Header Ads

Manual de Sobrevivência de Campismo nos Festivais

Conhece tudo o que precisas de saber antes de ir fazer campismo com os amigos, nos festivais ou nas férias com os pais.


Chegou o bom tempo e nada melhor que uns dias de campismo com os amigos para começar a pensar em férias.

Mas a primeira pergunta que nos surge quando pensamos em ir fazer campismo é o que levar para o campismo.

O que levar para o campismo?

A lista pode ser bastante extensa mas primeiro temos de pensar que genero de campismo, e com quem vamos acampar.

Acampar com os pais poderá ser bastante diferente de acampar com amigos ou com a namorada.

Utensílios de cozinha poderão ser necessários em caso de não irmos com os pais. Normalmente esses acessórios não ficarão a nosso cargo quando vamos com os pais.


Vários tipos de roupa e agasalhos poderão ser o principal conteúdo para uma ida para o campismo.

Mas o que poderemos levar para o campismo pode variar também do local para onde vamos acampar.

Campismo de praia ou de campo

Normalmente existem parques de campismo no interior de Portugal onde não existe praia ou existem praias fluviais e existem bastantes parque de campismo nas zonas mais no litoral onde se pode ir a pé para a praia.

O que se terá de levar num caso e no outro é bastante diferente.

As atividades que podem ser feitas no interior ou numa zona onde não existe "água" poderão passar por caminhadas. Nesse caso nada melhor que levar uns ténis confortáveis e roupa confortável para caminhada.

No caso de ir para o litoral não esquecer de meter na mochila os calções de banho ou biquini porque grande parte do tempo poderá ser passado na praia, na piscina ou na zona fluvial mais próxima.

Diversão no campismo

Para todos aqueles que gostam de desporto nada melhor que levar uma bola de futebol ou de basquete. Grande parte dos parques de campismo em Portugal têm quadras de futebol ou basquetebol o que poderá levar a excelentes momentos de diversão com os amigos.


Para todos aqueles que não gostam de grandes actividades fisicas, um livro ou revistas dum tema que gostes poderá ser uma excelente forma para matar aqueles tempos mais mortos seja durante o período antes do almoço, depois do almoço quando muitos estão a dormir ou mesmo na praia quando não apetece mexer muito o corpo.

O que fazer à noite no campismo?

Por hábito o campismo é feito  na altura em que o calor começa a aparecer por Portugal. Nestas alturas existem muitas festas espalhadas por Portugal e a ida a uma festa tradicional ou a um concerto na vida ou na cidade mais perto do Parque de Campismo poderá ser uma excelente opção para a noite no campismo.

Se o Parque de Campismo está um pouco distante ou se o campismo nem sequer é feito em Parque de Campismo e existem muitos elementos nada melhor do que levar uma pequena coluna portátil para ouvir alguma música. Atenção: Não incomodar o descanso dos vizinhos no campismo com a música demasiadamente alta. Para além da coluna nada melhor que um baralho de cartas ou um jogo de tabuleiro que poderá levar a várias horas de diversão.

Caso a companhia seja de namorado ou namorada, nada melhor que passar a noite a fazer o amor na tenda. Importante não incomodar os vizinhos e não esquecer de usar preservativo. Para além de prevenir outras situações é higienicamente melhor uma vez que nem sempre é possível tomar banho no campismo e não se suja tudo o que está na tenda de campismo.

O que comer no campismo?

As infraestruturas para cozinhar no campismo nem sempre são as mais adequadas para fazer pratos muitos elaborados.

A falta de recursos, temperos e afins poderá levar a ter reduzir os cozinhados a coisas relativamente básicas como massas, arroz ou batatas fritas. Se no primeiro e segundo caso deverá ser levado um pequeno fogão tipo "campingaz" com uma pequena panela, para as batatas fritas é melhor mesmo levar alguns pacotes de batatas fritas. Não sendo o mais saudável as batatas fritas poderão ser comidas sem grande trabalho e a qualquer altura do dia e em qualquer lugar.

Para acompanhar, o arroz, as massas ou as batatas fritas nada melhor que levar de casa alguns enlatados para o caso de não existir cozinha no parque de campismo. Salsichas, sardinhas ou atum são os principais amigos de muitos jovens que vão passar férias aos parques de campismo.

Para o caso de existir uma cozinha ou uma forma de cozinhar como fazemos normalmente em casa existe uma lista básica de condimentos que deveremos levar e que normalmente é esquecida. Sal, açúcar, azeite, óleo serão alguns dos ingredientes importantes que deverão ser levados numa pequena quantidade e que irão melhorar as nossas receitas de campismo. Se vais cozinhar, ou se vais comer em loiça que não é descartável não esquecer de levar algum detergente para a louça.

