Avançar para o conteúdo principal

Artistas Sertanejos: Caches, Carros, Luxos

Os cachês ou salários dos grandes artistas são cada vez mais motivo de inveja por muitos milhares, mas na verdade a vida de artista não é fácil e são muitas famílias que dependem do artista que canta durante duas horas num show.
Artistas Sertanejos: Cachet, Carros, Luxo e Património

Artistas brasileiros pagos a preço de ouro

Na verdade sempre houve muita gente a questionar as mansões e as fazendas que os artistas adquirem depois de ser famosos. O salário de músico permite muitas extravagâncias. Qual é o artista que não tem um carrão desportivo, uma bela casa e uma fazenda a perder de vista?

Hoje em dia, grande parte dos artistas brasileiros podem se dar ao luxo de ter esses luxos. Mas tempo houve que os artistas brasileiros não ganhavam os cachês que ganham em 2019 ou 2020. Além disso, quando se vê que o custo de um cachê de um artista são X mil reais, esse valor não vai na totalidade para o artista. Ele tem de pagar a muita gente.

Os artistas que não ganham só dinheiro mas virão empresas

Hoje em dia qualquer artista que ande na estrada fazendo milhares de quilómetros por todo o Brasil não ganha a totalidade do que é pago por show. Seria bom que os 250 mil ou meio milhão de reais entrasse direitinho na conta do artista.

Todos os grandes artistas têm uma grande equipa por trás que permite que o artista seja a ponta de um iceberg de pagamentos. A folha de pagamento do artista começa logo quando um show é planeado. Se é um festival, existe um palco já montado com grande parte das necessidades do artista já prontas mas se é um concerto em nome individual todos os custos têm de ser pagos pelo valor do cachê do artista. O palco, as luzes, o som tudo tem de sair do bolo que é o valor pago pelo concerto.

Caminhao de Gusttavo Lima

Muitas vezes estes valores ascendem a dezenas de milhares de reais, sendo que o artista não se preocupa com estes pormenores. Existe uma equipa da empresa ou da promotora do show paga pelo artista para que este não tenha de fazer nada para ter tudo disponível. Todas estas pessoas trabalharam diariamente nas empresas do artista acompanhando o artista para todos os locais que ele vá, necessitando de comer e dormir. De onde vem o dinheiro para tudo isto: do  valor cobrado pelo show.

Quanto é o cachet da banda de um artista sertanejo?

Na verdade quando um artista sobe ao palco, não sobe sozinho. E a banda de um artista sertanejo já não é propriamente barata. Somando tradicionalmente entre 5 e 12 músicos, incluindo os coros, o artista gosta de ter nas suas costas pessoas que tenha confiança.

Hoje em dia, um bom guitarrista ou percussionista custa entre 3 e 10 mil reais por show. Agora multiplique isso por todos aqueles que sobem ao palco com o artista todas as noites. Caro não é?!?

E ainda tem as pessoas que durante o concerto têm de acompanhar os vídeos, o som, a luz,...

Agentes, managers e empresários de artista brasileiro também ganham cachê

E o que diremos de muitos dos empresários ou agentes dos artistas que têm de negociar o cachê de uma atuação ou de um show no interior ou numa grande arena brasileira? O valor destes "empregados" chegam a custar entre 5 a 25% do valor pago do show. É um exagero? Talvez, mas sem o empresário o artista teria de andar a vender o seu show, e graças a esta pessoa, o artista só tem de estar preocupado em ver o próximo local onde vai atuar. Simples.

E os artistas só ganham cachê dos shows que dão?

Não. O cachê apesar de ser a fatia mais importante do valor que um artista ganha, não é o único valor que o artista ganha. Na verdade, o artista ganha dinheiro proveniente da venda dos discos, das vendas digitais (que cada vez têm uma importância maior) e das visualizações dos seus vídeos e dos seus áudios em plataformas como o Youtube ou Spotify.

Para além destes valores diretos da música muitos artistas têm o seus próprio merchandising que vendem nos seus concertos ou nos seus websites, permitindo ganhar algum dinheiro com as vendas de material com os seus nomes.

E o dinheiro continua a ser ganho pelos artistas noutras formas. Cada vez mais os músicos brasileiros à semelhança dos futebolistas ou das atrizes são marcas pelo que cada vez que podem estar associados a um produto ganham dinheiro. Imagine o seu cantor favorito lança um perfume. Tem um ganho imediato por ter o nome nesse perfume e ainda ganhará uma quantia de dinheiro por cada unidade do produto vendido. Digamos que é um cachêvitalício mesmo sem ter de cantar.

