My Sound Mag

Cartazes, Horários e música

Música, Televisão e...

2021/12/29

PASSAGEM DE ANO: CEIA, LOOK, FOGO-ARTIFICIO,...

Passagem de ano em casa ou no hotel




Uma das primeiras decisões onde passar o ano novo é decidir se vamos passar o ano em casa, com possivel saida para ver o fogo de artificio, ou se vamos poupar no trabalho e passar o ano num restaurante ou hotel?

Ambas as escolhas têm prós e contras. Passar a noite de reveillon num hotel poderá levar a provar o luxo de uma outra forma. Os hotéis criam programas especiais para a noite de passagem de ano que pode ser prolongado até ao fim-de-semana seguinte criando não só uma noite especial, mas sim umas mini-férias.

O facto de passar o ano no hotel, poderá limitar os convidados, uma vez que nem todos os seus amigos, poderão ter capacidade financeira de passar alguns dias num hotel, sem esquecer muitas das vezes o custo da deslocação para um local longe de casa.

Passar o ano em casa faz com que a passagem de ano seja mais trabalhosa, mas poderá levar a que possa convidar mais amigos, estar mais à vontade por estar num espaço onde se sente confortável e poder alterar todas as escolhas ao longo do processo da criação da festa de passagem de ano perfeita.

Para muitas pessoas a escolha, entre estas duas opções poderá ser o custo, mas na verdade quando faz uma festa em casa poderá ter um custo semelhante aquele que tem numa passagem de ano num hotel quando esta passagem de ano é apenas com duas pessoas.

Quando pensamos numa passagem de anos por exemplo entre amigos, o custo de passar em casa poderá ser mais diluido caso cada um ajude no que pode trazer para as entradas ou ceia. Por isso nada melhor que fazer uma boa lista de convidados.

Convidados

Depois de passar o ano tradicionalmente com a familia, para os mais novos a passagem do ano é feita com amigos, pessoas chegadas que tradicionalmente são convidadas para festas de aniversário, ou celebrações comuns.

Quando pensamos na lista de convidados para a passagem do ano é muito mais do que uma lista de convidados para casamento. Estes não deverão ser vistos como apenas o custo por cabeça, mas sim as pessoas que foram, por exemplo, importantes no ano que passou, ou desejamos que sejam importantes no ano que começa.

Para muitos, a família é também uma rede de apoio que pode ser bastante útil numa festa de passagem de ano, nomeadamente na parte de cozinhar ou de ficar com os mais novos.

Quando faz a lista de convidados nada melhor do que convidar aquelas pessoas que se sente melhor, ligando por exemplo as pessoas por conhecimentos similares, e que possam por exemplo ser uma grande mais valia para por exemplo uma festa temática.

Tal como qualquer festa, a passagem de ano poderá ser uma boa forma de conexão entre pessoas que não se conhecem, desde que tenham algo importante em comum. Se vai fazer uma festa temática, um karaoke,..., nada melhor que convidar pessoas com interesses em comum que possam gostar do tema da sua festa evitando assim uma possível desistência antes da meia noite.

Lista de Compras / Gastos da passagem de ano

Quando fazemos uma festa é importante o planeamento da mesma tendo em consideração os convidados,  duração e possivelmente o nível de "luxo" que desejamos para a mesma.

Será dificil comer lagosta se o nosso orçamento total seja 40 ou 50 euros, mas é importante pensar que nem a alegria da festa nem sempre vem com uma etiqueta de preço de luxo.

Na lista de compras deverá ter:

  • Look / Vestido de ano novo
  • Decoração
  • Entradas e pós refeição
  • Ceia de Ano Novo
  • Doces e sobremesas
  • Campanhe e passas

Uma boa forma para reduzir estes gastos é dividir a despesa entre os convidados. A ideia não é colocar uma portagem á porta de casa como se fosse um porteiro de discoteca a cobrar a entrada. A ideia é cada um dos convidados poder trazer uma entrada, uma bebida, o champanhe, etc etc. 

Deste modo, o dono da casa não terá um custo demasiadamente elevado por fazer a festa e todos poderão contribuir pelo gasto da passagem de ano. Esta é uma excelente forma para ter uma festa "luxuosa" sem ter de ir passar a noite ao hotel.

Ceia de Passagem de Ano

Entradas e ceia de Ano Novo

A Ceia de Passagem de ano pode ser um dos elementos mais importantes da noite. Em Portugal, as famílias procuram terminar o ano com o que melhor podem ter em cima da mesa e mediante a região, os alimentos podem ser diferentes consoante por exemplo o que se comeu no natal.

Apesar de o bacalhau, o perú ou o polvo serem pratos exclusivos do natal que depois podem virar pratos de passagem de ano, o marisco é para uma grande quantidade dos portugueses o elemento queem de estar na ceia de passagem de ano.

