Avançar para o conteúdo principal

Ano Novo: Lista de compras para o jantar, ceia, bebidas,...

Tradicionalmente passamos a noite de natal (24 de dezembro) a comer, e comer e comer... Pelo meio normalmente bebemos. Por norma, esta é a altura de quem faz regime esquece-se do regime e ataca em tudo o que lhe coloca à frente. Afinal o menino Jesus tinha animais no estábulo e não suplementos proteicos...



Em Portugal, existem vários pratos que são elaborados para o Natal. Mediante os gostos, a região do país e a tradição familiar, entre o bacalhau, o polvo e o peru são muitas as famílias que ocupam a mesa com um ou vários destes pratos. Mas e na passagem de ano? O que tradicionalmente é comprado e comido numa boa refeição de fim-de-ano?

Mal termina o natal o que pensamos é o que comprar para o ano

Não é estranho para muitas famílias que este período de festas seja um período contínuo de "engorda". Quem não gosta dos doces de natal e dos pequenos luxos de ano novo? 

Milhares de famílias portuguesas abastecem continuamente a mesa de natal até aos reis (6 de janeiro). Familiares e amigos que são convidados, por tradição passam 90% do tempo junto à mesa dos doces.

Mas à medida que os dias vão-se aproximando do dia 31 de dezembro, a mesa tem de ser reabastecida, e muitas famílias fazem aquela "Compra de passagem de ano" onde não pensam apenas na tradicional lista de compras, mas sim nos luxos da festa de final do ano que muitas famílias gostam de ter na mesa na última noite do ano.

Ceia de fim de ano

Antes de ir às compras, nada melhor do que fazer uma lista, para não ter de ir várias vezes ao supermercado e perder tempo e dinheiro em compras infindáveis. Mas a primeira coisa que deve pensar é o que fazer para a última noite do ano? O que os potenciais convidados gostam? O jantar é volante?

Estas questões são essenciais para que não falte nada na ceia do ano novo.
Outra questão importante é, sobrou alguma coisa do natal que possa ser reaproveitado para o ano novo? Em períodos como os que passamos "reciclar e reaproveitar" a comida é essencial para poupar dinheiro e evitar o desperdício de comida.

Algumas das receitas clássicas de passagem de ano em Portugal poderão passar pelo reaproveitamento do que sobrou do Natal. Como muitas das vezes a refeição é para muitas pessoas, os "clássicos" para muita gente poderão ser feitos no dia 25 de dezembro ou 31 de dezembro.

E que clássicos são estes? Quem não gosta de Bacalhau com Natas? Ou Arroz de Polvo? São pratos fáceis, económicos e que quase toda a gente gosta. Pensando nestas ou noutras receitas para aproveitar o que sobrou de natal, pode-se poupar muito dinheiro. Mas antes de passar para o prato principal nada melhor que conhecer as entradas para o ano novo.

Lista de entradas para a ceia de ano Novo

Para todos aqueles que trabalham no último dia do ano, as entradas para a passagem de ano começam mal terminam o trabalho. Aquela cervejinha com os colegas do trabalho pode ser um início que poderemos não ter de colocar na lista de compras, mas aquela "grade" de minis para o final do ano pode ser um excelente acompanhamento para a última refeição do ano.

6, 24,... minis podem ser um must na lista de compras porque para além de serem boas entradas poderão ser bons acompanhamentos para muitos que depois do jantar gostam de ter um "digestivo com gás".

Para todos aqueles que querem começar a noite com uma bebida como aperitivo existem várias possibilidades para além das "minis". Um Gin ou um martini são duas possibilidades entre muitas outras que poderão ser um excelente acompanhamento do que poderá colocar numa mesa de entradas.

Mas vamos focar-nos nos "comes". Os portugueses têm por norma a eleição de produtos mais tradicionais, mesmo que exista um poder de compra acima da média. E talvez seja nesta parte da refeição que rico ou pobre todos comem mais ou menos o mesmo.

Sendo Portugal um país de excelentes enchidos, os portugueses gostam de comer na última noite do ano bons enchidos acompanhados por bom pão. Bons presuntos e bons enchidos são um dos elementos que estão permanentemente nas mesas dos portugueses de norte a sul.

Uma das comidas mais comuns eleitas pela maioria nas suas entradas de refeição é o marisco. Seja camarão, na sua maioria, ou outro género de mariscos, o luxo de ter um dos alimentos mais desejados no litoral, leva a que se deseje ter marisco naquela que é a última refeição do ano.

Existem outros alimentos tradicionais nas entradas dos portugueses, das quais podemos ainda destacar os salgados (Croquetes, rissóis,...), patés ,queijos ou compotas. Deixamos aqui a lista das entradas mais comuns nas mesas dos portugueses e que poderá ser um bom ínicio de lista de compras:

  • Marisco
  • Enchidos (Presunto, Chouriço,...)
  • Queijos (Queijo da Serra, Queijo Alentejano,...)
  • Patés vários
  • Compotas
  • Salgados (Croquetes, Rissóis entre outros)
  • Salada Fria
  • Quiche

Prato Principal para o ano novo

O prato principal será mesmo o mais diferenciado que existirá entre as famílias portuguesas. Se muitos aproveitam o bacalhau que sobrou do natal para fazer um bacalhau com natas que quase todos gostam, outros atrevem-se por pratos mais complexos.