Direitos autorais sobre letras e músicas

Os direitos sobre as músicas ou sobre as letras são valores que são pagos a cada artista pela música ou letra ser usada por outro artista. No Brasil, é muito comum que um artista cante um mega-sucesso de outro artista, mas a menos que exista um acordo de não pagamento, esta utilização deverá ser pago ao autor da letra e música. Digamos que é um cachê por cada sucesso que o artista tenha na carreira.

Quem são os artistas com melhores cachê no Brasil?

Podíamos ter uma longa lista de artistas e dos seus prémios por cada concerto, mas vamos reduzir para os cachets de alguns dos artistas mais bem pagos no sertanejo no Brasil.

Um artista de sertanejo faz uma média entre 18 e 30 shows por mês, sendo que nos meses de verão com festas por todo o Brasil irá fazer mais shows do que no Inverno onde normalmente estão a planear o ano seguinte ou a gravar em estúdio.

Os mais badalados têm shows que vão desde apenas uma aparição de 30 minutos até um show de 3 horas. Há semelhança dos funkeiros que no início da carreira chegam a ter 10 apresentações numa noite, os artistas sertanejo chegam a ter mais que um show por dia.

O dinheiro que é pago por cada show varia da sua duração, do tamanho do evento e até se o artista é cabeça de cartaz ou não. É rara a vez que vai encontrar dois destes artistas na mesma noite, e caso isso aconteça para bem das contas do festival que tenham feito um bom desconto.

Lista dos sertanejos com maiores cachês no Brasil


10º lugar - Paula Fernandes


Cache de Concerto de Paula Fernandes

Apesar de ser uma das artistas com uma carreira sem grandes altos e baixos, continua a ser uma das artistas mais bem pagas no mundo da música brasileira. Estando atualmente na tournée "Jeans" a cantora conta com uma grande redução nos meios podendo atuar em ambientes mais intimistas. Apesar de ser a cantora sertaneja com mais vendas de discos nos últimos dois anos tem um cachet por concerto que varia entre os 120 mil e os 250 mil reais.

9º lugar - Maiara e Maraísa

Cache de Concerto de Maiara Maraisa

Consideradas duas das irmãs mais bem sucedidas do Brasil Maiara e Maraísa são dois exemplos de como gerir bem as suas carreiras. O seu cachet aumentou significativamente nos últimos anos. Apesar de terem outras fontes de rendimento as irmãs Maiara e Maraísa têm um valor variável de cachet mas este pode chegar a um valor em torno dos 300 mil reais.

8º lugar - Simone e Simaria

Cache de Concerto de Somne e Simaria

A dupla que vem da Bahia é muito acarinhada pelo público mais novo depois de serem juradas no Voice Kids Brasil. Quando chegaram com estrondo ao mercado em 2017 chegaram a cobrar valores em torno dos 470 mil reais (segundo Diário do Nordeste) mas nos últimos tempos as Coleguinhas tiveram alguns contratempos como a doença de Simaria, tendo reduzido os seus caches para valores entre 250 mil e 300 mil reais.

7º lugar - Luan Santana

Cache de Concerto de Luan Santana

Já esteve no topo dos mais bem pagos do sertanejo universitário e com 28 anos de idade Luan Santana é um dos artistas que mais arrecadou em cachet de concertos nos últimos 10 anos. O cantor que actua a solo, mesmo tendo algumas participações nas suas gravações e dvds é sem dúvida um dos artistas que promete encantar as plateias que têm sempre dezenas de milhares de fãs, que por vezes pagam um bilhete bem alto para poder ver Luan Santana.

6º lugar - Gusttavo Lima

Cache de Concerto de Gustavvo Lima

O cantor sertanejo Gusttavo Lima proveniente de Minas Gerais não é só o "embaixador" da Festa de Peão de Barretos como é um dos mais queridos entre o público brasileiro. Tendo as suas músicas entre os principais tops, Gusttavo tem um cachê que supera os 250 mil reais.

5º lugar - Marília Mendonça

Cache de Concerto de Marilia Mendonça

É conhecida pela sua força e por ser uma das artistas mais bem pagas do mundo do sertanejo. Marilia Mendonça é proveniente de Goiás, uma das principais terras do Sertanejo do Brasil, e sendo uma das artistas com mais parceiros de palco nas músicas, é também a artista feminina no sertanejo com um maior cachet. Segundo os valores da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru os valores do show de Marília Mendonça rondam entre os 300 e os 350 mil reais.

