FESTA DAS FOGACEIRAS 2020 EM SANTA MARIA DA FEIRA

Conheça melhor a Festa das Fogaceiras que se realizam em Santa Maria da Feira

feira da fogaça e festa das fogaceiras 2020

História da Festa das Fogaceiras 

Esta é uma das festas em Portugal que é comemorada dentro e fora de fronteiras. Para além de Santa Maria da Feira, as fogaças também são festejadas no Brasil ou na Africa do Sul.

A tradicional festa das fogaceiras teve origem no voto ao Martir São Sebastião feito pelo povo de Santa Maria quando a peste matou uma boa parte da população. Em troca, o povo prometeu uma festa e procissão no dia 20 de Janeiro. Nesta festa existe a oferta de pão doce e delgado feito apenas para ocasiões especiais. A esse pão doce e delgado foi dado o nome de fogaça.


Este dever foi feito simbolizado por três fogaças que eram levadas por três jovens meninas desde o Castelo até à Igreja Matriz. Na Igreja era feita a benção. Partidas e distribuídas as fogaças serviam para afastar a fome a peste e e a guerra.

Em 1758, de três passaram a ser 5 meninas. Três levavam as fogaças como era tradição, uma levava um tabuleiro com 5 velas e a última levava uma miniatura do Castelo da Feira. 

Nesta altura a fogaça já teria a forma pelo qual é hoje conhecida. A forma simboliza as quatro torres do Castelo de Santa Maria, como símbolo de união das terras da Terra de Santa Maria.

Depois da implantação da República, o ritual mudou. O cortejo cívico é realizado antes da missa solene.  O cortejo das meninas sai dos Paços do Concelho e vai até à Igreja Matriz. Hoje em dia conta com centenas de meninas vestidas de branco com uma faixa de cor à cinta. 

Chamadas de fogaceiras, levam à cabeça a fogaça da Feira mantendo a tradição. Continuam a  levar três fogaças maiores, o tabuleiro com as velas de cera e o castelo em miniatura. Tudo isto é enfeitado com as bandeiras de papel colorido.

O que é a fogaça da Feira? 

A Fogaça da Feira é o doce de Santa Maria da Feira. O doce tem o formato da torre do castelo com os seus quatro coruchéus. É feita em várias pastelarias se Santa Maria da Feira e é vendida todo o ano.

Fogaça de Santa Maria da Feira

Na altura da Festa das fogaceiras, a Fogaça da Feira serve como voto na celebração do dia de 20 de Janeiro.

Alguns ingredientes como farinha de trigo, ocos, manteiga, fermento, canela ou raspa de limão fazem as tradicionais fogaças. Este doce é tão importante que já existe o Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira e a Confraria da Fogaça da Feira.


Programa dos concertos


A Festa das Fogaceiras 2020 decorre de 2 a 26 de Janeiro em Santa Maria da Feira. Conhece aqui o concerto já marcado:



25 de Janeiro - Concerto Variações Filarmonicas  

Cartazes e Programas

Festa das Fogaceiras 2019
5 de Janeiro - Ana Bacalhau
23 de Janeiro - JP Simões
Festa das Fogaceiras 2018
13 de Janeiro - Filarmónia do Fado
Festa das Fogaceiras 2017
14 de Janeiro - Rodrigo Leão e Scott Matthew
Festa das Fogaceiras 2016
16 de Janeiro - Júlio Pereira
29 de Janeiro - Os Aurora
Festa das Fogaceiras 2015
11 de Janeiro - Maria João e Mário Laginha
17 de Janeiro - Pedro Moutinho
23 de Janeiro - Deixem o Pimba em Paz
Festa das Fogaceiras 2014
25 de Janeiro - Katia Guerreiro
Festa das Fogaceiras 2013
27 de Janeiro - António Zambujo
Festa das Fogaceiras 2012
28 de Janeiro - Tereza Salgueiro
Festa das Fogaceiras 2011
15 de Janeiro - Mafalda Arnauth