Mercados e Feiras de Natal
Passagens de Ano 2025/2026
Mercado de Natal 2025 em Braga
| Evento: Mercado de Natal 2025 |
| Localização: Braga |
| Datas: 29 de Novembro a 11 de Janeiro |
Conhece o Mercado de Natal
O Mercado de Natal vai dar cor e luz ao centro de Braga em 2022.
Um Mercado de Natal vai estar presente na Praça do Município com uma tenda gigante que irá permitir a que os bracarenses possam festejar o Natal, havendo chuva ou sol.
Com a Câmara Municipal como fundo, o Mercado permitirá que em Dezembro, os bracarenses possam ter acesso a dezenas de vendedores de restauração, bebidas e artesanato, que permitirão tardes e noites de festa.
Carrossel de Natal em Braga
Para os mais novos o Carrossel será o local central deste Mercado, onde os mais novos poderão andar, criando momentos nas suas memórias que ficarão para sempre.
Mercado de Natal
O Mercado de Natal de Braga pretende mostrar o melhor que existe na região minhota, afirmando Braga no mapa das celebrações natalícias nacionais, podendo levar a que mais turistas visitem esta localidade nesta altura do ano.
Para além do artesanato urbano e tradicional, das decorações natalicias, das luzes e iluminações de natal, Braga poderá oferecer aos bracarenses mais um espaço para passearem e disfrutarem durante o mês de Dezembro.
5 Dicas úteis para ir ao Mercado de Natal
Programa do Mercado de Natal 2025 em Braga
Conhece o programa do Mercado de Natal em Braga.
1 de dezembro
17h30 - Concerto "Joyful, Joyful – Alegria" (Gospel Collective) | Local: Anterior à Cerimónia das Luzes (implica Avenida Central/Palco principal)
Após 17h30 - Cerimónia de Inauguração das Luzes de Natal | Local: Cidade
5 de dezembro
21h30 - Concerto da Azeituna (com participação de Jorge Palma) | Local: Theatro Circo
6 de dezembro a 11 de janeiro
Natal no Pópulo (Patinagem no gelo, animação, gastronomia) | Local: Largo do Pópulo
13 de dezembro
Bolo-Rei Gigante | Local: Praça Municipal
14 de dezembro
16h00 - Parada de Natal | Local: Ruas do Centro Histórico
20 de dezembro
21h30 - Concerto "Braga Fora – Coro Comunitário de Mulheres" | Local: (Palco Braga é Natal - implícito)
21 de dezembro
47.ª Corrida de S. Silvestre (5 km e 10 km) | Local: Principais artérias da cidade
24 de dezembro
10h00 às 12h30 - Bananeiro da Pequenada | Local: Avenida Central
28 de dezembro
17h00 - Espetáculo de Encerramento Braga 25 – “Entre Pedra e Bruma” | Local: Theatro Circo
31 de dezembro
22h30 - Festa de Passagem de Ano (DJ Emídio Meireles, Os Vizinhos, DJ Meninos do Rio, DJ André Salvador) | Local: Avenida Central
Meia-noite - Espetáculo de fogo de artifício | Local: Avenida Central
10 de janeiro
Concerto de Ano Novo (Orquestra do Distrito de Braga) | Local: Forum Braga
11 de janeiro
15h00 - XXXVIII Encontro de Grupos de Reis | Local: Forum Braga
Datas Sem Horário/Local Específico
29 de novembro a 11 de janeiro - Braga é Natal (programação geral)
Durante dezembro - Mais de 80 espetáculos (teatro, música, etc.) | Local: Palco Braga é Natal
Durante o programa - Ciclo de cinema “Braga é Natal” (8 sessões ao ar livre) | Local: Avenida Central
Durante o programa - Espetáculo de novo circo “O Grinch e o Circo dos Sonhadores” (Cia Malatitsch)
Durante o programa - 82 atividades (Laboratórios de Natal para famílias) | Local: Avenida Central
Ciclo "Viagem de Inverno" - 5 concertos de música erudita (Sinfonietta de Braga) | Locais: Salão Medieval da Universidade do Minho e Palco Braga é Natal
Descobre os concertos que poderás ver em 2026
Programa do Mercado de Natal 2023 em Braga
O Braga é Natal volta com mais um programa com muitos eventos de 1 de Dezembro a 12 de Janeiro, onde a magia e o espírito de Natal invadem a Cidade de Braga.
Braga enche-se de luz, cor e alegria, e transforma-se num lugar mágico, onde todos, de todas as idades, podem viver experiências inesquecíveis, entre inúmeras brincadeiras, diversões e espectáculos culturais.
O ‘Braga é Natal’ é um evento único que promove a cultura local, atrai e encanta turistas, dinamiza o comércio e fortalece a identidade colectiva, preservando e valorizando as tradições natalícias da região.
As ruas, largos e praças são o palco de momentos verdadeiramente especiais que todos poderão desfrutar ao máximo em família, criando memórias para toda a vida.
