Avançar para o conteúdo principal

QUAIS SÃO OS MELHORES LUGARES SENTADOS NO MEO ARENA?

Quem quer sempre ficar no melhor lugar sentado?




Aquele lugar sentado na Meo Arena, a ver o nosso artista favorito é o que qualquer admirador de um bom espetáculo pretende quando pensa numa ida a Lisboa para ver um espetaculo. Mas quem não conhece aquele que é o maior pavilhão em Lisboa, pode ter algumas dúvidas na altura de comprar o bilhete.

Apesar de ser um dos multiusos mais modernos em Portugal, a Meo Arena, ex - Altice Arena, ex - Pavilhão Atlântico tem várias diferenças em ter uma reserva na plateia o na Bancada 2. Mas vamos recapitular primeiro como é e a capacidade deste pavilhão.

O maior pavilhão de Portugal

Até a Expo'98, Lisboa dispunha apenas de salas de espetáculo com um limite de 4.000 pessoas. O Coliseu dos Recreios ou o Pavilhão Carlos Lopes eram os dois maiores recintos de espetáculo de Lisboa, mas com a passagem do século outro gigante criou um excelente local para se assistir a espetáculos internacionais.

O Pavilhão Atlântico foi construído para receber os maiores espetáculos que alguma vez Lisboa teria visto e para ser uma alternativa aos concertos que regularmente levavam os espetadores para os Estádios de Alvalade e do Restelo.

Este pavilhão contou desde o seu início com uma lotação variável entre 20.000 pessoas, quando é um espetáculo com plateia, e 15.000 lugares para eventos desportivos como foi o caso do Masters de Tenis ou a Liga dos Campeões de Futsal.

Quantos lugares sentados tem a Arena?

Tal como foi anteriormente indicado, perante diferentes espetáculos, o multiusos tem diferentes capacidades, e diferentes ocupações de lugares sentados.

Começando pelos concertos musicais, a Meo Arena pode ter múltiplas disposições, sendo a mais clássica ter o palco no topo, ter plateia de pé e os restantes lugares sentados, tendo assim a ocupação máxima de 20.000 lugares (16.000 lugares sentados).

No entanto, perante os desejos do espetáculo do artista podem existir por exemplo espetáculos onde todos os lugares são sentados, tendo uma lotação para cerca de 17.000 lugares sentados, contando com a plateia com diferentes zonas de lugares sentados.

A Sala principal pode ainda ter espetaculos 360º como foi o caso dos Metallica, onde a plateia pode rodear o palco, tendo uma lotação ligeiramente inferior aos 20.000 lugares de capacidade máxima.

No entanto, muitos espetáculos poderão ter uma lotação mais reduzida, podendo o palco estar no meio do pavilhão, existindo um pano preto que divide a área de espetaculo, do restante. Exemplos de concertos por exemplo de artistas portugueses que queriam ter o seu concerto na sala principal da Meo Arena, levou a que a capacidade da sala principal fosse ligeiramente superior à Sala Tejo.

Nos eventos desportivos, e maioritariamente nos concertos de plateia sentada, a Meo Arena tem a possibilidade de ter o Nivel 0, bancada amovível, que permite ganhar pouco mais de 2000 lugares extra, sendo estes com a melhor visibilidade do evento.

Porque as bancadas não são sempre as mesmas?

Consoante a disposição e os desejos da organização, as bancadas disponíveis nem sempre são as mesmas podendo a organização optar por tapar ou vedar determinado numero de lugares sentados, de forma a que não existam espetadores nessas áreas, quando as vendas não foram como expectavel. 

Normalmente quando por exemplo são gravados DVD's na Meo Arena, como foi o caso da Miley Cyrus, e as bancadas não estão cheias, é tapado com panos pretos de forma a que estes lugares vazios não sejam observados nas gravações.

Plateia sentada vs plateia de pé?

A plateia pode ter normalmente duas disposições. Em concertos ou espetáculos com um público mais sénior, por norma a plateia é sentada. Outro exemplo de plateia sentada são os espetáculos para crianças ou quando actuou por multiplas vezes o Cirque du Soleil.

