio do refrão com o público «Vocês estão um pouco tímidos vamos tentar outra vez» e, na segunda tentativa, já todos colaboravam e respondiam às deixas da fadista.
“A case of you” foi o tema que se seguiu e que resultou de um desafio do produtor Larry Klein, de gravar uma versão da musica de Joni Mitchel como se de um fado se tratasse, mostrando que mesmo cantando em inglês, o Fado é muito mais que um estilo musical é um sentimento que não encontra fronteiras linguísticas.
"Os Búzios", do álbum "Para Além da Saudade", levaram mais uma vez o público a mostrar os seus dotes vocais, a que se seguiu um instrumental protagonizado magistralmente por Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola fado), André Moreira (baixo), Mário Costa (bateria) e João Gomes (teclados). Ainda pensamos que esta interrupção nas canções cantadas fosse pretexto para uma mudança de guarda roupa, mas a surpresa reservada foi outra, Ana Moura regressa ao palco, com o mesmo vestido, mas não vem sozinha, acompanha-a Luísa Sobral e “A casa da Mariquinhas” foi o segundo dueto protagonizado pelas duas.
O próximo tema a ser tocado tinha na plateia a sua autora Márcia Santos, a quem Ana Moura agradeceu, trata-se do single "Até ao Verão", música pela qual a fadista se apaixonou logo à primeira vista e que é presença permanente nas rádios. Ainda ouve tempo para apreciar o “Fado Alado” e o “Bailinho à Portuguesa” antes de terminar com o tema que dá nome ao disco “Desfado”.
As palmas não se fizeram esperar e regresso era obrigatório e assim aconteceu com “Loucura” e “Fado Serrano”, mas o publico continuava a pedir mais e Ana Moura acedeu, cantando mais um tema de Amália Rodrigues que deu por encerrado este primeiro dia de Festival.
Para o segundo dia, de novo uma dupla, de novo em português, mas do outro lado do atlântico, Maria Gadú e Dajavan preparam-se para subir ao palco e nós lá estaremos para os receber…
Data: 2013-07-04
Fotografia: Pedro Figueiredo
Texto: Vânia Marecos
Artigos Relacionados:
Luísa Sobral @ EDPCoolJazz
Ana Moura @ EDPCoolJazz
Maria Gadú @ EDPCoolJazz
Djavan @ EDPCoolJazz
Texto: Vânia Marecos
Artigos Relacionados:
Luísa Sobral @ EDPCoolJazz
Ana Moura @ EDPCoolJazz
Maria Gadú @ EDPCoolJazz
Djavan @ EDPCoolJazz