Header Ads

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO 2019 NO CAMPO PEQUENO

As Festas de Santo António no Campo Pequeno já são um clássico no dia 12 de Junho.

História dos Santos Populares em Lisboa


É secular a história dos santos populares em Lisboa, sendo que na capital nacional o Santo que é celebrado é o Santo António.

Durante um mês as festas e os arraiais multiplicam-se por toda a cidade sendo os bairros tradicionais, os principais a receber a festa, sendo os principais Alfama, Bica, Mouraria... ou Campo Pequeno.

E para quem estranha o Campo Pequeno nesta lista é porque nunca passou pelo Campo Pequeno numa noite de Santo António.


Festas de Santo António no Campo Pequeno

Apesar de não ter uma tradição tão grande como aquela que é vivida nos bairros tradicionais como Alfama ou Bica, os Santos Populares nas Avenidas Novas vivem-se com outra intensidade que os mais velhos já não conseguem aguentar.

Nos últimos anos este foi uma dos principais pontos da festa de Lisboa, sendo que enquanto uns e outros andam aos encontrões entre o Castelo e a Baixa, e outros ficam apenas a ver passar marchas, os mais novos fazem a festa no Campo Pequeno.

Celebrar o Santo António no Campo Pequeno é uma forma barata, fácil e simples de festejar uma das noites mais longa do ano dos lisboetas.

Campo Pequeno com muita música no Santo António

O Santo António não é por norma uma festividade que leve os lisboetas a grandes concertos como é o caso dos portuenses que pautam o São João como uma grande festa onde milhares se juntam na Avenida dos Aliados.

No entanto, depois de perceber que os jovens também queriam viver o seu Santo António, as imediações do Campo Pequeno rapidamente começaram a receber comes e bebes, e palcos musicais para receber milhares de pessoas que a 12 de Junho, não têm grande paciência para estar noutros locais da cidade.

Apesar de não contar com nomes sonantes nos anos que passaram, a festa não se faz apenas de músicos conhecidos mas pelo prazer de estar junto com os amigos numa festa gratuita, bem no coração de Lisboa.

Santo António no Campo Pequeno 2019

Este ano a festa vai ser marcada pela presença de alguns dos artistas mais conhecidos dos anos noventa, numa organização do Revenge of 90's, com a presença ao vivo de Saúl e Romana entre outros artistas nos Jardins do Campo Pequeno. A festa começa pelas 17 horas da tarde e promete estender-se ao longo da noite, em bastantes actuações de artistas populares e de música electrónica.

Acessos às festas de Santo António nos Jardins do Campo Pequeno

Uma das principais escolhas dos jovens é o Campo Pequeno pelos fáceis acessos até tardias horas da madrugada. São vários os transportes que poderão ser apanhados junto ao Campo Pequeno.

Desde o comboio para a Linha de Sintra, Linha da Azambuja ou o Fertagus para a Margem Sul, aos autocarros que irão passar nesta zona durante toda a noite, até ao já tradicional UBER os jovens poderão ficar nesta zona até tardias horas sem ter de se preocupar com o transporte para casa.

Cuidados a ter no Santo António em Lisboa

Se vais para o Campo Pequeno ou para outra zona de Lisboa festejar o Santo António, deverás ter alguns cuidados especiais:

- Bebe com moderação - Numa noite de festa os hospitais estão cheios, pelo que não vais querer passar a manhã do feriado num corredor de Hospital.

- Cuidado com os assaltos - Tu vais festejar o Santo António, e os profissionais dos assaltos também vêem esta noite como perfeita para aliviar os bolsos dos mais distraídos.

- Não vás de carro para a Lisboa - Se estás a pensar viver uma noite em plenos dos Santos Populares, não te esqueças que passar uma hora a tentar estacionar o veiculo perto da festa poderá ser bastante chato. Ir de transportes públicos poderá ser uma excelente opção.

Artistas presentes no Santo António no Campo Pequeno 2019

  • Saul 
  • Romana
  • Galão com Coca
  • André Henrique e Paulo Silver
  • Santa Manel
  • Van Brallen
  • Vestia aka Dress Her Dj
Qual é o melhor sitio para viver os Santos Populares em Lisboa?
Gostas das festas de Santo António junto do Campo Pequeno?

1 comentário: