Avançar para o conteúdo principal

Os mais belos mercados de Natal na Europa e em Portugal

Os mercados de Natal são cada vez mais um elemento que leva cada vez mais milhares de pessoa a viajarem. 

Os países europeus têm uma grande tradição nos tradicionais mercados de Natal. O centro da Europa é o coração do Natal, entre a Alemanha, Bélgica, Franca ou Républica Checa podem ser encontrados os mais belos mercados de natal europeus.

Não se deve porém esquecer os mercados de Natal em Portugal, que apesar de não terem uma tradição tão grande, já vão atraindo milhares de turistas no Natal.

Hoje vamos conhecer as cidades com os mais famosos mercados de Natal da Europa não esquecendo os mercados que mais se destacam em Portugal.

Destinos onde posso ir no Natal

Os Mercados mais bonitos da Europa



Ao longo dos anos alguns países tiveram os maiores destaques na celebração do Natal, enquanto nascimento de Jesus Cristo. 



O Mercado de Natal é uma tradição para as famílias europeias. Nestes locais, os habitantes compram presentes ou os últimos alimentos para a ceia de Natal.

O Mercado de Natal é também um passeio para ser feito com amigos e família, por exemplo para ver os centros da cidade iluminados com motivos natalícios.

Os Mercados mais bonitos da Alemanha

Muitos milhares de pessoas vão a turismo a Alemanha neste período do ano aepnas para ver os mercados de Natal. Qualquer grande cidade alemã tem mais do que um mercado de Natal, mas existem algumas cidades com os mercados mais históricos.

Mercado de Natal de Aachen

Não sendo uma das cidades mais conhecidas da Alemanha, Aachen tem um dos mercados mais bonitos do país.



Localizado nas ruas que circundam a Catedral e o município de Aachen, o Mercado provoca os turisticas com cheiros, sabores tradicionais alemães, sendo uma desafio para os mais pequenos e para os mais graúdos.

Mercado de Natal em Berlim

Berlim como a capital da Alemanha e como uma cidade com uma história com muitos capítulos tem alguns dos mercados de Natal mais conhecidos do país.



O principal Mercado de Berlin é o Gedächtniskirche mas ao longo da cidade podem ser vistos mais de 60 mercados por toda a cidade.

Em Gendarmenmarkt podem ser encontradas delicias para o estômago, mas existem também por o Mercado de Natal da Kaiser Wilhelm Memorial com as típicas casinhas de Madeira que estamos habituados a ver do Natal.

Se o objectivo passa por ver um presépio vivo (algo muito comum em Portugal) nada melhor que passar pelo Mercado de Natal de Spandau que apesar de ser um pouco mais longe do centro também merece uma visita.

Mercado de Natal de Colonia

Há semelhança da Catedral que é património da Unesco, o Mercado de Natal de Colónia (ou pelo menos o mais conhecido) fica localizado no centro da cidade.



Uma das atrações desta cidade é que aqui está localizada a maior árvore de Natal da região.

Quem está habituado a ir degustar sabores e cheiros de Natal, no Mercado de Colónia tem mais de 160 barraquinhas onde podem provar entre outros cerveja artesanal alemã ou o Glühwein (vinho quente) bastante apreciado nesta região.

Mercado de Natal de Frankfurt

O maior mercado de natal de Frankfurt é o Weihnachtsmarkt, sendo um dos mercados com mais história de toda a Alemanha. Com mais de 200 barraquinhas, este mercado localizado no centro de Frankfurt, atrai todos os anos, mais de 3 milhões de pessoas.



A árvore de Natal que todos os anos é iluminada de forma diferente é um dos principais destaques da praça central de Frankfurt.

Mercado de Natal de Freiburg

Ao contrário dos mercados anteriores, o mercado de Freiburg dá relevo á Torre da Catedral Gótica que deixa a seus pés as barraquinhas de brinquedos e sabores que os turistas visitam regularmente.



Localizado junto da Floresta Negra é bem com poder comprar artesanato de madeira ou poder assistir aos artesãos que moldam o vidro.

Os Mercados mais bonitos da Bélgica

Mercado de Natal de Bruges

Bruges é sem sombra de dúvida uma das vilas mais históricas da Bélgica e o Mercado de Natal não fica atrás. O vinho quente é um dos sabores que adoçam o paladar dos visitantes.



Localizada na Praça Simon Stevin, o Mercado de Natal de Brugues conta com uma grande pista de gelo rodeada por várias barracas onde se podem comer os doces locais.

Mercado de Natal de Antuérpia

Antuérpia é uma das cidades belgas e tem um Mercado de Natal a condizer. Para além das barraquinhas, o Mercado de Natal tem sempre actividades culturais diferentes todos os anos.



Para além dos tradicionais coros de natal ou dos bailarinos, Antuérpia conta com três árvores de Natal (Grote Markt, Handshoenmarkt e Koningin Astridplein) bem como uma pista de gelo, Roda Gigante entre muitos outros divertimentos que não vai querer perder.

