Avançar para o conteúdo principal

Concertos Drive In: 10 coisas a saber

Os concertos de música como nós conhecemos até 2019 parece que são belas recordações nos próximos tempos. 

Concertos Drive-In em Portugal

Com o surgimento do COVID 19 e com o distanciamento social deixaram de ser realizados eventos com grandes multidões.

Os Drive In não serviram para o 1 de Maio, ou para o 13 de Maio em Fátima mas poderão ser a solução do regresso dos concertos musicais ao país. Infelizmente não iremos contar com grandes festivais como é o caso do NOS Alive.

Apesar do Passeio Maritimo de Algés ser um dos maiores espaços nacionais, onde podiam ser colocadas umas boas centenas de automóveis, não seria de todo lucrativo para a organização pelo valor do cachet dos artistas que já estavam anunciados para 2020.

Mas como vai ser esta realidade de concertos Drive-In um pouco por todo o país? Ainda não começou o periodo principal de festas em Portugal, mas pelo que já pudemos ver pelos primeiros concertos drive-in podemos saber mais ou menos o que podemos esperar dos concertos drive-in em Portugal.

Fizemos uma lista de 10 factos ou alterações que vão haver nos concertos musicais que irão acontecer provavelmente em drive-in em Portugal.

Artistas: quem vai estar nos concertos drive-in em Portugal

Não o estando à espera de concertos de grandes estrelas internacionais, porque não teremos um drive-in com capacidade de ter milhares de pessoas dentro dos automóveis a assistir, é previsivel que os promotores levem em conta o custo benificio ficando pela prata da casa.

Grande parte dos espetáculos terão como principais artistas, os artistas que todos os anos podem ser vistos nas festividades nacionais.

Preço dos bilhetes dos espetáculos pós-covid

O preço dos bilhetes para um concerto pode ser muito diferente de artista para artista. No entanto, e depois dos primeiros concertos em Drive-In, existem duas modalidades de vendas de bilhetes que podem ser fomentadas.

O drive-in como o próprio nome indica, leva a que um espaço seja de um veiculo, tenha ele uma pessoa ou 9 pessoas. Sendo assim uma das modalidades poderá ser o pagamento de um valor por veiculo e não por pessoa. No concerto de Pedro Abrunhosa, foi estabelecido um valor de 50 euros por veiculo. Pensando que normalmente um automóvel leva 5 pessoas, diluimos esse valor pagando cada pessoa um bilhete de 10 euros.

Por outro lado, pode existir um pagamento por pessoa, independentemente de quantas pessoas leva cada veiculo como aconteceu no primeiro concerto de Drive In no Braço de Prata. Cada entrada levava a que cada espetador tenha um consumo minimo pelo menos 5 euros em comida ou bebida sendo que apesar desta modalidade, ser mais barata neste caso, deverá ser mais caro o bilhete por pessoa face ao espaço ser reduzido.

Existe ainda uma terceira modalidade que poderá levar a que os municipios à semelhança do que fazem todos os anos levar a música a titulo gratuito. Sendo os lugares limitados, a solução poderia passar por senhas que seriam levantadas anteriormente. Com a crise que é esperada esta poderá ser uma boa solução nos tempos mais próximos.

Localização e lotação de cada concerto

Os concertos em Portugal são conhecidos por ter bastante público. Para além dos grandes festivais que juntam dezenas de milhares de pessoas, todos os anos milhares de pessoas vêm concertos gratuitos ou pagos por esse país fora.

Os parques de estacionamento ou recintos de feiras semanais serão os locais mais apropriados para colocadar algumas dezenas ou centenas de veiculos no mesmo local a ver um concerto musical. Provavelmente no local onde costumam ter os concertos musicais das festas anuais poderão desta vez colocar algumas centenas de pessoas dentro dos seus veiculos.

Escolher lugares no espetáculo em drive-in

A reserva da frontline ou do golden circle deverá ser bastante dificil, uma vez que provavelmente ninguem vai dormir para a porta do concerto com normalmente faz em determinados concertos. São muitos concertos por todo o país que às 3 da tarde estão já bastantes pessoas preparadas para entrar ou já na frente do palco.

Deverá ter de ser gerida esta questão para que não exista um ajuntamento demasiado de automóveis na zona, horas antes do concerto. Uma hipótese poderá ser de lugares marcados, levando uma diminuição da capacidade e a um provavel aumento do preço dos bilhetes.

A duração do concerto

A duração de um concerto em drive-in não deverá ser muito diferente do tempo que demora um esptáculo normal. Normalmente um concerto demora entre uma hora e meia e duas horas e no drive-in será o mesmo tempo de alinhamento, sendo que o conforto é bastante maior do que estar de pé como acontece com centenas de concertos por todo o país.

O que comer e beber durante o concerto

A presença nas roulotes da cerveja nas laterais do concerto serão tranformadas em pedidos de bebida através de aplicações. Será provável que sejam criadas aplicações nativas para esse efeito, levando a que o conforto e a proteção seja maior.

Não esquecer que o condutor deverá ter alguma contenção no alcool, porque as "operações de STOP" são normais nas festas e concertos.

Será a mesma coisa ouvir um concerto normal ou em drive-in?

O investimento em som poderá ser menor, uma vez que a transmissão do som dos concertos por drive-in é feito através de uma frequência especifica no auto-rádio. Esta é uma das mais valias dos concertos drive-in onde estado longe ou perto do palco a qualidade som será a mesma, aumentando ou diminuindo o volume consuante o gosto de cada um.

Como será ver um concerto quando não somos a primeira linha de auitomóveis?

Uma das grandes mais valias de ver um concerto ao vivo é poder ver o artista. Mas quando se está a 100 metros do palco num automóvel é dificil ver o que se passa. Mas há semelhança de grande parte dos concertos onde estão milhares de pessoas e que o público se estende por várias dezenas de metros é normal que exista uma ou mais projeção do concerto. Assim estando na primeira fila ou no fim da fila, o concerto pode ser visto com a mesma qualidade.

Casas de Banho Drive-In?

Ir à casa de banho é uma aventura num concerto normal. Quem nunca foi ao concerto e ficou vinte minutos na fila para ir ao WC? Nos drive-in o sistema poderá ser diferente. A aplicação que poderá servir para servir a comida ou a bebida, poderá organizar um sistema de espera para ir ao WC. Pode ser desconfortável para todos aqueles que comeram algo estragado, mas será a melhor forma de proteger das filas intermináveis que estamos habituados nos festivais musicais.

Agradecimentos e aplausos no Drive-In?

Os aplausos daquele hit que estavamos à espera são trocados por buzinadelas ou por sinais de luzes. a adaptação leva a que o artista não se importe com o barulho, mas que fique animado com o feedback do público.

Lista de concertos em Drive In em Portugal

10 Cuidados a ter num concerto drive-in