Avançar para o conteúdo principal

Biografia Bárbara Tinoco (Quem é, Cantora, Músicas, The Voice,...)

Quem é Bárbara Tinoco?

Bárbara Tinoco nasceu no dia 16 de Novembro de 1998 em Lisboa.

Desde muito nova que é autodidata,  tendo começado a estudar Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Masterclass Antena1 SPAutores

Um dos primeiros vídeos que podem ser encontrados no Youtube de Bárbara Tinoco é uma audição na Masterclass da Antena 1 e SPAutores.

Este programa leva a que João Gil (ex-Trovante e Ala dos Namorados) avalie os alguns reportórios de compositores e autores.

No vídeo, Bárbara Tinoco surge em dupla com Vladen Grogorocski interpretando os temas "Antes Dela Dizer Que Sim" e "A Fugir de Ser" com apenas 19 anos de idade.


The Voice Portugal

Três meses depois da audição na Masterclass da Antena 1, Bárbara Tinoco surge na prova cega do The Voice Portugal na RTP1.

Interpretando um tema de Dolly Parton "Jolene", foi dominada pelos nervos não levando a que nenhum dos jurados virassem as cadeiras.

O que parecia uma derrota, levou a um dos maiores golpes publicitários da música nacional dos últimos anos.

"Antes Dela Dizer que Sim" foi o tema que Bárbara escolheu quando foi desafiada a cantar um original.

O original deixou Mariza Liz a chorar e todo o público de pé numa ovação de finalista. Talvez se tivessem virado as cadeiras Bárbara hoje continuasse a ser uma ilustre desconhecida.


Início da estrela

O tema "Antes Dela Dizer que sim" rapidamente ascendeu nas tendências do Youtube e começando a tocar nas rádios por todo o país.

Rapidamente começou a ser agenciada pela empresa Primeira Linha, responsável por carreiras de outros nomes como Miguel Araújo, The Black Mamba ou Os Azeitonas.


2019 - Mais um single e primeiros concertos

Preparado durante 2019, o lançamento  de "Sei Lá" no final do ano um dos temas mais ouvidos das rádios portuguesas.

A voz melodiosa de Bárbara Tinoco conquistava fãs, e João Só mostrou ter olho para o talento da jovem, chamando para as primeiras partes dos seus concertos de celebração dos 10 anos de carreira.


Principais Singles

Apesar da pandemia que prendeu as pessoas em casa, Bárbara Tinoco conseguiu sobressair com os seus temas.

"Antes Dela Dizer que Sim", "A Fugir de Ser" e "Sei Lá" somam mais de 15 milhões de visualizações mas 2019 foi só o início.

2020 trouxe "Outras Línguas" tema que trouxe a afirmação da cantora no panorama nacional enquanto cantautora no cenário nacional.


Primeiros Concertos a Solo

Apesar de existirem poucos concertos por todo o país, pelas restrições, Bárbara Tinoco foi um dos nomes mais requisitados pelo buzz do último ano e meio.

Entre concertos on-line e concertos ao vivo, a cantora teve bastantes actuações, estando muitas delas presentes no youtube para audição de todos.

No entanto, caso não existisse a pandemia, 2020 seria o grande ano de entrada de Bárbara Tinoco em concertos por todo o país.


Festival da Canção

2020 foi o ano onde Bárbara Tinoco participou no festival da canção.

"Passe-Partout" era um tema com música e letra de Tiago Nacarato, e apresentava-se como um dos favoritos.

Passou a primeira semi-final com a maior votação do televoto, tendo passado á final em segundo lugar empatada em pontos com a primeira: Elisa.

Na final, a cantora lisboeta voltou a ter a pontuação máxima do televoto, ficando em segundo lugar a dois pontos da vencedora.


Covers

No Youtube podem ser encontradas dezenas de covers dos temas de Bárbara Tinoco.

Muitos jovens nacionais vêm na artista uma referência de


Colaborações

Apesar do curto tempo de carreira Bárbara Tinoco tem já várias participações em concertos com outros artistas nacionais.

Desde Tiago Nacarato a Carolina Deslandes muitos são os artistas que já cantaram com Bárbara Tinoco, demonstrando a confiança na cantora.

Recentemente Bárbara Tinoco fez uma colaboração com Bárbara Bandeira tendo lançado o tema Cidade que ultrapassou 100 mil visualizações o primeiro dia.


Futuro de Bárbara Tinoco

Não será de estranhar que Bárbara Tinoco seja um dos nomes mais pedidos no futuro pelo público português.

Apesar de não sabermos quando os concertos voltarão com normalidade, sabemos que Bárbara Tinoco fará parte dos cartazes das festas por todo o país.

Bárbara Tinoco mostra que em Portugal existem muitos artistas com bastante potencial, que não precisam de um concurso para serem artistas.