Avançar para o conteúdo principal

Carnaval em Lisboa 2024

Conhece os melhores locais para passar o Carnaval em Lisboa.



Carnaval em Lisboa

Ao contrário de outras localidades em Portugal, o Carnaval em Lisboa não é propriamente uma das maiores festas de todo o ano na Capital.

Ao contrário de alguns concelhos perto de Lisboa como é o caso de Torres Vedras ou Loures que têm festas de carnaval que são preparadas durante todo o ano anterior, Lisboa tem um Carnaval baseado em diversos eventos criados pelas várias freguesias, existindo cada vez mais destaque nas zonas onde existe muito turismo.

Ainda não podemos dizer que existe um Lisbon Carnival, mas podemos indicar os melhor locais para passar esta época do ano onde muitas pessoas aproveitam para viajar durante estes 4 dias do entrudo.

História do carnaval em Lisboa

Ao contrário de localidades como Alcobaça ou Ovar que tem um Carnaval dedicado à cultura brasileira onde trajes menores desfilam com temperaturas quase negativas, em Lisboa o Carnaval sempre foi significado de escárnio e maldizer.

No século XIX, eram normais as tradicionais cegadas. As cegadas levavam a que muitas pessoas se fantasiassem para dar lugar a teatros burlescos de sátira social e política.

Nestas cegadas, era normal ser cantado o fado, onde alguns dos nossos maiores artistas começaram, e normalmente os grupos eram compostos por homens.  Existia sempre um que era mascarado de mulher (a chamada matrafona). As cegadas foram proibidas nos anos 60 pela censura politica do regime.

Para além das cegadas eram normais os grandes desfiles e os bailes de máscaras. Enquanto as ruas se enchiam para passagem do desfile onde também passavam os reis (aqueles que não eram artistas populares, mas sim os reais reis nacionais) existiam também os bailes onde a alta sociedade e os mais comuns para o público. Um dos primeiros bailes públicos decorreu no Teatro do Bairro Alto em 1823.

Já no século XIX os comerciantes da cidade de Lisboa uniam-se para ornamentar veículos que eram os principais referências do carnaval. Estes desfiles permaneceram até aos anos 20 onde com a queda da monarquia, houve uma maior presença de referências ao regime republicano.

Com o passar dos anos a Avenida da Liberdade começou a ter uma tradição mais do interior com tradições folclóricas ou marchas de grupos apoiados pelo regime.

Ao contrário dos dias de hoje que quanto mais despido melhor, dava-se valor a actividades circenses. Algumas danças mais tradicionais como era o caso de diversas danças como a dança da luta, dança da bica, dança dos machetins e dança das espadas. Variedades não faltavam na zona da baixa, mas o Carnaval era bem diferente do que se passa hoje em Lisboa.

Desfiles infantis de Carnaval

Hoje em dia os tradicionais desfiles infantis das Escolas marcam o Carnaval em Lisboa.

As crianças gostam de desfilam nas maiores avenidas de Lisboa que são tradicionalmente fechadas ao transito para a passagem de milhares de crianças por toda a Lisboa.

Um dos maiores desfiles de carnaval em Lisboa decorre entre a a Praça Paiva Couceiro, desce a Avenida Morais Soares terminando normalmente na zona da Alameda onde existem actuações para toda a criançada. São milhares de crianças das escolas das freguesias da zona, que desfilam num espetáculo de cor raramente visto nesta zona.

Para além deste desfile existem desfiles um pouco por toda a cidade na sexta feira de carnaval. Os desfiles são maiores quão mais jovem é a idade dos moradores da freguesia.

Outro dos maiores desfiles infantis em Lisboa decorre no Parque das Nações onde centenas de crianças participam no já tradicional concurso de fantasias das escolas da freguesia.

Corso de Carnaval em Lisboa

Existem duas ocasiões para sentir o melhor carnaval nacional em plenas ruas de Lisboa.

Embaixada Real

Apesar de não existir um corso patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa como existe nas outras cidades que recebem o carnaval, um dos eventos passa na Câmara Municipal de Lisboa.

Normalmente existe um desfile de Carnaval com várias centenas de pessoas que vêm de Torres Vedras para mostrar a alegria do Carnaval de Torres.

Normalmente saem na Estação do Rossio, passando pela  Rua 1° de Dezembro, Rua do Carmo e Rua Nova do Almada, até chegar à Praça do Município.

Aqui chegados normalmente existe a celebração real entre os reis do carnaval de Torres Vedras e alguns vereadores ou mesmo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Esta é uma excelente ocasião para os turistas de passagem em Lisboa poderem vivenciar um pouco do Carnaval em Portugal.

Corso carnavalesco em Lisboa

Um dos únicos corsos não infantis decorre no Parque das Nações passando pelos bairros de poente passando depois pela Alameda dos Oceanos.


A tradição começou em 2017, mas promete ser uma excelente ocasião de chamar ainda mais turistas que adorarão ver os carros alegóricos e a escola de samba convidada.

Este desfile decorre no domingo e na terça feira de carnaval à tarde.


Desfile do Oriente

Dia 19 de Fevereiro a partir das 15 horas, na Alameda do Oceanos, participe no Carnaval no Parque das Nações, com a Escola de Samba Parcela 6. A ginástica acrobática da Acromix / Camarate abre o desfile com muita energia, cor e ritmo. Este domingo na Quinta das Laranjeiras. Bairro dos Machados e Bairro Oriente nem a chuva arrefeceu os ânimos. Não fique em casa. Traga os filhos e os amigos para uma tarde bem passada no Parque das Nações.

Carnaval de Lisboa 2024



Vê aqui brevemente o programa do Carnaval de Lisboa 2024


Descobre os concertos que poderás ver em 2024

Festas de carnaval em Lisboa

Para além dos corsos e dos desfiles os mais velhos terão a possibilidade com fantasia ou sem ela de disfrutar o carnaval em diversos espaços noturnos na cidade de Lisboa.

A zona do Cais do Sodré e do Bairro Alto é ainda mais animada nesta altura onde as ruas passam a ter mais cor nesta altura quando alguns dos habituais frequentadores dos bairros levam alguns acessórios para festejar o Carnaval. Existem vários bares como é o caso do Santiago Alquimista que normalmente tem um tema animando as noites de sábado e segunda feira.


Deixamos uma lista dos espaços que costumam ter festas de carnaval em Lisboa e nos arredores:

  • Palácio do Chiado
  • Palácio Pimenta
  • PLACE
  • Renovar a Mouraria
  • Jezebel (Estoril)
  • Palácio de Seteais (Sintra)
  • Palácio de Queluz (Queluz)


Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024