Avançar para o conteúdo principal

CANTORES PORTUGUESES QUE MORRERAM EM 2021


Este foi um ano dramático para todos aqueles que gostam de artistas portugueses e que choram quando estes morrem cedo demais.

Depois de um 2020 marcado por algumas tragédias e alguns artistas que faleceram em consequência da pandemia, 2021 foi um pesadelo pois muitos cantores e músicos portugueses morreram entre janeiro e dezembro.

Deixamos aqui os nomes dos artistas que faleceram em 2021:



1 de janeiro - Carlos do Carmo


Carlos do Carmo faleceu no primeiro dia do ano. Considerado um dos mais conhecidos fadistas portugueses, o fadista partiu com 81 anos de idade após a despedida dos palcos no ano anterior.

É de recordar que Carlos do Carmo, entre outros prémios que teve ao longo da sua vida, foi condecorado com a ordem do Infante D. Henrique, tendo sido o primeiro artista português a ganhar um Grammy em 2014.

11 de fevereiro - Joel Pina

Depois do falecimento de Carlos do Carmo, o fado chorou mais uma vez a morte de um guitarrista. Desta vez foi Joel Pina que faleceu com 100 anos no dia 11 de fevereiro.

Joel Pina teve colaborações com alguns dos maiores fadistas portugueses, como foi o caso de Amália Rodrigues, Ricardo Ribeiro, João Braga, Fernando Farinha, entre outros. A sua alcunha era o professor, tendo sido condecorado no seu centenário com a Ordem de Mérito.

3 de março - Maria José Valério

Uma das fadistas mais populares faleceu no dia 3 de março com 87 anos de idade. Maria José Valério conhecida pelos mais novos como a cantora da "Marcha do Sporting" e, pelos mais velhos, pela "Menina dos Telefones".  Nas últimas décadas de vida  ficou conhecida pela sua madeixa verde.

Admiradora do Sporting, Maria José Valério foi muito mais que a fadista da Marcha do Sporting, tendo uma vida preenchida por sucesso tanto na música como na representação.

14 de abril - Artur Garcia

Outro cantor da geração de Maria José Valério que partiu em 2021 foi Artur Garcia. Com uma carreira de mais de 60 anos, Artur Garcia gravou mais de 250 discos, tendo recebido medalha de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Lisboa em 2007.

Apesar de ter sido eleito "Rei da Rádio" entre 1967 e 1969, o artista participou por várias vezes no Festival da Canção mas nunca ganhou o tradicional concurso televisivo.

18 de agosto - Mariana Silva

Outra perda para o fado registou-se no dia 18 de agosto quando Maria Silva que foi eleita "Rainha do Fado Menor" faleceu em Lisboa aos 87 anos de idade.

Apesar de ter feito bastantes espetáculos nas mais conhecidas casas de fado em Lisboa, Maria Silva já tinha encerrado a sua carreira em 1999 n"A Parreirinha de Alfama".

14 de setembro - Guilherme Inês

Bastante mais novo que os anteriores, Guilherme Inês faleceu no dia 14 de setembro com 70 anos de idade. Para além de compositor, foi baterista e percussionista em vários grupos ao longo da sua vida.

Os principais destaques foram a colaboração com os Salada de Frutas ou o Quarteto 1111, tendo produzido algumas das melhores artistas portuguesas, como Dulce Pontes ou Lena D'água.

19 de setembro - Johnny Galvão

Apesar de não ser um dos artistas mais conhecidos da lista, Johnny Galvão começou a sua carreira em 1968. Fez parte de vários grupos em Espanha e colaborou com artistas no Brasil antes de ter começado a produzir vários artistas portugueses, como foi o caso de Miguel e André ou Rui Filipe Reis.

Johnny Galvão faleceu com 79 anos de idade no dia 19 de setembro.