Avançar para o conteúdo principal

CARTAZ FESTIVAL CAIXA ALFAMA 2017

Festival Caixa Alfama regressa às ruas e vielas mais tradicionais do bairro de Alfama nos dias 15 e 16 de Setembro de 2017.


Festival Caixa Alfama vai na sua 5ª edição, dando assim continuidade ao sucesso deste grande Festival da música que transporta a identidade e a alma lusa, o Fado.

O fado vai andar pelas ruas do bairro lisboeta de Alfama, nos dias 15 e 16 de Setembro, com palcos ao ar livre ou em espaços emblemáticos do bairro.

Conhece aqui todas as Novidades do Festival Caixa Alfama 2017 



António Zambujo, Marina Mota, José Gonçalez e Sangre Ibérico, Gisela João, Marco Rodrigues e ainda Os Mestres do Fado são os primeiros nomes revelados da 5ª edição do Festival Caixa Alfama.

Na primeira noite do Festival Caixa Alfama pelo palco Caixa irão passar: António Zambujo, uma das vozes mais acarinhadas pelo público português; Marina Mota, um dos nomes que mais combina com bairro e ainda José Gonçalez que terá como convidados os Sangre Ibérico.

Para a noite de 16 de setembro, Gisela João leva a sua energia contagiante ao Palco Caixa por onde também irá passar Marco Rodrigues que se lançou no desafio de gravar grandes clássicos do Fado. Nessa mesma noite teremos ainda Os Mestres do Fado liderados por Diogo Clemente, os Fadistas António Rocha, Artur Batalha, Filipe Duarte, Nuno Aguiar, Maria Amélia Proença, Maria Armanda, Maria da Nazaré e Cidália Moreira prometem oferecer ao público um momento de partilha da melhor tradição fadista.

Para além dos consagrados, o Caixa Alfama está de olhos virados para o futuro, e é assim que todos os anos apresenta novas apostas. Bárbara Santos tem apenas 20 anos, já cantou em várias casas de fado, como Coração da Sé, São Miguel de Alfama e Coração de Alfama. Participou também no projeto "Saudade No Futuro" e em 2015 integrou o elenco "Adega Machado", onde continua atualmente. A jovem Bárbara Santos será certamente uma das maiores revelações desta edição do Caixa Alfama.




O palco do Grupo Sportivo Adicense recebe no Dia 15, a jovem Ana Marta, uma filha de Alfama, que partilha o palco com Jaime Dias. E na mesma noite, também sobem ao palco os fadistas Pedro Galveias e Vera Monteiro. No segundo dia do Festival a 16, a responsabilidade fica a cargo de Vítor Miranda e Henriqueta Baptista, artistas que conseguem juntar uma garra invulgar à experiência acumulada. E para completar este palco, há ainda a oportunidade de ouvir dois jovens que pelo percurso que têm trilhado já são certezas do Fado: Diogo Rocha e Sandra Correia. Todos os fadistas vão ser acompanhados por dois dos músicos mais promissores da nova geração: Ivan Cardoso e Sandro Costa.

A Igreja de Santo Estevão é um dos espaços mais míticos do imaginário fadista. Na primeira noite, as estrelas são António Pinto Basto e Teresa Tapadas, um alentejano e uma ribatejana, dois fadistas ligados à tradição e que dispensam apresentações. Na segunda noite será a vez de Gonçalo Salgueiro que irá apresentar o seu novo disco “Sombras e Fado” e Maria Ana Bobone, uma das vozes mais delicadas do Fado e com uma especial vocação para interpretar temas de cariz religioso, subirem ao palco da Igreja de Santo Estevão.



Dia 15, na Igreja de São Miguel, há um espetáculo imperdível: “Os Fados da Minha Mãe”. Temas cuja figura central é a mãe, como “O xaile de minha mãe”, “Duas mães” ou “Minha mãe é pobrezinha”, vão ser interpretados pelos jovens fadistas Rosita, Pedro Ferreira, Nádia Bastos e Kiko. E quando há Fado numa igreja, há também a expectativa de ouvir repertório religioso, Fados cujo centro seja a fé do poeta. Por isso, na segunda noite, a programação completa-se com dois fadistas que se sentem particularmente à vontade nesse território: Luís Caeiro, um jovem alentejano que nos faz acreditar que foi Deus quem lhe deu aquela voz, e Rui Vaz, um jovem fadista que acabou de lançar o disco: “Fado em Prelúdio”.

O Fado à Janela regressa ao Largo de São Miguel, para encher ruas e ruelas de Alfama. Jorge Silva, Miguel Monteiro e José Manuel Rodrigues terão nas suas mãos uma Guitarra Portuguesa, uma Viola e um Baixo, respetivamente.


