My Sound Mag

Cartazes, Horários e música

Música, Televisão e...

2021/02/04

Como foi a música em 1990 em Portugal? Rui Veloso, Madredeus, cantores portugueses e internacionais

 O ano 90 marcou a música a nível nacional e internacional. Apesar do mundo estar mais preocupado com a queda do Muro de Berlim, no final de 1989, Portugal ouvia um rapaz que cantava vindo do Porto.


Rui Veloso

Vindo do Porto, mas nascido em Lisboa, Rui Veloso que já tinha brilhado nos anos 80 com "Máquina Zero", "Porto Sentido" ou "Chico Fininho".

Mas talvez "Mingos & Os Samurais" tenha sido o seu trabalho que mais marcou o público português. 

O cantor esteve em destaque durante todo o ano, tendo o seu "Não há estrelas no céu" durante 16 semanas como single mais tocado.

1990 foi essencial para que este trabalho de Rui Veloso chegasse às 7 platinas e a 140.000 exemplares vendidos, sendo um dos discos mais vendidos do rock português.


Madredeus

Embora o Rock fosse o destaque no final da década de 80 e ínicio de 90, existia um grupo fora do rock a surgir: os Madredeus.

Com um género musical quenão era fado, não era pop, nem música erúdita, os Madredeus começaram por conquistar os portugueses com "O Pastor" e rapidamente conquistaram o mundo.

Mas em 1990, os Madredeus conseguiram a proeza de ser o 4º álbum mais vendido do ano numa altura que não era um orgulho ouvir música nacional e que as rádios passavam maioritariamente música anglofona.


Destaques Internacionais de 1990

Phil Collins teve o disco mais vendido em 1990. Apesar de ter sido lançado em 1989, "But Seriously" esteve durante 14 semanas no número 1 do top nacional sendo o canto do cine para o ex-Genesis.

Um grupo deconhecido do grande público teve o ser One Hit Wonder em 1990, permanecendo 9 semanas no número 1 dos discos mais vendidos. O seu nome era Kaoma e em 1990 trouxeram um sucesso chamado Lambada. 

"Pump Up The Jam" foi um dos singles mais tocados na rádio em 1990. Numa altura em que começava a surgir a música electrónica nos tops Technotronic & Felly conseguiram com este tema o grande sucesso das suas carreiras.

O terceiro álbum mais vendido em 1990 foi "Mosaique" dum grupo composto por músicos de etnia cigana: os Gipsy Kings. "Volare" foi um dos temas mais reconhecidos dos portugueses.


Singles mais tocados

Another Day In Paradise - Phil Collins (2#1)

Pump Up The Jam - Technotronic + Felly (14#1)

Volare - Gipsy Kings - #2

Nothing Compares 2 U - Sinead O'Connor (2#1)

Não Há Estrelas No Céu - Rui Veloso - O (16#1)


Festival da Canção

Numa altura em que o Festival da Canção era uma fusão de músicas levadas por várias editoras, muitos foram os géneros representados.

No quadro podiam ser visto nomes tão diferentes como Afonsinhos do Condado, Jorge Fernando ou mesmo Toy. 

Na altura, grande parte destes nomes que são hoje reconhecidos começavam ainda a carreira na procura do estrelato.

Toy por exemplo participava com um tema de Ricardo (Landum) aspirando não só a um lugar honroso, mas a uma projeção no seu género musical que na altura era dominada por Marco Paulo. 

Quem ganhou neste ano foi a representante da editora SBK: Nucha. A cantora já tinha participado dois anos antes tendo ficado em 5º lugar.

Em 1990, Nucha levou ao Festival da Canção "Sempre há sempre alguém" tema que foi reconhecido como um dos temas mais conhecidos dos festivais desta década.

Nesse mesmo ano, Nucha foi ao Festival da Eurovisão em Zagreb e em 22 países, Portugal ficou em 20º lugar com apenas 9 pontos.


Morte Musical

Em Portugal, foi destacado um falecimento de uma figura musical relevante no Brasil: Cazuza.

Numa altura em que os portugueses ouviam mais música brasileira do que portuguesa, nomes como Roberto Carlos ou Joanna eram mais que naturais nos vinis comprados pelos portugueses.

Não foi estranho que a morte de Cazuza no dia 7 de Julho de 1958 tenha tido bastante eco, nos noticiários nacionais.

Cazuza foi vocalista da banda Barão Vermelho, um dos maiores grupos brasileiros na década de 80, tendo posteriormente seguido uma carreira a solo.

Cazuza foi um dos nomes mais icónicos da década, tendo entre outros factos anunciado o final da ditadura militar na primeira edição do Rock In Rio.

Em apenas 10 anos de carreira Cazuza deixou 126 canções gravadas, tendo uma importância tal no panorama brasileiro que foi feito um Tributo ao Artista.

Em 1999. o Tributo a Cazuza foi gravado em CD e DVD onde estiveram artistas como  Ney Matogrosso, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii ou Zélia Duncan.

Com apenas 32 anos, Cazuza faleceu de complicações relacionadas com o facto de ser seropositivo.


Nascimentos

16 de Fevereiro - The Weeknd

7 de Junho - Iggy Azalea

26 de Novembro - Rita Ora


Concertos em Destaque

O concerto mais relevante do ano pelo seu simbolismo foi a atuação por Roger Waters, ex-vocalista dos Pink Floyd no Muro de Berlim.

Recorde-se que os Pink Floyd fizeram um álbum em 1979, The Wall onde os temas contavam as histórias do Muro e do que este provocou nas famílias alemãs. Este álbum vendeu 30 milhões de exemplares.



Álbuns em destaque de portugueses:

A Mais Bonita - Onda Choc - #2

Rara e Inédita - Amália Rodrigues - #2

Só Nós Três - Paulo de Carvalho / Carlos Mendes / Fernando Tordo - #3

Gritos Mudos - Xutos & Pontapés - #5

Cantando pela Praia - Onda Choc - #2

Existir - Madredeus (3#1)

Mingos & Os Samurais - Rui Veloso (15#1)

In Vivo - GNR - #3


Singles em destaque de portugueses

Pirilampo Mágico 1990 - Vários (1#1)

Um Amor Em Cada Porto - Marco Paulo - #3

Não Há Estrelas No Céu - Rui Veloso - O (16#1)

Ai, Ai, Meu Amor - Marco Paulo - O/P


Discos Mais Vendidos em 1990

1 - But Seriously - Phil Collins

2 - Mingos & Os Samurais - Rui Veloso

3 - Mosaique - Gipsy Kings

4 - Existir - Madredeus

5 - I'm Breathless - Madonna

6 - Pump Up The Jam - Technotronic

7 - The Very Best Of - Cat Stevens

8 - Amazónia - Roberto Carlos

9 - In Concert - José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti

10 - The Wall Live In Berlin - Roger Waters



Lançamentos

Primeiro Álbum

Green Day - 39/Smooth

Ice Cube - AmeriKKKa's Most Wanted

Jon Bon Jovi - Blaze of Glory


Singles com sucesso global

Depeche Mode - Enjoy The Silence

Seal - Crazy

Jesus Jones - Right here, right now