Depois do sucesso do Mercado de Natal no ano passado, a organização decidiu nesta edição fazer crescer a iniciativa, apoiando a presença de mais artesãos, artistas e produtores locais - 30 participantes -, garantindo o máximo conforto para os visitantes. O Mercado de Natal irá decorrer na Praça Conde Agrolongo, entre 1 e 24 de Dezembro, com dias cheios de cultura, criatividade e muitas surpresas.
Entre as novidades da programação deste ano destaque para os espectáculos de Novo Circo, com “Parada - O Circo dos Elefantes”, pela Companhia espanhola “La Maquiné” e para a Sétima Arte, com a projecção de oito sessões de cinema para toda a família.
A cerimónia de inauguração das luzes de Natal, no dia 1 de Dezembro contará com um concerto por André Sardet, que promete trazer as mais belas melodias natalícias.
Para os mais pequenos haverá uma programação intensa, diversificada e repleta de fantasia, com oficinas, exposições, teatro, animação e o carrossel. De destacar a Parada de Natal, no dia 10 de Dezembro, que contará com mais de 750 participantes numa verdadeira viagem pelo mundo encantado e pelo imaginário natalício.
No mesmo dia, irá decorrer um espectáculo de Stand Up Comedy com os humoristas João Seabra, João Faquire e Miguel 7 Estacas.
Referência também para o Ciclo de Concertos de Natal da Sinfonietta de Braga “Viagem de Inverno” que surge, enquadrado no programa ‘Braga é Natal’, como mais uma referência ao nível da fruição das artes eruditas.
O Bolo Rei Gigante e a animação de rua continuam a atrair a presença de muitos milhares de pessoas às ruas da cidade.
Ao todo, o programa inclui mais de 100 espectáculos, entre concertos, teatro, novo circo, magia, dança, cinema, performances e animação de rua.
O desporto também faz parte da programação com a realização da tradicional Corrida de S. Silvestre, que já vai na sua 45.ª edição, sendo a segunda mais antiga do país e uma das mais participadas.
O Altice Forum Braga é o centro da aventura natalícia com a Pista de Gelo, o Circo de Natal e vários espectáculos de bailado. A Passagem de Ano terá um cariz solidário com “Revenge of the 90s”.
A programação do ‘Braga é Natal’ estende-se até 12 de Janeiro, com concertos de Ano Novo, Encontro de Reis, entre outras iniciativas.
Programa do Mercado de Natal 2022 em Braga
Conhece aqui o programa da Mercado de Natal:
1 dezembro
17:30 - CERIMÓNIA DE INAUGURAÇÃO DAS LUZES DE NATAL (Avenida Central)
1 a 24 dezembro
MERCADO DE NATAL (Praça Municipal)
Segunda-feira a quinta-feira: 10h00 às 19h00
Sexta-feira a Sábado: 10h00 às 22h00 Domingo: 10h00 às 19h00
Sábado (24 de dezembro): 10h00 às 14h00
1 a 24 dezembro
TEATRO, MÚSICA, NOVO CIRCO, MAGIA, DANÇA, MALABARES, COROS E CÂNTICOS DE NATAL (Ruas do Centro Histórico)
3 dezembro
16:00 - TEATRO “Uma aventura no parque”, pelo Grupo de Teatro Malad’arte (Auditório da Junta de Freguesia de Nogueira)
21:30 - CONCERTO “Cachupa Psicadélica” (Auditório da Junta de Freguesia de Nogueira)
PROGRAMA DESCENTRAR
5 dezembro
21:00 - DIA DE S. GERALDO CONCERTO “Homenagem a Nella Maíssa”, pela Orquestra Sinfonietta de Braga
(Theatro Circo)
17 dezembro
17:00 - BOLO REI GIGANTE (Praça Municipal)
18 dezembro
11:00 e 15:00 - TEATRO “Cordão”, pela Fértil Cultural (Salão Nobre Museu dos Biscainhos)
PROGRAMA PALCOS IRREQUIETOS
16:00 - PARADA DE NATAL (Ruas do Centro Histórico)
20 dezembro
21h30 - CONCERTO, pela Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho
(Capela da Imaculada do Seminário Menor)
24 dezembro
10:30 - Bananeiro da Pequenada (Praça Municipal)
30 dezembro
21:00 - 44.ª EDIÇÃO DA CORRIDA DE S. SILVESTRE (Praça da República)
31 dezembro
22:00 - PASSAGEM DE ANO NOVO (Altice Forum Braga)
22:30 - Os Bolha
00:00 - Transmissão do Fogo de Artifício nos ecrãs, no interior e exterior
00:15 - Tony Carreira
01:45 - DJ Pedro Simões RFM
7 janeiro
21:30 - CONCERTO DE ANO NOVO, pela Orquestra Filarmónica de Braga (Altice Fórum Braga)
8 janeiro
15:00 - XXXV ENCONTRO DE GRUPOS DE REIS (Altice Fórum Braga)
Localização do Mercado de Natal
Vê aqui a localização do Mercado de Natal, em Braga.