No Palco Santa Casa no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, dia 15 de setembro, os Fados ficam a cargo de dois irmãos que são também duas das melhores vozes do presente do Fado: Hélder Moutinho e Pedro Moutinho. Hoje o público está habituado a ver Hélder Moutinho a pisar os grandes palcos, mas houve um tempo em que só cantava para amigos. Depois de Hélder Moutinho, também Pedro Moutinho leva até ao Palco Santa Casa esses genes abençoados pelo Fado. Canta desde os 11 anos, mas foi em 2003 que editou “Primeiro Fado”. 

Na segunda noite, no dia 16 de setembro, o Palco Santa Casa fica entregue a uma das vozes mais acarinhadas pelo público: a cantora e fadista Alexandra. O património dos seus discos e a participação no Musical Amália de Filipe La Féria, garantem-lhe lugar num grupo restrito de fadistas capaz de emocionar qualquer plateia. Fado tradicional e a homenagem a Amália Rodrigues são duas vertentes do espetáculo que Alexandra vai apresentar no Caixa Alfama.

No mesmo dia, o Palco Santa Casa também recebe um dos fadistas mais reconhecidos da sua geração: Rodrigo Costa Félix. O fadista prepara um novo disco, com data prevista de lançamento para o final de 2017.

Bárbara Santos é a aposta deste ano do festival Caixa Alfama. Apesar da sua juventude, já passou por várias casas de Fado como o Coração da Sé, São Miguel de Alfama e Coração de Alfama. Atualmente integra o elenco da Adega Machado. É com este selo de qualidade que a jovem Bárbara Santos chega agora ao Palco Santa Casa.




Cartaz Festival Caixa Alfama 2017 
(Completo >> Veja abaixo os horários)

DIA 15
Dia 16
Palco Caixa
- António Zambujo
- Marina Mota
- José Gonçalez & Sangre Ibérico

Museu do Fado (Auditório)
- Teresinha Landeiro
- Matilde Cid

Museu do Fado (Largo do Chafariz de Dentro)
- Luis Guerreiro 
- Pedro de Castro

Palco Hermelinda Freitas (Largo das Alcaçarias)
- Diogo Clemente
- Miguel Ramos

Palco Santa Casa (Centro Cultural Dr. Magalhães Lima)
– Hélder Moutinho
- Pedro Moutinho

Palco Tofa (Sociedade Boa União)
- Conceição Ribeiro
- Augusto Ramos

Palco Amália (Auditório Abreu Advogados)
- Filipa Cardoso
- Carolina

Palco Santa Maria Maior (Grupo Sportivo Adicence)
- Jaime Dias e Ana Marta
Pedro Galveias e Vera Monteiro

Igreja de São Miguel
- António Pinto Basto
- Teresa Tapadas

Igreja de Santo Estevão
- Rosita 
- Nádia Bastos
- Kiko
- Pedro Ferreira

Fado à Janela
- Jorge Silva
- Miguel Monteiro
- José Manuel Rodrigues 



Palco Caixa
- Gisela João
- Marco Rodrigues
- “Os Mestres”: António Rocha, Artur Batalha, Cidália Moreira, Filipe Duarte, Maria Amélia Proença, Maria Armanda, Maria da Nazaré  e Nuno Aguiar

Museu do Fado (Auditório)
- Nathalie
- Tânia Oleiro

Museu do Fado (Largo do Chafariz de Dentro)
- José Manuel Neto
- Paulo Soares

Palco Hermelinda Freitas (Largo das Alcaçarias)
- Paulo Bragança
- Edu Miranda Trio
- Júlio Resende “Fado - Ensemble”

Palco Santa Casa/ Centro Cultural Dr. Magalhães Lima 
– Alexandra,
- Rodrigo Costa Félix
- Bárbara Santos

Palco Tofa (Sociedade Boa União)
- Miguel Xavier
- Joana Almeida

Palco Amália (Auditório Abreu Advogados)
Ana Sofia Varela
- Buba Espinho

Palco Santa Maria Maior (Grupo Sportivo Adicence)
- Vítor Miranda e Henriqueta Batista
- Diogo Rocha e Sandra Correia

Igreja de São Miguel
- Gonçalo Salgueiro
- Maria Ana Bobone

Igreja de Santo Estevão
Luís Caeiro
- Rui Vaz

Fado à Janela
- Jorge Silva
- Miguel Monteiro
- José Manuel Rodrigues 




Quanto custam os Bilhetes para o Festival Caixa Alfama 2017?

Os Bilhetes para o Caixa Alfama 2017 já estão à venda nos locais habituais, com os preços desde os 15,00 euros:

Bilhete Diário (15 de setembro) - 15,00 Euros (20,00 euros no próprio dia)
Bilhete Diário (16 de setembro) - 15,00 Euros (20,00 euros no próprio dia)
Passe 2 Dias (15 e 16 de setembro) - 25,00 Euros (30,00 euros nos dias do festival)

O passe deverá ser trocado por pulseira, pelo próprio e colocada pela organização do Festival, nas bilheteiras sediadas no Museu do Fado a partir do dia 14 de setembro. A pulseira dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

Conhece aqui os Horários dos concertos do Festival Caixa Alfama 2017?



Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024