Considerado um alimento de luxo que muitos não comem regularmente pelo seu elevado preço, o marisco pode ser um alimento desejado por muitos para terminar o ano com aquele "luxo que não têm todos os dias".

Mas o marisco pode ser servido de várias formas. Desde de uma boa entrada da clássica sapateira que pode ser servida com tostas, passando pelas tradicionais gambas que podem ser servidas de várias formas como gambas a la guillo, gambas grelhadas ou apenas cozidas com sal e limão, até ao prato principal que pode ser por exemplo um arroz de marisco.

Um bom arroz de marisco é sempre um prato que todos gostam, podendo por exemplo adicionar alguns tipos de peixe como por exemplo salmão, ou marisco que tradicionalmente não come como é o caso de lagostins ou lagosta.

Apesra de ser um prato que tod a gente conhece, poderá ser um prato que com pequenos twists, tornar-se uma refeição que deixará memórias para sempre nos seus convidadods.

Se não é fã de marisco, ou procura uma refeição mais económica podemos voltar ao básico. Perú, Polvo, Bacalhau?

Existem várias regiões onde o peru ou o polvo são os pratos principais do natal e da passagem de ano, sendo que normalmente na passagem de ano, a tradição dá o lugar á inovação procurando fazer um prato diferente de anos anteriores levando á surpresa e ao espanto dos convidados.

Existem 1001 receitas com perú e polvo pelo que nada que procurar por receitas de perú ou polvo no google caso seja estes os seus alimentos favoritos para a passagem de ano.

Se na verdade quer apostar numa ceia que normalmente todos gostam pode sempre apostar no tradiional Bacalhau com Natas. Bem feito, é uma receita que todos gostam, e todos saem satisfeitos. E que tal colocar algumas gambas antes de levar o bacalhau com natas a gratinar? Ora ai está uma boa ideia para que os conviveres possam relembrar esta refeição de fim de ano.

O principal segredo desta ceia de ano novo passa por conhecer bem os seus convidados. O que é que eles costumam comer, o que gostam e o que poderia surpreender cada um?

Pode sempre fazer uma "ceia de degustação", vários mini-pratos que possam levar os seus convidados a provarem sabores e paladares distintos. Fica a ideia.

Nunca se deverá esquecer das intolerâncias alimentares na hora de escolher o jantar de passaagem de ano bem como na altura de fazer as compras para o mesmo. Lembre-se que cada vez mais pessoas são diagnosticadas com intolerâncias alimentares à lactose ou ao gluten por exemplo.

Sobremesas de reveillon

Cheios dos doces de Natal? Provavelmente passou as últimas duas semanas a ver bolo rei, sonhos, filhoses e todos os outros doces de natal. Não é de estranhar que em muitas casas os doces de natal estejam presentes até ao dia de reis, pelo que em muitas casas a principal sobremesa será: doces de natal.

Mas como ninguém quer ter "mais uma passagem de ano" que tal inovar e dar um toque especial ás tradicionais sobremesas portuguesas? Arroz doce, pudim, mousse, todas elas podem ser servidas com um toque especial sem ter de se render por exemplo ás sobremesas italianas como é o caso do tiramissu (por muito que gostemos dele).

Existem centenas de variações que podem ser feitas, e nada melhor que criar uma "carta de sobremesas especiais" para a sua noite de passagem de ano. Mousse de gengibre, Arroz Doce com Menta ou pudim com limão. Isto para não falar dos inúmeros doces conventuais que pode reproduzir com pequenas diferenças. 

Ninguém quer que passe os últimos dias do ano na cozinha a testar a sobremes perfeita, mas surpreenda os seus amigos com algo diferente para que esta noite possa ser relembrada também pelo paladar.

O que vestir na passagem de ano

A passagem de ano é uma das festas para a qual mais pessoas escolhem um look especial para uma noite especial.

Se vai passar o ano num hotel, vestido negro/ou branco consoante o que pretende transmitir ou esperar do ano novo pode ser uma aposta válida.

Independentemente das tendêncas um vestido de noite, aquele que levaria para uma noite especial é perfeito, sendo que no ano novo as lantejoulas e o brilho são quase que essenciais para um jantar de gala.

Então e se o jantar for em casa? Bem pode manter as lantejoulas na mesma, mas talvez deva favorecer o conforto seja a dona da casa ou algum dos convidados.

Pensando que em Portugal, a passagem de ano é feita normalmente com frio ou chuva, é importante que para além de algo confortável (que pode ser vestido ou não), possa acompanhar de casaco.

É comum que muitos portugueses se desloquem perto da meia noite para um local da cidade onde pode ser visto o fogo de artificio. Por isso é essencial que para além da roupa especial possa ter algum agasalho para que não inicie o ano constipado.

Mais importante que um look especial, o importante é estar confortável nesta noite, existindo para muitos algumas tradições de cores por exemplo na roupa interior.