4º lugar - Henrique e Juliano

Cache de Concerto de Henrique e Juliano

Se quisermos ouvir sucessos como "Aquela Pessoa", "O Céu Explica Tudo" ou "Vidinha de Balada" então os organizadores terão de pagar um bom cachet a Henrique e Juliano. Segundo o programa Fofocalizando o valor do cachê da dupla sertaneja ascende aos 340 mil reais. Fazendo deles a terceira dupla mais bem paga do Brasil o que para uma carreira relativamente curta não está nada mau.

3º lugar - Zé Neto e Cristiano

Cache de Concerto de Ze Neto e Cristiano

A dupla sertaneja que entra no pódio dos mais caros no Brasil é Zé Neto e Cristiano. Sendo uma das duplas com mais ouvintes online onde vão buscar uma boa receita de ganhos, os concertos são orçamentos em valores que raramente são a baixo dos 350 mil reais segundo Leo Dias e da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.

2º lugar - Jorge e Mateus

Cache de Concerto de Jorge e Mateus

A idade ainda é um posto no top dos mais bem pagos e com muitas horas de palco a dupla Jorge e Mateus leva para os shows dezenas de músicas bastante conhecidas dos fãs. Novos ou velhos todos conhecem a dupla e os seus temas pelo que não é dificil enchem um espetáculo de Jorge e Mateus. O problema maior é o preço de Jorge e Mateus que custa perto de 500 mil reais segundo o  site Movimento Country.

1º lugar - Wesley Safadão

Cache de Concerto de Wesley Safadao

Se o objetivo é ver o maior êxito masculino do Brasil então o promotor vai ter de abrir bem os cordões à bolsa. Wesley Safadão parece que consegue tornar qualquer momento em palco mágico levando a que milhares e milhares de pessoas permaneçam por várias horas para comprar os seus bilhetes ou ver os seus shows nas primeiras filas. Portanto, é de prever que o cachê de Wesley Safadão seja bastante elevado comparado com um dos artistas mais comuns do sertanejo com apenas um ou dois sucessos. Os valores começam em 500 mil reais e podem ir até 600 mil reais por um concerto de Wesley Safadão. Um show de Wesley Safadão poderá demorar até 3 horas pelo que o que é vendido em comida, bebida pode compensar todo este gasto num só artista.

Luxos que podem ser comprados com um cache de um bom show


Já falamos dos cachets dos artistas e de todos aqueles custos que têm por fazer um show. Mas vamos ao que interessa a todos aqueles que gostam de ver o seu artista favorito bem vestido com um bom relógio, um bom chapéu, até porque artista sertanejo tem de ter chapéu e quem sabe um carro como uma Lamborghini ou uma Ferrari.

Se por exemplo um par de chinelos com a cara de Luan Santana pode custar 50 reais, o artista mostra regularmente no seu Insta o seu Mercedes-Benz G63 Edition 1 avaliado em mais de um milhão de reais. Já em 2014 o artista tinha sido fotografado com uma Ferrari que era o seu carro de férias, tendo o artista comentado que era apenas alugado. Hoje em dia bastariam uns quantos concertos do cantor numa semana para Luan Santana ter uma Ferrari se quisesse.

"Embaixador" tem jacto e carros de luxo para valorizar cachê

Jato de Gusttavo Lima

Gusttavo Lima é conhecido por mostrar um pouco do que ganha nos seus brinquedos de luxo. Recentemente mostrou o seu carro antigo de luxo avaliado em 200 mil reais. Parece caro mas nada que se pareça com o Lamborghini que Gusttavo tem tanto carinho avaliado em 4,7 milhões de reais. Se isto não chegasse o artistas não gosta de viajar em vôos comerciais e para que tenha exclusividade nas suas viagens comprou um Jacto particular EMB135 da Embraer avaliado em 40 milhões de reais. Se isto não chega é sabido que Gusttavo Lima gosta de prendar a sua namorada com presentes caros sendo normal a aparição de Andressa Suita com acessários de luxo e malas de griffe custando 20 mil reais.

As irmãs Maraisa e Maiara também não brincam quando o objetivo é ter luxo do cachê


Carro Mustang de Maiara
Recentemente Maraisa foi fotografada junto ao seu novo carro. Nada mais nada menos que um Ford, modelo Mustang que custa apenas 500 mil reais. Parece que foi uma compra um pouco por impulso vendo um vermelho no Aeroporto de Congonhas decidiu comprar um vermelho. E afinal o que são 500 mil reais com cachets que chegam a custar cerca de 300 mil por show? As irmãs têm também uma mansão num condomínio de luxo tendo um closet enorme onde podem colocar todas as suas roupas e sapatos... Já imaginaram o que fariam na mansão das cantoras?

