Avançar para o conteúdo principal

Apple Watch Series 8: Vale a pena?

Apple Watch 8 será um dos assuntos mais falados dos próximos meses. Os detalhes do novo relógio poderão levar a que muitos admiradores da marca substituir o seu Apple Watch 7 por esta novidade.



Design e Tamanho

Ainda pouco se sabe sobre este novo relógio mas as semelhanças poderão ser bastantes entre o a versão 7 e 8. 

A tela do Apple Watch foi aumentada na versão 7 pelo que deverá ser mantida na próxima versão.

No entanto o analista Ross Young sugere que o Apple Watch poderá ter três tamanhos diferentes face aos atuais dois de 41 e 45mm. O novo Apple Watch poderá ter um tamanho maior, mas a probabilidade disso acontecer ainda é uma dúvida.

Antes do lançamento da versão 7, existia o rumor que a Apple iria atualizar o design do Apple Watch de forma a que este pudesse ser a lateral plana como acontece com o iPhone 13 e iPad Pro, mas poderá ser apenas na versão 8 que esse design poderá ser revelado.

Apple Watch 8: Concorrente da Garmin 

De acordo com várias fontes a Apple poderá estar a trabalhar numa carcaça mais robusta mais destinada a concorrer com outras marcas como a Garmin que equipa atletas ou caminhantes que têm nos smartwatchs uma grande mais valia.

O Apple Watch estaria mais preparado para condições mais "radicais" não sendo apenas um acessório de moda mas tendo algumas definições e funcionalidades que poderiam concorrer com as marcas que há muito tempo equipam os atletas.

Esta robustez do Apple Watch 8 poderá fomentar a compra do relógio por parte de um mercado que tradicionalmente dá mais importância às funcionalidades de corrida do que propriamente ao design.

Funcionalidades de saúde

A Apple está desenvolvimento várias funcionalidades relacionadas com o acompanhamento da saúde dos utilizadores dos seus relógios.

Entre outros, o Apple Watch poderá trazer medidor de pressão arterial, termómetro de fertilidade e sono, bem como um medidor de apneia do sono e deteção de diabetes.

Alguns destes recursos poderão já vir no Apple Watch 8, mas ainda não é certo que todos possam vir com estes sensores de forma a tornar este um dos relógios com mais utilidades no mercado.

Sensor de temperatura

Existem rumores que dizem que a Apple poderá adicionar um sensor de temperatura já em 2022 na sua versão 8. No entanto, depois do buzz acerca do assunto ter diminuindo é provável que este recurso possa não chegar já na próxima versão.

A função de temperatura corporal poderá ser extremamente útil quando se pode pensar que poderia medir a fertilidade da mulher, acompanhar o sono do utilizador ou mesmo avisar que o portador do Apple Watch está com febre.

Nesta altura de pandemia esta funcionalidade poderia ser bastante útil uma vez que seria uma antecipação do que se poderia esperar num teste rápido.

Deteção de apneia do sono

A Apple pretende colocar logo que possível um sensor de oxigénio no sangue de forma a que possa por exemplo detetar se o utilizador possa entre outras questões ver se tem apneia do sono. No entanto, foi relatado que esta funcionalidade poderia estar dependente da vida útil da bateria do Apple Watch após leituras frequentes.

Deteção de acidentes de Carro

Uma das maiores novidades que a Apple quer lançar nas suas próximas versões de Iphone e Apple Watch é a deteção de acidentes de viação. Através do uso do acelerómetro, poderá detetar os acidentes de carro, medindo a força gravitacional.

Quando um acidente é percecionado pelo Iphone ou Apple Watch, são acionados automaticamente os serviços de urgência para pedir ajuda. Estando planeado para 2022, este poderá ser um recurso para os novos modelos do Iphone 14 e Apple Watch Series 8, embora possa ser usado noutros dispositivos.

Tecnologias novas no Apple Watch

Muitas patentes têm sido registadas pela Apple que poderão ser usadas nos futuros relógios da Apple como o recurso á autenticação biométrica que autentica a identidade pela pele do utilizador. Esta tecnologia iria eliminar a necessidade da senha no Apple Watch.

Outra patente leva a que um dos ´próximos Apple Watch se possa auto-apertar consoante a atividade efetuada. Durante uma atividade mais intensa, como correr ou ginásio, o relógio poderia apertar mais com o intuito de ter uma leitura precisa por exemplo da frequência cardíaca.

Outra patente poderia no futuro levar o Apple Watch a ter um ecrã de LED na pulseira para poder visualizar por exemplo o progresso da atividade, sem que tenha de aceder á tela.

Mais ligado á saúde, a Apple publicou em 2019 uma patente descrevendo que o seu Watch poderia monitorar os sintomas dos pacientes de Parkinson usando sensores para ler os tremores habituais nestes doentes. 

Já em 2021, surgiu uma patente para um Apple Watch que redesenhada o relógio de forma a que surgiria um mostrador arredondado de tela flexível sendo que tanto a tela como a pulseira do relógio poderia ser digitalmente personalizável.

Outras patentes da Apple sugerem que o próximo Apple Watch poderá ter outro tipo de hardware incluído na pulseira como por exemplo baterias extra, speakers, ou geradores de energia cinética e até cameras.

Não sabemos até que ponto estas patentes poderão ser lançadas numa próxima versão do Apple Watch ou se demorarão 10 anos a ver a luz do dia, mas mais tarde ou mais cedo poderão surgir novidades tecnológicas diferenciadoras para o Apple Watch.

Novo Apple Watch SE

O Apple Watch SE será uma aposta da Apple para lançar há semelhança do Iphone. O SE terá um custo inferior, não sabendo ainda muitos pormenores sobre esta nova versão sendo que para além do baixo custo, será adicionado um processador mais rápido do que o seu antecessor.

Apple Watch... no futuro

Existem alguns recursos muito esperados pelos utilizadores mas que provavelmente não serão lançados nesta versão do relógio da Apple.

Medidor de Glicose no Sangue

Apesar de existir uma nova equipa de engenheiros biométricos a trabalhar nesta inovação para que possa existir uma medição não invasiva da glicose no sangue, poderá não ser no 8 que teremos essa inovação.

A necessidade de sensores óticos para que não exista uma perfuração da pele do utilizador é um recurso que a Apple vê como uma das grandes inovações que pode trazer ao mercado. No entanto, esta inovação iria necessitar de regulamentação.

Sensores de infravermelhos de onda curta poderão ser a solução do problema levando a que o Apple Watch Series 8 medisse a diabetes, podendo medir a quantidade de açúcar no sangue. Apesar de existirem fontes contraditórias nesta informação é provável que esta tecnologia ainda possa estar a alguns anos de distância de estar no nosso pulso.

Medição de Pressão Arterial

Uma das fornecedoras da Apple, a Rockley Photonics está a trabalhar num sensor que poderá através de dispositivos vestíveis possa medir bio marcadores como temperatura corporal central, pressão arterial, hidratação corporal, álcool, lactato, tendências de glicose entre muitas outras usando sensores óticos.

A medição da pressão arterial poderia ser uma das grandes inovações a curto prazo que a Apple poderia trazer para o mercado, podendo assim por exemplo detetar mais facilmente a hipertensão. O relógio poderia marcar a pressão arterial informando o utilizador de alterações na sua pressão arterial. Esta tecnologia poderá ainda levar dois a três anos a ser desenvolvida.