Avançar para o conteúdo principal

BIOGRAFIA DE MOTA JR

Conhece a história de Mota Jr, um dos melhores rappers nacionais a cantar em crioulo.

O ínicio de Mota Junior

David Mota aka Mota Jr nasceu no dia 26 de Dezembro de 1991. Um dia depois do Natal nasceu mais um filho a Filomena, que logo iria emigrar para Londres.

Em Londres, Mota Jr fez parte da Guala Guala Family juntamente com Trigz, Mini D e com apenas 16 anos começou a lançar os seus primeiros sons.

Mota Jr: o rapper crioulo em Portugal

Passados apenas 6 anos, em 2014, Mota Jr. lança a primeira mixtape com 19 sons sendo ele o principal criador não se limitando às letras mas também a outras áreas. Mota Jr era um autodidata que aprendia por exemplo para criar os seus próprios videos.

À semelhança de Loreta ou Karlon, Mota Jr sempre cantou em crioulo, pela convivência com amigos do bairro. Os amigos cabo verdianos ensinaram Mota Jr através da música. Rapidamente Mota Jr começou a cantar em crioulo sendo uma das referências nacionais do hip hop cantado em crioulo.

Letras de dinheiro, droga e sexo

"Pega Discarrega" foi a mixtape que apresentou Mota Jr ao mundo. A violência que existia na Baixada (bairro de São Marcos, em Sintra) foi um dos principais temas dos sons de Mota Jr.

Há semelhança de muitos outros rappers do género várias são as cenas de ostentação, sexo ou droga que leva que muitos dos seus seguidores gostassem de ter a sua vida.

Os túneis, as armas ou notas eram elementos visiveis nos videoclips de Mota Jr. O que normalmente é apenas uma fachada na vida de "luxo" de um rapper, demonstra que nem sempre o que parece é.

Ca Bu Fla Ma Nau: da Baixada para o mundo

Ca Bu Fla Ma Nau foi o tema que levou Mota Jr da Baixada para o Mundo. Cantando apenas em crioulo e com uma base de fãs reduzida ao seu meio, Mota Jr com Piruka lançaram o tema que era cantado em crioulo pelo primeiro e português pelo segundo.

2016 trazia o crioulo às rádios nacionais através de Ca Bu Fla Ma Nau, e leva Piruka e Mota Jr a cantarem o tema nos principais clubs nacionais embora que nem sempre juntos.

Músicas mais conhecidas de Mota Jr.

Os beefs de Mota Junior

Apesar de branco, Mota Junior sempre sentiu a rivalidade dos rappers lusofonos de proveniencia africana. No entanto o maior beef conhecido no meio digital, foi o beef com Piruka. Piruka é hoje em dia um dos maiores rappers nacionais da actualidade, mas foi Ca Bu Fla Ma Nau.

Num periodo onde a publicação no Youtube já era massificado, foram vários védios de confrontação que surgiram na procura de direitos e dinheiros relativos a Ca Bu Fla Ma Nau. A música foi o maior sucesso de longe na altura de Piruka, e o dinheiro das visualizações bem como a presença nos concertos foi um motivo para alimentar os ódios dos fãs de Mota Jr. e Piruka.

Desaparecimento e Morte de Mota Jr

Na noite de 15 de Março estando em casa com uma rapariga, Mota Jr desce à porta de casa sendo esfaqueado por uma grupo de pessoas não identificadas.

Durante mais de dois meses foram criadas várias teorias, esperando que Mota Jr pudesse surgir vivo.

A 19 de Maio, foi noticiado que foi encontrado o corpo de Mota Jr num descampado em Sesimbra.

O crime pode ter estado ligado ao rouba das joias do artista que foram identificadas uma semana antes do aparecimento do corpo do rapper.

O crime continua em investigação não tendo sido identificada a causa da morte do cantor.