Avançar para o conteúdo principal

Biografia de Matay

Conhece melhor a vida e a biografia de Ruben Matay.


Qual é o nome completo de Matay?

Matay, ou Ruben Matay tem como nome completo Ruben Matay Leal de Sousa.

Qual é a idade de Matay?

Matay nasceu no dia 24 de Julho de 1986. Portanto para saber a idade basta fazer as contas. Neste momento tem 31 anos de idade.

Qual é a altura de Matay?

A primeira vez que vi Matay num concerto de Dengaz pensei quanto mede o moço dos backvocals. Na verdade, o moço é Matay que posteriormente vim a saber que tinha 1,88 de altura.

O Matay gosta de desporto?

Matay sempre fez desporto, sendo que na altura da universidade jogou rugby em vários clubes. Posteriormente e para manter a forma Matay gosta de nadar como se pode ver em algumas publicações no seu facebook.

O Matay é casado?

Matay é orgulhosamente casado com a sua esposa Maria Leal de Sousa.

O Matay tem filhos?

Matay tem dois filhos: o Vicente e o Santiago. Será uma homenagem a Cabo Verde?

O Matay é licenciado?

Matay é licenciado em Animação Sócio-Cultural, o que é bastante útil na sua actividade enquanto músico.

Onde trabalha o Matay?

Matay trabalha na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no papel de impulsionador no âmbito da inserção social jovem.

Quais foram os grupos musicais de que Matay fez parte?

Ao longo da sua ainda jovem carreira, Matay já fez parte de bastantes projectos musicais, alguns voltados para a soul music e gospel. Podemos dar destaque ao Soul Gospel Project e Gospel Collective. Para além destes projectos, Matay também fez parte dos coros de  Ana Semedo (Undergraund Railroad) e é presença habitual nos concertos de Dengaz na sua Ahya Band.

Fotos de Matay

Apesar de fazer parte de dos coros de Dengaz ficando sempre na sombra do rapper, Matay é cada vez mais vezes chamado à frente de palco para cantar alguns temas como "Dizer que não".

Vejam aqui algumas fotos de Matay

Quais são as principais referências musicais de Matay?

Matay tem como principais referências os músicos ligados à música gospel e soul sem esquecer o jazz vindo dos Estados Unidos. Nomes como Ray Charles, James Brown, Aretha Franklin, Otis Redding ou Marvin Gaye são nomes inspiradores que poderão traçar a carreira de Matay no futuro.

Qual foi o primeiro sucesso de Matay?

O primeiro single de Matay a solo foi  a música "O que tu dás". O videoclip foi gravado com base nos sonhos de uma menina (Iara Sousa). Parte do videoclip foi gravado na Escola Eça de Queiroz nos Olivais em Lisboa, e a imagem do videoclip onde aparece Matay a servir um cocktail foi tirada no topo do Hotel Chiado, com bairros tradicionais de Lisboa como fundo.

Matay sucesso no Youtube

Matay com o seu primeiro single "O que tu dás" conseguiu o seu primeiro hit no youtube. Em pouco mais de dois meses Matay chegou às 7 milhões de visualizações o que é uma excelente marca no mercado nacional.

Relembramos que também no Youtube Matay brilhou na participação da música de Dengaz "Dizer que não" tema que rapidamente ultrapassou os 10 milhões de visualizações na rede social de videos.

Matay fez parte da Banda Sonora "A Herdeira"?

A música "O que tu dás" faz parte da banda sonora da telenovela da TVI "A Herdeira". Esta telenovela tem como uma das principais atrizes Rita Pereira, que ao contrário do que muitos pensavam não faz parte do videoclip de "O que tu dás". A atriz que surge no final do videoclip de Matay é a modelo Samanta de Ávila.

Conhece as músicas de Matias Damásio, David Carreira e DAMA na banda sonora da telenovela "A Herdeira"

Concertos de Matay por Portugal

Matay começou a ter os seus primeiros concertos solo em 2016 e 2017. 2019 promete ser um ano de bons concertos de Matay.

Quem foi Matay no Festival da Canção?

Matay foi um dos principais nomes do Festival da Canção 2019. Na primeira semi-final, a música "Perfeito" interpretada por Matay ganhou à frente de Conan Osiris ou Calema. Com letra de Boss AC e música de Tiago Machado (dos Amor Electro), Perfeito só não teve a pontuação máxima entre o juri e os espetadores porque Conan Osiris teve a pontuação máxima nos espetadores. Este é o um dos temas favoritos para ganhar o Festival da Canção 2019. 


Comenta e diz onde gostarias de ver um concerto de Matay?