Avançar para o conteúdo principal

VIAGEM DE FINALISTAS: TUDO O QUE QUERES SABER

Viagens de finalistas a Espanha estão na moda, mas saberás tudo o que necessitas para a viagem mais falada pelos mais novos?

Viagem de Finalistas: Ir ou Não?

Ao longo das últimas três décadas as viagens de finalistas de todos os estudantes que terminavam o secundário foram banalizando por todo o país.

Como forma de festejar o final do período escolar para muitos milhares, Espanha sempre se afigurou como um um de semana onde podia existir bastante diversão.

Com bolsos mais fundos ou menos fundos foram muitos os estudantes que ao longo dos anos foram para Loret D'el Mar, Calpe, Punta Umbria ou Marina D'Or sendo estes alguns dos principais destinos do litoral espanhol onde os estudantes portugueses preparam-se para o entrar na vida adulta.

Mas o facto de muitos estarem longe das famílias e dos professores com os amigos levou que ao longo dos anos, a imagem das viagens de finalistas foi ficando manchada por maus exemplos.

A droga, o sexo, o álcool desmedidos levaram a que muitos pais barrassem a ida dos filhos a viagens de finalistas. Nos últimos anos, as agências que organizam as principais viagens de finalistas procuraram várias formas de minimizar este género de problemas.

Para muitos o facto de deixarem os filhos irem para as viagens de finalistas ainda é a dúvida que  faz com que o 12º ano seja vivido com alguma tensão doméstica. Qual é o jovem que não quer ir passar uma semana só com amigos, música, festa e muito mais?

Quando é a viagem de finalistas?

Tradicionalmente as viagens de finalistas são realizadas no período de férias na Páscoa. Milhares de estudantes nesta altura rumam a vários destinos em Espanha, demorando cerca de meio dia a chegar aos seus destinos.

No entanto, apesar da viagem de finalistas ser apenas na Páscoa, as viagens e restantes extras deverão ser planeados desde muito cedo, sendo que quando chega o Natal, as viagens de finalistas já se encontram esgotadas.

Onde ir na viagem de Finalistas?

São múltiplos os locais onde normalmente pode ser feita a viagem de finalistas. Se falarmos nos locais mais comuns organizados por agências que fazem destas viagens o seu core business, falamos do sul de Espanha com três destinos principais.

Depois mediante o valor disponível para a viagem de finalistas, os destinos podem mudar das modestas praias espanholas, para destinos nas Caraíbas. Varadero, em Cuba, ou República Dominicana são dois dos destinos mais solicitados por todos aqueles que não querem ir "para onde todos vão".

Quais são os destinos das viagens de finalistas em Espanha?

  • Gandia
  • Marina D'Or
  • Punta Umbria
  • Benalmadena
  • Ibiza
  • Salou
  • Andorra

Quais são as diferenças das viagens de finalistas de Marina d'or e Punta Umbria?


Na prática as diferenças não são muitas. Os artistas que vão a Marina D'Or também vão a Punta Umbria, sendo que alguns vão variando ano sim ano não entre uma e outra, sendo um dos factores de escolha de muitos estudantes.

Conhece todas as informações sobre a Viagem de Finalistas em Punta Umbria

Os resorts/hoteis onde os estudantes ficam alojados em ambas as localidades são parecidos e as actividades que as empresas organizadoras proporcionam aos finalistas também são bastante parecidas.

Marina D'Or fica um pouco mais longe do que Punta Umbria. Punta Umbria fica a poucos quilómetros da fronteira entre Portugal e Espanha, e Marina D'Or fica entre Valência e Barcelona, somando mais cerca de 5 a 6 horas de viagem. Para todos aqueles que são sensiveis às distâncias da viagem a opção de Punta Umbria poderá ser melhor. Por outro lado, o facto de Marina D'Or ser por exemplo mais perto de Barcelona, leva a uma quantidade de actividades  nesta metrópole que quem vai para Punta Umbria não poderá fazer.

Conhece o programa da Viagem de Finalistas de Marina D'Or

A viagem a Marina D'Or é organizada pela Sporjovem enquanto a viagem a Punta Umbria é organizada pela XTravel.

Viagem de Finalistas em Portugal

E existe a possibilidade de ficar por Portugal, e mesmo assim ir a uma viagem de Finalistas? Na verdade é possível ficar por Portugal e ir a uma viagem de finalistas.

Um dos maiores destaques é a festa do secundário que é nos últimos anos organizada no Parque de Campismo de Quiaios. Poupando na viagem e em alguns luxos, a semana poderá ser vivida com a mesma intensidade com que é vivida em Espanha, existindo festas variadas bem como um bom naipe de artistas que irão animar as noites dos "rebeldes" que ficam por Portugal.

Cartaz do Festival do Secundário em Quiaios

A praia de Quiaios é um bom destino para todos aqueles que querem apanhar banhos de sol.

Viagens de Finalistas Low Cost

Existem cada vez mais opções de viagens de finalistas low cost. Se tem um espírito de organização e gosta de planear e não se quer meter na confusão habitual das viagens a Espanha, onde normalmente o convívio é entre milhares de estudantes, então nada como organizar a sua própria viagem de finalistas.

Cada vez mais existem bastantes pessoas a organizar viagens de finalistas dentro de Portugal tendo o Gerês, o Algarve ou quintas no Alentejo como destinos que recebem os jovens.

Nem sempre os preços conseguem ser tão competitivos como as viagens em Espanha. A inexistência de uma viagem tão grande, ou a possibilidade de planear a viagem de comboio (por exemplo) leva a que sejam conseguidos excelentes preços para uma viagem para algumas dezenas de jovens.

