Header Ads

GRANDIOSAS LOUSADA 2018

Ansioso pelas Grandiosas Festas de Lousada, então conhece aqui todas as informações sobre a festa que anima a Vila de Lousada.

Cartaz Grandiosas de Lousada

História das Grandiosas

A tradição secular anuncia as Grandiosas Festas em Honra do Senhor dos Aflitos em Lousada pela audácia que quem sobe ao mastro no primeiro domingo de julho. Com o rufar dos tambores são inauguradas as festas todos os anos em Lousada depois do estoiro dos primeiros foguetes e do sino da capela do Senhor dos Aflitos.


Corriam os meados do século XIX quando foi edificada a capela do Senhor dos Aflitos no Monte das Pedrinhas. A festa ao Senhor dos Aflitos foi uma forma de celebrar a fundão da capela inicial sendo que inicialmente as festividades eram realizadas em conjunto com o concelho de Penafiel. A primeira Grande festividade realizou-se em 1888 com missa cantada, procissão e arraial com música. Com o tempo a festa foi crescendo não só a sua importância para a igreja como para a dimensão profana.

Nos finais do século XIX quando a Santa Casa tomou conta do templo, passaram para as mãos dos seus gestores a celebração em honra do senhor dos Aflitos. Nesta altura existiam duas comissões organizadoras das festas. Uma era constituida por homens e outra por mulheres. Nesta altura a festa não teria apenas um alcance nacional, mas era transposta também para o mercado nacional nos diários escritos. Apesar do profano ter quase desaparecido no periodo de anos seguintes pelo estado financeiro debilitado que a nação vivia, em 1905 as cerimónias voltaram a ter uma dimensão grandiosa criando também a Feira Anual de Gado na véspera.

Ano após ano as festividades viraram cada vez mais grandiosas e por tradição o último fim de semana de Julho as tradições voltam a marcar Lousada.

Tigelinhas que iluminam o Monte do Senhor dos Aflitos

Na noite de domingo, o Monte do Senhor dos Aflitos recebe a iluminação especial de milhares de tigelinhas num espetáculo único e sem igual por todo o país.

Animação bem minhota de gigantones e cabeçudos

Os gigantones e cabeçudos figuras tipicas portuguesas animam na Marcha Luminosa na tradicional segunda-feira destacando-se entre a multidão. Para quem não conhece os gigantones são figuras humanas de grandes dimensões carregadas por uma pessoa. Com caras disformes, e roupas coloridas, os gigantones animam todos aqueles que vêm à rua celebrar as grandiosas. Amigos dos gigantones são por tradição os bombos dos zés p'reiras.

Vaca de Fogo

Outra das tradições das grandiosas é a vaca de fogo como uma das maiores tradições desta região em Portugal. Celebrado em algumas terras da região a vaca de fogo é uma caixa pirotécnica em forma de vaca carregada por um homem que vai a correr pela rua disparando o fogo à sua volta. Esta tradição é bastante antiga (e perigosa).

Concertos musicais

Se noutro tempo, o arraial musical era feito com artistas regionais, com o passar do tempo e o reconhecimento nacional das festas os artistas que começaram a actuar em Lousada nos festejos começaram a ter nome nacional, e hoje em dia não há grande artista em Portugal que não tenha passado pelas Grandiosas de Lousada.

Logotipo das Grandiosas Festa de Nosso Senhor dos Aflitos em Lousada

Artistas Principais nas Grandiosas de Lousada 2018

No dia 27 de Julho será o artista Tiago Bettencourt a subir ao palco das Grandiosas de Lousada 2018. Conhecido pela música pop, o cantautor nacional é conhecido por algumas músicas que ficaram na história da música nacional depois de ter fundado os Toranja. Apesar de muitos não conhecerem o nome apesar da longa carreira, muitas serão as músicas que irão conhecer no seu concerto em Lousada.


No dia 28 de Julho, um dos pais da música portuguesa vai subir ao palco para cantar o que tem composto ao longo dos últimos 50 anos. José Cid é o cantor que toda a família gosta, sendo para ir ouvir os temas mais clássicos, como para os mais novos irem para a paródia que muitos temas de José Cid permitem. Esta será uma grande noite das Grandiosas de Lousada.


No dia 29 de Julho, o artista angolano do ano irá atuar nas Festas de Lousada. Considerado um dos nomes mais populares da música em Portugal, Matias Damásio é o artista de língua portuguesa a tocar nas mais diversas rádios nacionais com temas como "Loucos" ou "Matemática do Amor". A sua agenda de concertos irá estar cheia em 2018 mas Lousada foi eleita como uma das paragens para um excelente concerto de Matias Damásio.

Programa das Grandiosas de Lousada 2018


As Grandiosas Festas de Lousada 2018 decorrem de 27 a 31 de Julho.

27 de Julho - Tiago Bettencourt
28 de julho - José Cid
29 de Julho - Matias Damásio
30 de Julho - Marchas Populares
31 de Julho - Louzada

Cartazes e programas das Grandiosas de Lousada

Grandiosas 2013
26 de julho - Santamaria
27 de Julho - Tony Carreira
28 de Julho - Xutos e Pontapés
29 de Julho - Marchas Luminosas
30 de Julho - Augusto Canário e Amigos

Grandiosas 2014
25 de Julho - Emanuel
26 de Julho - Paulo Gonzo
27 de Julho - Expensive Soul
28 de Julho - Marchas Luminosas
29 de Julho - Zé Amaro

Grandiosas 2015
24 de Julho - Miguel Gameiro e Polo Norte
25 de Julho - Azeitonas
26 de Julho - Natiruts
27 de Julho - Marchas Luminosas
28 de Julho - Sons do Minho

Grandiosas 2016
29 de Julho - Leandro
30 de Julho - Amor Electro
31 de Julho - Diogo Piçarra
1 de Agosto - Marchas Luminosas
2 de Agosto - Surpresa

Grandiosas 2017
28 de Julho - UHF
29 de Julho - Cuca Roseta
30 de Julho - DAMA
31 de Julho - Marchas Luminosas
1 de Agosto - Carlos Ribeiro

Localização das Festas Grandiosas de Lousada


Quem gostarias de ver atuar nas Grandiosas de Lousada?

Sem comentários