Sendo esta uma noite de luxos, existem muitas famílias que aprimoram também este jantar como se fosse o último. E na verdade é o último jantar do ano. Um bom peixe fresco, aquela carne "que só se come em dias de festa" ou um bom prato de marisco são três opções bastante comuns entre os portugueses.

Arroz de marisco pode ser um "pequeno luxo" que poderá aproveitar algumas promoções de final do ano tornando talvez um arroz mais de marisco e menos de delicias do mar.

Para todos aqueles que dão preferência a verduras ou alimentos que não dependam de seres vivos, então existem muitos pratos de forno que podem ser refeições um pouco mais elaboradas do que comumente se come durante o ano. Muitos dos convidados poderão ter algumas intolerâncias (como é o caso do glúten ou lactose) ou alergias pelo que deverão ter em conta todas as possibilidades.

Nunca esquecer dos vegetais, saladas que poderão ser um elemento central do seu jantar de passagem de ano tornando esta uma refeição única para muitos que passam o ano a comer junk food.

Sobremesas e After-Dinners

Depois de umas boas entradas e de um bom prato principal, haverá ainda vontade de comer sobremesa? Somos portugueses, por isso a sobremesa é obrigatória.

E as sobremesas mais comuns do ano novo... é a tradicional mesa de natal. Sim, todos os doces, fritos, bolos, tartes e afins são os doces mais comuns da refeição do final de ano.

Um dos doces mais comuns na mesa de Natal e posteriormente na passagem de ano é o bolo rei (as restantes versões: bolo rainha, bolo princesa, bolo rei de chocolate, etc etc etc).

Mas para quem não gosta de bolo rei, e há cada vez mais portugueses que não gostam tanto dessa tradição, ainda existe uma lista inumerável de doces de natal que costuma estar presente na mesa de passagem de ano. Sonhos, filhoses, rabanadas, e muitos outros são doces que sobrevivem até ao dia de reis em muitas casas portuguesas.

Para além de todos estes doces especiais de natal, muitas famílias arriscam nesta noite em fazer uma sobremesa especial inovando por exemplo nas tradicionais receitas de pudim, mousse ou arroz doce.
As frutas (tropicais ou não) poderão ser um excelente complemento na lista de compras para a passagem de ano, sendo que muitas famílias comem nesta noite algo diferente do que normalmente comem no dia-a-dia.

E pensando que esta refeição prolonga-se muitas das vezes até à meia noite para muitas famílias, existem digestivos e o retorno muitas das vezes das entradas depois das sobremesas. No entanto, deixamos aqui alguns das principais sobremesas e after-dinners que poderá considerar comprar para o jantar de final de ano:
  • Bolo Rei
  • Doces de Natal (Sonhos, Rabanadas, Filhoses,...)
  • Lampreia, Tronco de Natal, Tarte de Nata, ...
  • Fruta
  • Frutos Secos
  • Queijos 
  • Chocolates
  • Bebidas para o ano novo
Se a refeição pode começar na cerveja e terminar no champanhe da meia noite, muitas poderão ser as bebidas que intermedeiam o início e o fim.

Um bom vinho tinto ou um verde mediante a refeição pode ser um excelente acompanhamento para uma refeição que se quer especial. Para os mais novos sumos ou refrigerantes podem ser uma boa alternativa à água.

Depois da refeição, digestivos como licores ou bebidas brancas podem ser uma boa ponte entre o jantar e as passas de ano novo, sendo que a bebida que nunca poderá faltar no ano novo será espumante aka champanhe.

As 12 passas e a lista dos desejos para o ano novo

Uma das maiores tradições de ano novo são as 12 passas para os 12 desejos no ano novo. Não é à toa que apesar dos anos se irem passando, uma das poucas tradições que fica deste dia são as uvas passas, por isso não deverá ficar fora da lista de compras para a passagem de ano.

Para aqueles que não gostam de uvas passas, nada melhor que comprar algumas gomas para que possam acompanhar os restantes convidados e possam iniciar o ano novo com a boca doce.

E depois da meia noite o que se come?

Muitas passagens de ano são passadas por muitos fora de casa, seja a ver o fogo de artifício, seja a ver espetáculos de música que decorrem por todo o país. E chegadas as avançadas horas da madrugada que muitos regressam a casa, nada como ter por exemplo um caldo verde para aguardar todos aqueles que já vão tendo fome, e não querem atacar novamente a mesa dos doces  antes de ir para a cama.

Compra Extra: água gaseificada e desintoxicante de organismo

Duas dicas que damos para duas compras essenciais para qualquer noite de comida farta são as seguintes, que ninguém se lembra mas dão muito jeito.

A primeira é água com gás. Para muitos a água gaseificada não é propriamente um acompanhamento na refeição mas pode ser um excelente elemento como forma de aliviar aquele mal estar depois de uma refeição com "várias estações". Com várias variedades e sabores esta pode ser uma excelente opção para toda a família.

Desintoxicante do organismo pode parecer um pouco estranho, mas mesmo sem saber é o que muitos tomam depois de uma refeição ou noite "bem regada". Sendo o álcool um tóxico prejudicial para muitos, nada melhor que o clássico Guronsan para retomar o bem estar na primeira manhã do ano que começa.

Estas são as nossas sugestões para produtos que poderá incluir na sua lista de compras para a passagem de ano. Alguns destes itens são mais que normais na sua ida às compras, outros nem por isso, mas compre o que comprar o que interessa é que tenha uma excelente passagem de ano na companhia de todos aqueles que mais gosta.


Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024