Conhece os carros de luxo que os sertanejos compram com os seus cachê


Já pensou poder comprar um carro de luxo sem olhar para a etiqueta do preço. Isto é a realidade para os sertanejos que pouco os utilizam mas que têm o prazer dos ostentar nas redes sociais.


Carro de Eduardo Costa

Eduardo Costa que não vêm na lista dos mais bem pagos por concerto, mas é conhecido amante de "bombas" tendo na sua garagem tudo o que o seu cache possa permitir. Se entrássemos na garagem podíamos ver BMW X6, um Maseratti Granturismo (950 mil reais) ou um Camaro conversível. Mas o maior destaque é a sua última aquisição: uma Lamborghini Urus de 2 milhões de reais.


Carro de Luan Santana Mercedes Todo Terreno G63

Luan Santana para além do Mercedes G63 um jipe de elevada potência tem outro jipe mais potente da Dodge Durango com capacidade para 7 pessoas avaliado em 190 mil reais. Para além destes dois o sertanejo também tem um Volkswgen EOS de 160 mil reais.

Quanto património é que os sertanejos conseguem ter com os seus cachês?


Mas nem só de carros é gasto todo o cache que estes artistas conseguem amealhar. Mansões, complexos imobiliários, joias, ouro e muito mais são investimentos importantes de todos aqueles que mais tarde ou mais cedo poderão ser substituídos na música. Ao contrário do futebol, na música, nunca se sabe qual é a idade onde se vai terminar a carreira, mas é importante criar um pé de meia com todo o dinheiro que é ganho.

Luan Santana tem concertos desde 2009 e para além de todos os carros já referidos tem outros investimentos entre os quais uma mansão avaliada em 10 milhões de reais no Paraná. É aqui que Luan vive com toda a sua família.

Leonardo é um dos mais antigos cantores do sertanejo e ao contrário dos sertanejos universitários não cobra mais os valores de Gusttavo Lima ou Wesley Safadão. Mas todo o histórico que deixou para trás é um dos sertanejos mais ricos do panorama musical brasileiro tendo um património de mais de 100 milhões de reais. A sua renda vem não só dos concertos que realiza como o facto de também ser empresário.

Chitãozinho e Chororó é mais um dos destaques do sertanejo tendo mais de 40 anos de carreira. Sendo responsáveis pelo Brasil ter começado a ouvir o sertanejo a nível nacional, esta dupla é recordista na venda álbuns somando mais de 37 milhões de unidades vendidas. Não será de admirar que entre os dois acumulem uma fortuna de 120 milhões de reais.

Zeze Di Camargo e Luciano - Carreira longas dão normalmente fortunas milionárias. São vários investimentos que levam esta dupla a acumular uma fortuna orçada em 200 milhões de reais. Hoje em dia apostar na música é muito mais do que ir para cima do palco e cantar. É também lançar outros artistas e poder ganhar com a presença deles em milhares de palcos pelo Brasil.

Casa de Zeze Di camargo

Fora do sertanejo também se lucra bastante com caches elevados


Ivete Sangalo: a máquina de fazer dinheiro



Cache de Concerto de Ivete Sangalo

Ivete Sangalo nunca dormiu na parada. Depois de ter Banda Eva, Ivete soube muito bem gerir sua carreira e mesmo com mais de 40 anos, a artista continua a faturar como os melhores do seu país. Se outrora o seu cache já foi de 1.2 milhões de reais por show e atuando em 40 shows numa semana, hoje o ritmo não é tão elevado nem o preço tão alto, mas a rainha do axe tem um património que ascende aos 400 milhões de reais. Impressionante.

O Rei do Cachet dos direitos e do património: Roberto Carlos


Patrimonio de Roberto Carlos

Se existe pessoa no meio musical que pode dizer que ficou milionário à conta da música foi Roberto Carlos. O cantor de emoções vendeu com Calhambeque, Emoções e Detalhes mais de 160 milhões de discos ao longo de toda a sua carreira. Hoje com quase 80 anos, o Rei Roberto Carlos tem um património avaliado em 500 milhões de reais. E continua a crescer porque por cada vez que toca uma música do rei no rádio, a conta aumenta mais uns centavos.