Nestes casos costumam existir várias áreas dentro da plateia sentada, sendo os bilhetes mais caros consoante exista uma maior proximidade do palco. Para quem tem visibilidade reduzida, existindo plateia sentada e Balcão 0, é melhor comprar um bilhete para o Balcão 0, do que para as últimas filas da plateia sentada onde a visibilidade é mais reduzida.

Quais são os melhores lugares sentados da Meo Arena?



Para começar pela plateia, podemos dizer que quanto mais à frente, e mais central melhor.

Se deseja ficar na plateia mas só restam as últimas filas, nada melhor que escolher o Balcão 0, que é o balcão mais próximo do artista com melhor visibilidade. E quando se escolhe o Balcão 0, normalmente as laterais poderão ser um pouco mais dispendiosas, mas podemos dizer que são os melhores lugares sentados depois das primeiras filas da plateia.

Depois do Balcão 0, existem mais dois balcões: o balcão 1 e o balcão 2, que são as bancadas que tradicionalmente estão sempre disponíveis com lugares sentados.

A visibilidade dos lugares sentados do Balcão 1 são melhores que o BAlcão, sendo para muitas pessoas os melhores lugares para comprar na razão qualidade/preço. Normalmente, esgotam primeiros os lugares centrais por ter uma visibilidade frontal para o palco. Os últimos a serem vendidos são os lugares mais próximos do palco, uma vez que tem uma visibilidade lateral do palco, não permitindo muitas vezes a visualização dos videohalls.

Há semelhança da disposição do Balcão 1 ,o Balcão 2 é a bancada com mais lugares sentados, mas é normalmente a bancada que enche por último uma vez que a visibilidade é mais reduzida. Proporcionalmente á visibilidade, o preço também é o mais barato, custando por vezes apenas um terço do preço que é pago para a plateia ou para o Balcão 0.

Na altura de escolher o melhor assento, nada melhor que olhar para o que tem de gastar e para os lugares e balcões disponíveis. Nós damos sempre preferência a lugares mais próximos do palco e mais frontais, sejam na plateia, balcão 0, ou restantes balcões.

Nunca esquecer de comprar o seu lugar sentado ou de pé o mais cedo possível, uma vez que normalmente os lugares para os espetáculos de artistas internacionais esgotam muito facilmente. Como os portugueses dizem: não deixe para amanhã o lugar que pode comprar hoje.

Exemplo de diferença de preços entre lugares sentados e plateia na Meo Arena

Como muitas vezes é difícil de pensar no abstracto quais são os melhores lugares e os preços desses lugares nada melhor do que apresentar dois casos de espetáculos internacionais com variações de preços entre assentos e plateia.

EVITA

Plateia Gold (Lugares Marcados) - 120 euros
Plateia VIP (Lugares Marcados) - 100 euros
Plateia A (Lugares Marcados) - 80 euros
Plateia B (Lugares Marcados) - 60 euros
Balcão 0 (i) (Lugares Marcados) - 80 euros
Balcão 0 (ii) (Lugares Marcados) - 70 euros
Balcão 1 (i) (Lugares Marcados) - 60 euros
Balcão 1 (ii) (Lugares Marcados) - 50 euros
Balcão 2 (i) (Lugares Marcados) - 40 euros
Balcão 2 (ii) (Lugares Marcados) - 30 euros
Mobilidade Condicionada (Sem Lugares marcados) - 30 euros

IL DIVO

Plateia VIP (Lugares Marcados) - 90 euros
Plateia A (Lugares Marcados) - 70 euros
Balcão 0 (i) (Lugares Marcados) - 80 euros
Balcão 0 (ii) (Lugares Marcados) - 70 euros
Balcão 1 (Lugares Marcados) - 55 euros
Balcão 2 (Lugares Marcados) - 37,50 euros
Mobilidade Condicionada - 37,50 euros

Conhece os preços dos bilhetes para o concerto de Madonna no Meo Arena em 2023

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024