Esta é a pergunta que todos querem saber sobre quando e onde é que vamos ter o primeiro concerto de BTS? Nós vamos mostrar o que precisas de saber.
Porque é que os BTS ainda não vieram a Portugal?
Quando pensamos nos BTS que começaram no activo em 2013, e que nunca vieram a Portugal perguntamos, porquê? A resposta pode ser simples ou pode ser demasiadamente dificil, dependendo de quem lê.
Os BTS tiveram as suas três primeiras tours em território asiático.
- The Red Bullet Tour (2014–2015)
- Wake Up: Open Your Eyes Japan Tour (2015)
- The Most Beautiful Moment in Life On Stage Tour (2015–2016)
Apesar de terem bastante sucesso, só após estas três voltas de concertos é que tiveram uma tour que saiu da Ásia. "The Wings Tour" em 2017, levou os BTS até aos 54 continentes passando por algumas das maiores arenas do mundo, muitas delas bastante semelhantes ao noso Altice Arena.
Curiosamente o único continente excluido destas actuações foi a Europa, tendo inclusivé existido dois concertos dos BTS no Brasil no Citybank Hall em São Paulo.
Os concertos de BTS só chegaram á Europa na "Love Yourself World Tour". Com várias partes da tournee, os BTS só passaram 11 dias na Europa tendo feito 7 concertos tendo estado na 02 Arena em Londres ou na Mercedes-Benz Arena onde tiveram em cada um destes espaços dois concertos esgotados. Imaginem dois Altices Arena esgotados. Mas só foram a quatro países (Inglaterra, Holanda, Alemanha e França).
É conhecido que algumas fãs portuguesas tiveram oportunidade de ver esses concertos, mas pela distância de Portugal a grande massa de fãs de BTS e de Kpop ficaram em casa.
No final desta tour, existiu mais uma extensão que se extendeu a quatro continentes. Desta vez, não seriam arenas, mas sim "os maiores estádios do mundo". Na Europa passaram pelo Wembley Stadium e pelo Stade de France, onde totalizaram nos dois concertos em cada estádio mais de 100.000 pessoas. Ou seja, mais ou menos o que o Ed Sheeran teve em Portugal nos seus concertos no Estádio da Luz. Mas mesmo tendo actuado para quase um milhão de pessoas nesta mini tour por estádios, não passou por Portugal.
No final desta tour, começou a pandemia e as tours seguintes foram adiadas.
2022: Ainda é possível os BTS virem a Portugal?
Jimin, Jin, Jungkook, J-Hope, RM, V e Suga, os integrantes dos BTS certamente que gostariam de vir conhecer as suas fãs a Portugal na Hope World Tour 2022.
No entanto, a probabilidade de começarem a sua tour mundial pelo oriente, continuando por vários estádios por todo o mundo, levará a que devam deixar de fora Portugal.
As restrições que ainda são colocadas aos grandes concertos em espaços limitados leva a que os BTS prefiram estar em países onde terão certeza de ter pelo menos dois estádios cheios a cada paragem.
A ARMY certamente e terá esta BTS World Tour 2022 em mente, mas o mais provável é que os BTS venham a Portugal apenas em 2023.
Nova Tournée com mais concertos de KPOP em 2023
2023 poderá ser o ano que todas as fãs poderão aguardar uma tour mais alargada. Provavelmente com a pandemia mais controlada, serão dezenas os artistas de renome internacional que irão começar ou terminar as suas tours na Europa, por Portugal.
Um dos primeiros a garantir uma data em 2023 é o cantor Justin Bieber que reservou um dos primeiros dias de 2023 para o seu concerto no Altice Arena, por isso não será de estranhar que á medida que os dias forem passando em 2022, mais nomes possam surgir para 2023 e os BTS têm uma grande probabilidade de estar na shortlist dos promotores nacionais.
Com uma grande base de fãs, os BTS prometem encher qualquer recinto, mas o segredo será: qual será o melhor recinto para um concerto dos BTS?
Onde será o concerto dos BTS ? Estádio, Festival, Altice Arena?
Um dos elementos mais importantes quando se pensa em qualquer concerto é o recinto onde irá decorrer o espetáculo. Demasiado grande poderá ser um flop, demasiado pequeno poderá levar a um acréscimo grande do custo dos bilhetes. Qual seria o espaço perfeito para os BTS em Portugal.
Logo á cabeça, um Estádio seria um local adequado para um concerto da dimensão de BTS em Portugal. Nos últimos anos não foram muitos os concertos da dimensão de estádio, mas o buzz criado em torno do grupo sul-coreano poderia levar a que os BTS actuassem no Estádio do Dragão ou no Estádio da Luz.
