As Feiras Francas e Festas de São Miguel tem uma grande importância na economia local na compra e venda das colheitas.
Origens de São Miguel
Miguel é um arcanjo segundo as religiões judaica, cristã e islâmica. Todos os que seguem estas religiões referem-se ao Arcanjo Miguel ou simplesmente Miguel.
Segundo a origem, Miguel significa "aquele que é similar a a Deus" (Mi "quem", Kha "como", El "Deus"), o que é tido como uma pergunta retórica, não existindo ninguém como Deus, identificando-se Miguel como aquele que é humilde perante Deus.
Existem várias escrituras na Bíblia onde é nomeado o Arcanjo Miguel, desde o Livro de Daniel, passando pela Epístola de Judas, até ao Apocalipse.
Data de Celebração
Nas várias igrejas onde é celebrado, a festa o Arcanjo Miguel ocorre no dia 29 de Setembro, altura que se comemoram os arcanjos Gabriel e Rafael. Na Inglaterra medieval este dia era chamado de "Fetsa de São Miguel e todos os anjos".
Programa de Festas de São Miguel
O programa das Festas de São Miguel está sempre bastante dependente do local onde é realizada esta festividade. No entanto, nas freguesias e concelhos onde São Miguel é o padroeiro, tradicionalmente neste dia ou no domingo mais próximo é realizada uma missa solene e uma procissão pelas ruas da localidades, com vários andores, dando um maior destaque a São Miguel.
Festas de São Miguel em Portugal
São várias as localidades por Portugal que comemoram São Miguel como o seu santo padroeiro, ou apenas como um dos Santos, aos quais o povo é devoto.
O nosso principal destaque vai para as seguintes festas:
Festa de São Miguel em Tarouca
Festa de São Miguel em Cabeceiras de Basto
Feira de São Miguel em Coruche
Tradições de São Miguel
São várias as tradições que levavam a que existissem dezenas de festas e feiras de São Miguel por todo o país.
A Feira de São Miguel sempre foi uma das feiras onde existia a venda/troca de produtos alimentares das primeiras colheitas, levando a que muitos dessem a este evento uma grande importância económica.
Era durante esta feira que muitas vezes também eram pagos os salários e acertos a muitos daqueles que terminavam a jornada nas quintas e passavam para outro patrão.
O fim de semana de São Miguel era bastante conhecido pelas ínumeras feiras francas por todo o país, levando o êxodo local um pouco por todo o país de norte a sul na procura, dos melhores produtos, cavalos ou trabalhadores.