Alguns pequenos snacks, bolachas e fruta poderá ser essencial entre refeições para comer na praia ou nas caminhadas numa pequena pausa.

O que levar para o campismo num festival?

Para além de muitas das coisas já referidas, um festival poderá trazer novos desafios a todos aqueles que desejam ouvir música com todo o conforto possível no meio de milhares de pessoas que estão a acampar.

Com alguns tempos mortos entre os concertos, seja durante a noite ou durante o dia, num festival musical é importante ter o essencial para que não se tenha de andar a chatear os vizinhos. Alguns artigos básicos de higiene é sempre necessário levar. Embora alguns festivais já tenho casas de banho com "algum conforto" não é a mesma coisa que estarmos em nossa casa por isso: gel de banho e papel higiénico são itens essenciais.

Existem festivais de música que se estendem pela noite a dentro e como nem sempre existe energia para ficar até ao fim da música, nada melhor que levar também uns tampões auditivos para que se possa descansar sem ter de ouvir a música ou os vizinhos a meio da noite. Apesar de ser um festival musical nem sempre nos apetecerá ouvir tudo.

Aparelhos electrónicos que hoje em dia são mais que muitos também podem entrar no festival, mas na altura de carregar o telemóvel ou os fones bluetooth nem sempre existe uma tomada ao pé (e normalmente as que existem estão ocupadas). Os maiores festivais musicais já têm alguns postos onde os campistas podem carregar os seus aparelhos electrónicos. Infelizmente, nem sempre precisamos de bateria na altura em que nos apetece carregar, pelo que se estiver na frente do palco, ou no campismo longe dos locais de carregamento, nada melhor que levar um powerbank com alguma capacidade de forma a que nunca falte energia para fazer uma chamada ou gravar aquele momento para mais tarde recordar.

Sendo grande parte dos festivais no verão é importante nunca esquecer um chapéu para o sol e o creme protetor solar. Existem muitos festivaleiros que muitas das vezes vão para os locais de diversão ao sol durante o dia nãos e lembrando que o sol durante as horas de mais calor é muito prejudicial à pele. De lembrar que o bronzeador não é protetor, pelo que nunca se deverá ser esquecido do chapéu de sol para proteger a cabeça e sempre que possível aproveitar toda a sombra, especialmente quando se passa grande parte da tarde na primeira fila à espera dos concertos da noite.

Festivais com campismo em Portugal

Os festivais em Portugal cada vez mais são uma excelente forma de passar as férias de verão. Existem jovens todos os anos que passam uma boa parte nos parques de campismo dos festivais. Apesar dos festivais terem uma duração de apenas três ou quatro dias, o campismo normalmente abre três dias antes e muitas vez só fecham três dias depois.

Um dos casos mais flagrantes dos festivais com campismo em Portugal é o Sudoeste. Todos os anos milhares de jovens fazem da Zambujeira do Mar a sua casa por 15 dias. Muitos destes jovens vão para o Sudoeste não apenas pelos concertos pop ou de música electrónica, mas para poderem estar 15 dias com os amigos afastados dos pais. Muitos deles passam aqui as primeiras férias sem os pais. O Sudoeste dá excelentes condições para que todos os jovens possam cozinhar, divertir-se e passar 15 dias em campismo de qualidade. Infelizmente, todos os anos existem alguns grupos de jovens que passam alguns limites destruindo algumas das facilidades que lhe são concedidas.

Depois do Sudoeste, existe outro festival no Alentejo que é conhecido pela sua capacidade de adesão de jovens. Tendo um ambiente muito mais familiar, o Festival do Crato é aconselhável a jovens mais novos que não estejam habituados a grandes confusões dos festivais maiores. Apesar de já contar por centenas de campistas, o Festival do Crato tem todos os anos melhorando as condições para os campistas, já tendo balneários para tomar banho, água canalizada para cozinhar e lavar loiça e muito mais. Com um custo relativamente reduzido, o Festival do Crato é uma excelente opção para todos aqueles que querem montar a tenda fora do quintal.

Para além destes dois casos de festivais, existem cada vez mais pequenos festivais por todo o país, que promovem o campismo como forma de atrair mais jovens, para que os pais não se tenham de deslocar todos os dias ao festival que nem sempre é perto das suas residências.

E tu, o que nunca te esqueces de levar para o campismo?