Num período onde a hotelaria está longe de estar cheia, uma boa negociação pode levar a que a viagem de finalistas possam ser umas férias de Páscoa bem baratas para o filho e para os amigos.

O que levar na viagem de finalistas?

Inicialmente uma mala de viagem para uma semana terá um tamanho variável, mas lembrem-se é uma viagem de finalistas não é uma mudança definitiva para Espanha.

Normalmente os rapazes levam o mínimo indispensável, qualquer par de calçoes, umas tshirts e um par de chinelos, faz o guarda roupa de um finalista. Já das meninas a coisa pode complicar...

O objectivo não é fazer uma lista extensa mas mostrar os must have na mala que vai para a viagem de finalistas.

Almofada, Livros e powerbanks carregados

Mesmo antes de chegar ao destino da viagem de finalista existem alguns elementos que deverão ser levados na mochila de forma a ser passada a viagem de uma forma mais rápida e confortável. Sendo muitas das viagens de finalistas realizadas durante a noite uma almofada ou encosto de pescoço é essencial para que possam ser dormidas alguns horas para que o primeiro dia da viagem não seja uma grande rabugice. Livros para ler ou powerbanks para estar sempre com bateria poderão ajudar uma vez que os autocarros destas viagens já costumam ter internet para todos aqueles que já esgotaram o plano de dados de tanto irem ao Youtube e ao Instagram.

Vestuário

Como já referido a roupa é um dos elementos mais importantes na viagem de finalistas. As inúmeras saídas à noite, os vários estados da meteorologia que poderão estar, levam a que a para-fernalia de roupa seja mais que muita. Se juntarmos calçado e acessórios, poderão ser umas boas horas a escolher tudo o que deve ser levado para as viagens de finalistas.

Importante: Normalmente sendo em destinos balneares, muitos finalistas incorrem no erro de levar apenas roupa para o calor, bikinis e pouco mais. Não existe algo de mais errado uma vez que em Março ou Abril, as temperaturas não são de verão e é rara a viagem de finalistas onde não exista pelo menos um dia que não chova. Por isso nada melhor que ir preparado para todas estas situações.

Produtos de higiene e make up

Quem espera ir para um hotel de 5 estrelas com tudo e mais alguma coisa no quarto, engane-se. Por 400 euros, os extras de higiene no quarto são bastante limitados, pelo que levar o necessário de Portugal poderá ser um bom principio. Nos destinos existem mercearias e supermercados, mas como em qualquer destino balnear os preços são bastante acima do normal.

Snacks

Comida em demasia, bebida em demasia é o que podem encontrar nos hoteis. Correcto. Mas na verdade, nada melhor para entre refeições terem algo para comer. Bolachas, snacks ou fruta poderão ser excelentes extras que podem ser levados de Portugal, caso não queiram numa semana gastar mais dinheiro em comida que gastariam em Portugal num mês.

Tech: smartphone e powerbank

Existem algumas noções tecnológicas que se deverão querer ter quando se vai para uma viagem de finalistas. Ninguém quer andar com portáteis, máquinas fotográficas e outros gadgets tecnológicos na viagem. Na verdade, a viagem de finalistas deverá ser vivida mais que filmada ou fotografada. No entanto, a presença do telemóvel é essencial bem como de um powerbank sempre carregado. Digamos que a praia ou o club noturno não são os locais onde existam muitos pontos de carregamento pelo que as baterias deverão ser racionalmente geridas.

Normalmente existem fotógrafos da organização que documentam os eventos musicais e desportivos, pelo que depois podem ser vistas as fotos no facebook da organização.

Um gadget essencial numa viagem de finalistas e que poucos se lembram de levar é o secador de cabelo.Os hotéis embora bons nem sempre têm um secador para cada um pelo que levar o seu próprio secador pode ser um exercício de inteligência para que não fique meio mundo à tua espera.

Primeiros Socorros e medicamentos vários

Apesar da organização ter os primeiros socorros, a probabilidade de acontecer um acidente a meio da noite sem membros da organização por perto poderá levar a que seja necessária a utilização de primeiros socorros. Caso vá um grupo grande de estudantes poderão combinar e  um dos finalistas ser o responsável de levar alguns primeiros socorros.

Para além dos primeiros socorros, levar alguns medicamentos para as dores de cabeça, dores de garganta e afins poderão ser necessários, uma vez que nem sempre os hotéis ficam perto das farmácias. As noites são longas, e as ressacas podem ser uma boa razão para levar alguma medicação extra.

O que tens de levar para curar a ressaca?

O que não levar na viagem de finalistas?

Apesar de ser do senso comum, é importante referir que existem elementos que poderão ser razão para voltar a Portugal, mesmo antes de chegar ao destino. Cada vez mais a polícia nacional e espanhola apostam no patrulhamento das viagens dos estudantes, apostando em algumas revistas na procura de substancias ilegais. Drogas e armas poderão ser razões para um regresso para casa mais cedo.

O que fazer na viagem de finalistas?

Os pais normalmente questionam os finalistas do que o que se pode fazer na viagem de finalistas. Fora tudo o que costuma ser feito que depois aparece posteriormente nos noticiários, são muitas as actividades que as organizações planeiam para uma semana de muita diversão.

Os dias normalmente são ocupados com actividades desportivas na praia, sunsets na praia e actividades que normalmente estão fora do "pacote" como actividades radicais ou visitas a cidades maiores, como é o caso de Barcelona ou Valência.

As noites são tradicionalmente ocupadas com grandes festas e concertos nas discotecas que normalmente são ocupadas quase em exclusivo por milhares de finalistas que ao som de alguns dos melhores artistas nacionais e djs que levam a animação até ao nascer do sol.