Cores de passagem do ano

Os portugueses são por norma supersticiosos, e mesmo aqueles que não acreditam gostam de aparecer nos noticiários de final do ano a dizer que não se vão esquecer das cuecas azuis para dar boa sorte para o ano novo.

Não sabendo se a sorte, dinheiro ou amor está dependente da cor da roupa interior que usamos, podemos conhecer alguns dos signficados das cores para que graças a esta cor possa atrair energias positivas para o ano que se aproxima

Significado das cores a vestir na passagem de ano

Azul

É talvez a cor favorita dos portugueses para vestir no ano novo. O azul é a cor da tranquilidade. Quem a usa é naturalmente uma pessoa mais tranquila e normalmente é relacionada com o desejo de saúde.

Branco

Vista como a cor da pureza o branco é um novo começo, a cor da pomba da paz, da limpeza espiritual e da felicidade que se deseja para o ano novo. Esta é a cor por tradição que por exemplo o povo brasileiro usa na passagem de ano

Vermelho

Se quer demonstrar paixão exitação ou novas energias nada melhor que vestir de vermelho. Sendo uma das principais cores para as ocasiões especiais, o vermelho é a cor das rosas quando se quer demonstrar amor.

Dourado

Quer melhor cor para demonstrar luxo que o dourado? Pois, o dourado demonstra a riqueza que se deseja ter no ano que vem. E quem não quer ter uma maior prosperidade no ano que começa?

Amarelo

Perto do dourado, o amarelo, cor dos cereais significa prosperidade. Quem deseja um ano novo mais próspero, com mais oportunidade financeiras nada melhor que pensar no amarelo como cor principal na passagem de ano.

Rosa

O rosa é a cor a estabilidade. Depois da grande ecitação e das grandes paixões nada melhor que usar o rosa, cor que demonstra a estabilidade e favorece a auto-estima de todos aqueles que a procuram.

Verde

O verde significa esperança. O que a maioria espera no ano novo é que seja um ano melhor em todas as áreas do que aquele que está a terminar, e por isso nada melhor que dar uma força colocando aquele verde escuro digno de reis e rainhas.

Violeta

Independentemente se quer entrar num ambiente gótico ou não, nada melhor que usar violeta quando quer demonstrar espiritualidade ou imaginação. Se a procura de conhecimento ou mesmo auto-conhecimento nada melhor que usar o violeta como cor de passagem de ano.

Laranja

Poderá ser estranhho para muitos passar o ano vestido de cor-de-laranja, mas a vitalidade que deseja no ano que se aproxima pode estar dependente desta cor. Deja atingir aquela conquista que já á muito tempo procura? Experimente o laranja.

Preto

Apesar de ser a cor do luto, "com preto nunca me comprometo". E a cor protetora e a cor com a qual tudo fica bem; até lantejoulas. A nobreza do preto leva a que muitos milhares de pessoas usem o preto como cor que torna as mulheres e os homens mais confiantes, aspirando a que qualquer coisa seja possível.

Independentemente da cor que eleja para a sua roupa interior ou mesmo para a roupa que os seus convidados irão ver, nada melhor que usar algo com que se sinta confiança e confortável. Tudo o resto será um plus para o ano novo.

Festa temática passagem de ano

O que se faz entre a ceia e a meia noite? Ninguém gosta de ficar na fofoca entre quem anda com quem, o que se passou de menos bom no ano que passou, ou limitar-se a ver a final do Big Brother.

Porque não criar uma festa temática que possa não só ocupar este periodo com algo divertido, mas criar a diferença para todas as outras passagens de ano que tem ao longo da vida?

Focar a festa num espaço temporal como "Revenge of 90's", ou "Anos 60" poderá levar a que o tema possa restringir a roupa dos convidados, a plylist musical e mesmo os pratos que poderão ser algo que se comia muito nessa altura. Não é á toa que os hóteis fazem bastantes festas temáticas nestas ocasiões: para criar memórias que levam a que as pessoas se possam lembrar no futuro.

No entanto, e caso seja dispendioso demais, pode sempre escolher dois tipos de noite para o tempo que leva da ceia à meia noite, e depois da meia noite.

- Noite de jogos

Para a geração que nasceu nos anos 80 90 ou 2000, os jogos sempre estiveram bastante presentes nas noites especiais. Quem nunca jogou monopólio numa noite em família. 

Para os mais novos, mesmo que não sejam fãs de jogos de tabuleiro, a Playstation pode ser uma grande aliada numa noite divertida entre amigos.

- Noite musical

Apesar de não sermos japoneses podemos adpatar a tradição dos japoneses de irem regularmente ao karaoke. Para todos aqueles que não querem passar uma noite de passagem de ano igual a tantas outras porque não divertirem-se com karaoke ou quiz musical em casa? 

Será que sabe o nome das músicas dos artistas que brilharam no ano anterior? Quais foram os concertos favoritos no ano que passou? Assunto não faltará.