Avançar para o conteúdo principal

Mercado de Natal: 5 Dicas Úteis

Todos os anos o mercado de Natal nos centros da cidade é sempre um local de romaria, pelo menos uma vez por época natalícia.

Para os mais novos, o Mercado de Natal pode ser um centro de encontro para provar alguns doces que tradicionalmente não aparecem pela cidade, para os mais velhos pode ser uma forma de sair da rotina.

Mas com visita á caisnha do pai natal, ou apenas para dar um passeio, existem 5 dicas úteis a ler antes de ir ao Mercado de Natal nos dias de hoje:

Ir ao Mercado de Natal fora da "hora de ponta"

Em muitas cidades por portugal fora o Mercado de Natal está no mesmo lugar com os mesmos personagens durante quase um mês que vai do início de Dezembro até ao dia de reis.

São quase 40 dias que estes mercados podem ser visitados, muitos deles com horários bastante alargados, onde o visitante poderá ver o que mais deseja sem grandes confusões.

Evitar os horários depois do almoço ou ao fim da tarde nos dias de fim de semana, ou depois do jantar, poderá levar a que não fique em filas de espera e possa aproveitar melhor o Mercado de Natal.

Ninguém quer ficar uma hora á espera de entrar para o Carrossel ou para passar 30 segundos com o Pai Natal; por isso ir numa hora mais descongestionada poderá levar a que posa ver o Mercado de Natal de uma forma mais prazerosa, e quem sabe ter uns descontos por parte dos vendedores.

Levar algo para comer

Provar os doces e a gastronomia do Mercado de Natal é uma experiência única que irá marcar esta visita para o resto da sua vida.

No entanto, hoje em dia, com a inflação a disparar, será bom pensar que se vai passar três ou quatro horas no mercado de Natal, deverá levar algo para comer, caso não queira gastar o subsidio de Natal para tudo o que os mais novos querem.

Os Mercados de Natal têm normalmente bancas com crepes, bolachas de Natal e doces que normalmente só são comidos nesta altura, mas não podemos esquecer que para bem da nossa saúde e da nossa carteira, estes doces devem ser comidos com moderação.

Levar algo de casa um pouco menos doce, ou ir com o estômago cheio, poderá ser uma forma de poupar dinheiro, e não perder demasiado tempo nas filas das bancas mais deliciosas ou apenas para comer a "Fartura do Natal".

Planear a ida ao mercado de natal ou parque temático

Bem se vive numa vil ou pequena cidade, provavelmente o Mercado de Natal pode ser visto em pouco mais de uma hora.

No entanto, existem alguns "Mercados de Natal" que são autênticos parques temáticos, e que por isso necessitam de algum planeamento de tempo e dinheiro.

Locais como o Perlim ou Óbidos Vila Natal levam a que muitos municipios planeiem visitas com autocarros só para ir a estas festividades.

Com bilhete de entrada, e com muitas diversões e metros quadrados pela frente o planeamento será necessário para que não nos percamos no tempo, de forma a ver tudo o que está ao nosso dispor.

Noutros parques de Natal como é o caso do Wonderland em Lisboa, saber planear e escolher onde os mais novos podem ir poderá levar a uma poupança grande e evitar birras por não poder ir a todas as diversões.



Compre as suas ofertas de natal nos artesãos locais

Ir a um mercado de Natal é o conhecimento de novas artes no campo do artesanato, e a possibilidade de comprar elementos por exemplo de decoração para o Natal que de outra forma não teria acesso.

Comprar artesanato local é uma forma de alimentar pequenos negócios e ter peças únicas feitas muitas das vezes por "vizinhos".

Os presépios ou as decorações da árvore de Natal são o mais tradicional no mercado de Natal, mas por todo o país, várias artes fundem-se em diversas bancas e expositores, tornando a ida a um mercado um gosto de poder comprar directamente no artesão.

DICA: Se comprar para toda a família pode ser que tenha um desconto, afinal se está a falar com o "patrão" ele será a melhor pessoa para fazer o melhor preço.

Aproveite os espetáculos culturais

Ir ao Mercado de Natal é sinónimo de ir ver concertos ou espetáculos de teatro.

Num país em que a cultura está cada vez mais cara aproveitar os espetáculos de Natal é uma boa forma de ter cultura a custo zero.

Quase todas as cidades organizam eventos com grupos corais locais onde são cantados alguns temas bastante conhecidos de Natal, e outros não tão conhecidos especialmente para os mais pequenos.

O teatro normalmente também tem um lugar nos eventos de Natal, existindo locais onde actores criam pequenos actos teatrais mais destinados aos mais novos.


Ir a um Mercado Natal pode ser algo bastante relaxante que poderá ser um momento para a nossa vida ou para a vida dos mais novos.

O encontro com o Pais Natal na tradicional casa do Pai Natal poderá ser um momento que ficará na memória dos mais novos. Apesar de não estar na Lapónia é sempre um momento especial.

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024