Avançar para o conteúdo principal

JP SIMÕES @ LUX



JP Simões apresentou no Lux o seu novo disco, intitulado Roma. O concerto começou com um atraso de meia hora, mas os fãs não se incomodaram, até pelo contrário, esperavam calmamente JP. Chega então, a altura tão esperada, o músico entra em palco, com a sua descontracção já habitual, juntando-se à banda constituída por sete músicos que já se encontravam no palco à sua espera. 

Este novo álbum – Roma é feito, não só para o público nacional, como para todos os povos do mundo, já que nele se poderá encontrar músicas cantadas em português de Portugal, português do Brasil, em italiano, francês e inglês. O disco para além do declínio civilizacional fala também das relações e do amor. 

Dos temas presentes encontravam-se “Português Voador”, e “Gosto de me drogar” e é com esta última que o público reage, pela primeira vez, de forma efusiva. 

Nos intervalos entre o fim de uma música e o início de outra, JP mostrava a sua irreverência, abordando os assuntos da actualidade de forma irónica, mas com uma ironia inteligente, que divertia o público. Havia mesmo quem lhe pedisse para contar esta ou aquela história, que o mesmo já havia contado noutras situações. 

Como o artista referiu, o próximo tema “Rio-me de Janeiro" é uma crítica à administração pública, política e económica, sendo este tema uma forma original e mais incisiva de dar a sua opinião. 

Ao longo do concerto, sempre com o seu cigarro e bebida na mão, a interacção com o público não era descurada. Perante, os elogios que se faziam ouvir da plateia, Simões respondia brincando com os mesmos, chegando a dizer que os fãs o estragam com mimos. Seguiram-se “O fardo do amor” e “A million song yesterday”. “O dia em que eu vi o meu bem” e “Ils cassent le monde” foram outros dos temas bem recebidos pelo público. 

Ouve tempo também para “Samba radioactivo” e “Valsa Rancho”, e nesta última, mesmo antes do fim da canção, o artista abandona o palco, voltando depois para agradecer a presença do público. Como forma de retribuir o entusiasmo de todos os presentes, a banda toca mais dois temas, “Só mais um samba” e “Marchas implacáveis”, o qual JP Simões diz que é uma espécie “Thriller” de Michael Jackson, só que em Português. Este último tema finaliza em grande o concerto de apresentação do novo álbum do artista, Roma.

Alinhamento do disco 
I - La Strada
II - O Português Voador
III - Rio-me de Janeiro
IV - Gosto de me drogar
V - O fardo do amor
VI - A million song of yesterday
VII - No dia em que vi o meu bem
VIII - O criador e a criatura
IX - Samba Radioactivo
X - Ils cassent le monde
XI - Valsa Rancho


Data: 2013-05-23
Fotografia: Sonia Pena
Texto: Ana Paula Pinheiro

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024