Antuérpia também tem uma tradição parecida ao tradicional "Madeiro de Natal". Em Antuérpia chama-se “Kerstboomverbranding”, altura em que os habitantes queimam as suas árvores de Natal numa enorme fogueira pública.

Mercado de Natal de Bruxelas

A capital da Bélgica não poderia ficar fora desta lista dos Mercados de Natal mais bonitos da Europa. No período de Natal o centro fica liberto de Carros e o Mercado de Bruxelas ocupa a Grand Place, a Place de la Monnaie, a Place Sainte-Catherine e a Place du Marché aux Piments.



São mais de 200 expositores de tudo um pouco que podem ser encontrados nesta cidade histórica. Para além das compras e dos comes e bebes, existe uma pista no gelo, roda-gigante e a tradicional árvore de Natal.

Outros Mercados memoráveis pela Europa

Mercado de Natal de Copenhaga

Bem se há um Mercado de Natal memorável bem o mais perto possível da terra do Pai Natal esse mercado é o Mercado de NAtal de Copenhaga.



O Parque Tivoli enche-se de luz e cor para festejar uma das maiores festividades anuais na Dinamarca. Ao contrário da maior parte dos países, aqui não existe uma única Árvore de Natal, mas todas as árvores junto do lago são iluminadas num espetáculo único de luz e cor.

Mercado de Natal em Praga

Para quem gosta de Praça com todos os seus palácios, o centro de Praga também é ocupado com um dos eventos mais populares de todo o ano: o Natal. 



O Mercado de Natal de Praga é conhecido pelos concertos que são realizados na Praça da Cidade Velha, bem como pelos paladares que podem ser provados como os deliciosos muffins, a carne de porco (muito tradicional nesta região) e o vinho quente, não estivessemos nós no centro da Europa.

Mercado de Natal de Estrasburgo

Em França, Estrasburgo tem o Mercado de Natal que se auto-denomina como Natal mais antigo da Europa. Com uma histórica que nos leva para 1570 o “Christkindelsmärik” ou Mercado do Menino Jesus criou uma tradição que se vem repetindo ao longo dos últimos 450 anos.



Sendo um dos maiores destaques em França neste período, Estrasburgo é considerada a capital (francesa) do Natal.

Mercado de Natal em Vienna

Viena leva a tradição do Natal muito a sério sendo uma tradição que tem quase mil anos. Desde 1298 que o na altura rei permitiu a que fosse criado o “Krippenmarkt”.



Hoje em dia são mais de 10 mercados por toda a cidade, num turismo sazonal que pode ser entrecalado com os muitos palácios a ser visitados na cidade.

Se gosta de fazer compras de Natal, o tradicional Mercado de Natal de Vienna poderá ser uma perdição entre casas de madeira, cerâmica, chapéus de lã ou os tradicionais biscoitos gingerbreads.

Mercados de Natal em Portugal

A Tradição dos mercados de Natal trouxeram a Portugal um novo colorido ás cidades nacionais. Não são uma cópia dos Natais a Europa, mas têm um pouco de inspiração aqui e ali.



Com mercados para todos os gostos resta-nos a nós mencionar alguns dos mais tradicionais e alguns que juntam mais pessoas neste período de Natal.

Óbidos Vila Natal

É considerado um dos mercados de maior destaque em Portugal. Localizado no centro do país, o Óbidos Vila Natal é a transformação da vila de Óbidos num Mercado de Natal que ocupa toda a vila dentro de muralhas e arredores.



Durante o mês de Dezembro centenas de excursões de todo o país são organizadas para ir ver o Óbidos Vila Natal. Apesar de ser um mercado com entrada paga, são milhares que todos os dias passam pelas ruas de Óbidos, levando á diversão de todos aqueles que passam pela vila.

Perlim

Santa Maria da Feira tem um dos mais bonitos mercados de natal do norte de Portugal. Contando com várias casinhas de madeira, muitas diversões para os mais novos e até um circo de Natal, o Perlim é um local a visitar.



Wonderland em Lisboa

Apesar de existirem vários mercados de Natal pela cidade de Lisboa, o mais conhecido é mesmo o Wonderland, onde a Feira Popular é montada no Parque Eduardo VII.



Para os mais pequenos diversões como a pista de gelo ou a roda gigante são o desejo dos mais novos ao longo de todo o ano. Para todos os que querem um mercado de Natal mais clássico podem sempre descer a Avenida da Liberdade tendo um Mercado de Natal na Praça da Figueira.

Praça Natal em Gaia

A Praça de Natal é considerado um dos maiores eventos de Natal o norte de Portugal. Tal como o Wonderland é um pequeno parque de diversões onde os mais novos querem ir no Natal.



Os mais velhos têm as barraquinhas com artesanato e gastronomia local, sendo um local muito agradável para ir passear com família e amigos.