My Sound Mag

Cartazes, Horários e música

2020/02/12

Festas de São José 2020 na Póvoa de Lanhoso

Vê aqui tudo sobre as Festas de São José 2020 na Póvoa de Lanhoso.

Festas de São José 2020 na Póvoa de Lanhoso

História das Festas de São José

As Festas são cada vez um elemento mais importante na vida cultural de muitos concelhos espalhados pelo país, e a Póvoa de Lanhoso não é excepção sendo o seu ponto alto as Festas do concelho e a Feira Franca de São José, e o consequente feriado no dia 19 de Março.

Sendo consideradas uma das primeiras grandes romarias do minho no ínicio do ano, já são uma tradição secular que remonta ao ano de 1895, data da sua instituição no calendário oficial da vila, continuando algumas tradições ainda bem presentes no cartaz anual.

Apesar da primeira referência da Feira de São José ser de 1895, a celebração das feiras da Póvoa de Lanhoso remonta ao séc. XIII na carta de foral, ou a Carta da Feira no século XV.

Oficialmente a Feira de São José iniciou-se em Março de 1895, data que comemorava o dia de São José a 19 de Março. Na altura como agora uma das principais tradições era o concurso pecuário com prémios entre outros para a “melhor junta de bois”, “melhor junta de touros”, “melhor cavalo” e “melhor égua”.

Outras tradições que não se passaram com o passar dos tempos na Feira de São José é a presença das várias bandas filarmónicas, a religiosidade com a Missa Solene e tradicional procissão bem como o tradicional fogo-de-artificio.

Embora inicialmente, a vertente religiosa não tivesse grande importância, foi após a925 com a criaçao da Paróquia de N.ª Sr.ª do Amparo que as festas deixaram apenas de ter um contexto económico e festivo para ter também uma vertente religiosa, muito importante por terras minhotas.

Aliados a esta festa e ao dia 19 de Março estão ao longo dos anos a inauguração de vários espaços públicos como inauguração dos Paços do Concelho ou do Tribunal.

Com o tempo foram sendo juntas a todas as comemorações festivas algumas provas desportivas ligadas á natureza como são as provas de BTT ou TT, e as tão conhecidas provas de pesca que já existem à mais de 30 anos.

Artistas principais 

Ainda não foram confirmados os artistas para a festa de São José

Programa das Festas de São José 2020

Vê aqui o programa da Festas de São José 2020 que decorrem de 14 a 22 de Março na Póvoa de Lanhoso:

18 de Março - Rock Luso + Ana Malhoa
20 de Março - Carolina Deslandes
21 de Março - Grupo Kalhambeke

Clica para ver todo o programa das Festas de São José 2020

Cartazes anteriores

Festas de São José 2019
15 de Março - Barbara Bandeira
18 de Março - Toy

Festas de São José 2018
16 de Março - HMB
18 de Março - José Cid
19 de Março - Akisom

Festas de São José 2017
17 de Março - Boss AC + Os Azeitonas

Festas de São José 2016
18 de Março - Emanuel
19 de Março - Átoa

Festas de São José 2015
20 de Março - Diabo na Cruz
22 de Março - Zé Amaro

Festas de São José 2014
18 de Março - Zé Amaro