Outra opção, seria um festival. Há semelhança de outros grandes nomes internacionais que vieram a Portugal a um Festival sem ter necessidade de toda a infraestrutura de palco, um festival poderia ser uma boa hipótese. Olhando no panorama português o único festival que poderia acolher este nome como cabeça de cartaz seria o Rock In Rio. Sabendo que o cartaz de 2022 está fechado apenas existiria concerto em 2024, o que não é de todo impossível, garantindo uma excelente casa para o festival de Roberta Medina.
A possibilidade de um ou provavelmente dois concertos no Altice Arena também não é colocada de parte, sendo que o preço médio dos bilhetes iria encarecer bastante, face ao reduzido número de bilhtes que poderiam ser vendidos face á duas possibilidades anteriores.
Caso existisse um concerto de BTS no Altice Arena, o mais certo seria uma correria aos bilhetes, e um esgotar de bilhetes em poucos minutos o que iria deixar muitas das fãs tristes como aconteceu em concertos recentes neste pavilhão.
Uma história que irá mostrar a todos o futuro dos BTS em Portugal
Corria o ano de 2013 quando um grupo que nada tem haver com o BTS era muito desejado em Portugal. Depois de dois anos a correr mundo os bilhetes voaram para o primeiro concerto de One Direction no Meo Arena.
Apesar do grupo não ter nada haver com os BTS, os One Direction tiverão grupos de fãs durante muito tempo a desejar um concerto em Portugal e quando chegou a oportunidade, e já haveria possibilidade de fazer um concerto num estádio, os One Direction actuaram primeiro no antigo Pavilhão Atlântico, e só um ano depois é que tiveram o seu concerto de estádio em Portugal.
Na altura por questões logisticas o estádio escolhido foi o Estádio do Dragão, no Porto.
Esta história mesmo que seja há quase 10 anos, mostra que por questões de segurança de bilheteira, o primeiro concerto de BTS em Portugal poderá ser realizado no Altice Arena, e só depois poderão passar por um estádio ou por um festival.
Qual foi o maior concerto de Kpop em Portugal?
Considerado o maior conceto de Kpop em Portugal, a actuação dos Block B perante três mil pessoas no Lx Factory, poderá ser brevemente superada por um grande concerto num dos principais pavilhões de Portugal.
A grande legião de fãs deste género musical poderá levar os fãs de kpop a mostrarem aos promotores que trazerem a Portugal um dos nomes principais da cena sul-coreana poderá trazer uma nova fonte de negócio para promotores e diversão para os fãs. Mas porque é que ainda não há mais kpop em Portugal?
Porque não há mais concertos de Kpop em Portugal?
Ao contrário de muitos outros países europeus onde as tounees passam regularmente, Portugal teve uma expressão bastante limitada quando falamos de concertos de kpop.
Apesar das fãs serem hávidas de concertos deste género musical, os grupos iniciantes começam com pequenas tours pelos países asiáticos e só quando se tornam bastante maiores é que apostam em concertos nos Estados Unidos e na Europa.
Provavelmente só os BTS é que conseguiriam encher o Altice Arena, pelo que para a maior parte dos grupos não justifica a presença em Portugal, para concertos de kpop como já aconteceram por exemplo no Lisboa ao Vivo.
Concertos com 500 600 pessoas trazem a dúvida aos promotores se deverão fazer mais concertos deste género musical ou se é apenas um tipo musical representado por dois ou três grupos quase inacesssiveis de virem a Portugal pela sua dimensão, como é o caso dos BTS.
Os grupos de Kpop só vão onde se vender mais Merch?
Pensando que os grupos de kpop tem uma base de fãs maioritariamente juvenil, uma das grandes variáveis das tours não passa apenas por quem tem capacidade de comprar um bilhetes, mas também quem tem capacidade de comprar um hoodie que custa 50 ou 60 euros com a imagem dos BTS.
O Merch, ou merchandising dos grupos de kpop é uma das suas maiores fontes de rendimento, e se formos a ver os países por onde passaram na Europa e em todo o mundo, são países onde existe uma maior capacidade financeira para pagar tudo e mais alguma coisa onde possa ser impressa a imagem ou o logo dos BTS.
Irias a um concerto de Kpop daqui a 20 anos?
Mas hoje em dia seria certo que um concerto de bts em Portugal iria encher facilmente. Mas... e daqui a 20 anos? Será que as fãs de choram por ver os BTS presencialmente continuariam a ser fãs e a desejar ver os seus ídolos.
Não existem muitos casos de grupos do género que tenham permanecido juntos durante tanto tempo, mas uma das maiores boysbands de sempre, os Backstreet Boys, continua na estrada a dar concertos por todo o mundo.
Hoje em dia é muito diferente, podendo assistir facilmente a um concerto no centro da Europa quando os artistas não vêm a Portugal, mas foram milhares as fãs que esperaram décadas para ver os Backstreet Boys ao vivo.
Será que imaginas o teu grupo de Kpop favorito actuar daqui a 20 anos?