Avançar para o conteúdo principal

DEOLINDA @ FEIRA DE MARÇO 2014 [REPORTAGEM]

Deolinda, Feira de Março 2014, Concerto, Fotos

A Feira de Março é um dos eventos culturais mais importantes da região, com centenas de anos de história, este ano vai realizar-se de 25 de Março até dia 27 de Abril, com a presença de grandes nomes do panorama musical nacional, como foi o caso dos Deolinda no passado Sábado, Herman José, Pedro Abrunhosa, Virgem Suta, Quim Barreiros e terminando com Cuca Roseta [mais informações aqui].

No passado sábado o palco da festa foi preenchido pelos Deolinda, que têm uma ligação muito especial com a cidade, já que um dos seus membros é aveirense e há sempre um gosto especial de voltar à cidade. Sempre que estes regressam à cidade é certo que há uma enchente de gente para os ver, ainda mais quando os bilhetes são tão acessíveis e o espectáculo é tão aberto como este caso.

Assim, no passado sábado a zona central do recinto começou a encher-se perto da hora do espectáculo. Uns minutos depois da hora marcada, com os normais atrasos, os membros do grupo começaram a subir para o palco, deixando a entrada da fantástica Ana Bacalhau para último, aumentando a curiosidade e ansiedade de todos os presentes. Começaram o espectáculo com mais calma, passeando pelos seus temas mais serenos para tentar chamar ainda mais pessoas para junto de si, mas nunca esquecendo a interacção entre a cantora e o público que tanto a caracteriza.

Ana Bacalhau é praticamente uma atriz em cima do palco, aproveitando a sua maravilhosa voz para dar corpo a temas muito bem escritos e com mensagens muito importantes. Passou por mim foi o tema da noite, não pelas melhores razões, mas porque foi durante ele que se deu um momento caricato, todo o palco e zonas envolventes ficaram sem luz. Ouviam-se comentários na primeira fila que teria sido o poder da sua voz a deitar abaixo toda a energia eléctrica, sendo que mais tarde, quando o grupo regressou ao público comentou que em Aveiro já lhes teria acontecido a mesma situação em outros 2 espectáculos.

Com o decorrer do espectáculo e a passagem por alguns dos temas mais populares da banda, como Um contra o outro, Fado Toninho, Clandestino e Pois foi, o público foi animando e mesmo com uma noite fria como a que se fazia sentir, havia cada vez mais pessoas a juntar-se à festa para aproveitar o máximo possível. Com o alinhamento a chegar ao fim a animação era cada vez maior e a ligação que Ana Bacalhau fazia com o público tornou-se ainda mais especial, ouvindo-se muitas pessoas a acompanharem grande parte dos temas de início ao fim, sabendo até pequenos gestos e pormenores que a cantora tem ao longo dos mesmos.

Chegou ao fim o grosso do espectáculo e os músicos saíram do palco, mas durou muito pouco tempo até que regressassem novamente, dada era a animação que se sentia nas primeiras filas a chamar pelos mesmos. Trouxerem dois grandes temas, Doidos e Fon Fon Fon, arrancando longos e emocionantes aplausos, acompanhamento e efusividade dos presentes.

Em termos de organização o espectáculo estava já terminado, sendo que rapidamente as pessoas começaram a afastar-se do local para continuarem a sua noite, mas com tanta emoção e vontade que se sentia junto ao palco, os músicos sentiram-se na obrigação de regressar novamente para os presentear com um dos temas mais aplaudidos da noite, Seja Agora”.

A Feira de Março continua durante mais um mês, com outros 5 espectáculos agendados, mas certamente que este será um que ficará para a história desta edição. [mais informações aqui]



Data: 2014-03-29
Fotografia: Ana Martelo
Texto: Arminda Esgueirão

Artigos Relacionados: