Avançar para o conteúdo principal

30 COISAS A LEVAR PARA O CAMPISMO NOS FESTIVAIS

Tendas, Parque de Campismo

A época dos festivais de verão está a chegar e enquanto os pais vão directamente para destinos de férias como o Algarve ou Espanha, nada melhor que ir passar pelo menos uma semana num festival nacional aproveitando não só a melhor música que vai passando, mas também aproveitar umas boas mini-férias com os nossos amigos.

Quando falamos de festivais pensamos logo em campismo, festas, churrasco (ou enlatados) e tudo o que temos de levar que muitas vezes enche as malas do carro e no final há sempre alguma coisa que falta. E para que nada te falte no que terás de levar nós fizemos uma lista do que não te poderás esquecer:

1. Tenda - Parece básico mas quando chegamos a um parque de campismo de um festival existe sempre alguém à procura de uma "tenda amiga". Dentro das tendas podem escolher entre modelos que se atiram ao ar e em segundos estão montados, ou algo mais complexo sendo uma óptima forma de conhecer de imediato a vizinhança. 

2. Corda/Cordel - Sempre úteis para estender a roupa, a corda para além de prender a tenda a uma árvore próxima serve também para estender toalhas, fatos de banho ou bikinis. DICA: Não esquecer também das molas para prender a roupa à corda, senão no dia seguinte poderão ter de ir fazer topless para a praia.

3. Balde - Um balde por perto dá sempre jeito especialmente quando é feito muito lixo, ou bebemos muito durante a noite.

4. Sacos de supermercado - É importante pensar sempre na reutilização do que levamos, e os sacos de supermercado onde levamos todos os nossos mantimentos poderão servir para colocar posteriormente o lixo que vamos fazendo. 

5. Toalhitas - Quem já passou por festivais sabe que nem sempre as casas de banho têm o mesmo conforto do dia anterior à sua abertura, e para quem não gosta de dividir o WC com estranhos, nada melhor que umas toalhitas para fazer a higiene mais básica.

6. Lanterna - Depois de uma noite de concertos e quando se tenta chegar à tenda antes do nascer do sol, poderá ser bastante útil uma lanterna. Não será necessário levar a lanterna dos pais que mais parece uma arma de arremesso, mas uma pequena lanterna que cabe na mala poderá ser bastante útil dentro e fora da tenda.

7. Repelente de insectos - Para todos aqueles que têm o "sangue doce" o repelente de insectos poderá ser um dos melhores amigos na altura de andar junto aos rios ou de estar junto à tenda. Inimigo de melgas e de outros amigos indesejados, o repelente irá ser um "must have" na mala.

8. Saco-cama - Mesmo de verão, existem algumas noites um pouco mais frias. Se o álcool não aquecer o corpo suficiente, e se não tiveres uma boa companhia para passar a noite, talvez um saco cama possa ser uma escolha mais que óbvia para levares para o campismo.

9. Preservativos - Apesar de alguns festivais já terem como patrocinadores as marcas de objectos relacionados com o sexo, havendo a possibilidade de serem distribuídas gratuitamente algumas das últimas novidades, nada melhor que levar de casa uma caixa de preservativos, mais não seja para que na altura certa podemos ceder um ou dois aos mais necessitados.

10. Enlatados - Como durante uma semana iremos ter férias da comida da mãe, nada melhor que levarmos (bastante) comida que seja fácil de comer, sem que para isso seja necessário um grande cozinhado. O atum, as salsichas, o feijão ou o grão poderão ser opções fáceis e baratas para algumas refeições low-cost. DICA: Verifica se todas as latas são de abertura fácil senão vais ter problemas na altura que as fores tentar usar.

11. Garrafão de água - Não sendo propriamente o líquido mais consumido num festival, a água poderá ser uma óptima amiga, e se tivermos que poupar mais vale levar um garrafão e depois ir dividindo por garrafas diariamente.

12. Placa de Cartão - Não sendo uma dos objectos mais lógicos para levar para um parque de campismo, a placa de cartão com uma área de 2 a 4 metros quadrados poderá ser bastante útil para colocarmos "à porta" da nossa tenda. Com esta, que convém ser limpa regularmente, escusamos de ter os pés sempre no chão evitando feridas, picadas de bichos entre outros. DICA: O cartão utilizado para tapar o parabrisas do carro serve perfeitamente.

13. Carregadores de telemoveis/tablets - Para todos aqueles que querem viver uma semana de férias, mas que não querem ficar desconectados do mundo, é necessário levar os carregadores dos dispositivos electrónicos. Já existem festivais com pontos de carregamento do telemóvel, mas sempre que necessitamos normalmente está sempre cheio, por isso, e só em caso de precaução, não esquecer do carregador do telemóvel. DICA: Hoje em dia, já existem dispositivos que carregam o telemóvel sem necessitar de ficha e que estão à venda nas lojas de telemóveis. Esses aparelhos são carregados por USB e poderão ser bastante úteis quando não existe electricidade por perto.

E ainda: 

14. Martelo
15. Prato e Talheres
16. Colchão
17. Almofada
18. Toalha
19. Escova de dentes
20. Papel Higiénico
21. Detergente para a loiça
22. Carvão
23. Artigos de Higiene
24. Make-up
25. Chinelos
26. Gel de Banho
27. Protector solar
28. Óculos de Sol
29. Chapéu ou Boné
30. Kit de Primeiros Socorros


Para além de tudo isto não esquecer de levar muita comida, para ter força para festejar ao máximo no festival, e levar muita bebida porque os dias estão bastante quentes e certamente não queremos desfalecer no parque de campismo. Caso queiras incluir mais alguma coisa que não tenhamos enumerado comenta com o que não vai faltar na tua mala de campismo.