My Sound Mag

Cartazes, Horários e música

2016/04/07

EXIB MÚSICA 2016 @ ÉVORA

Cidade de Évora recebe III Edição da EXIB Música



Inserida nas comemorações do 30º aniversário da classificação de Évora pela UNESCO como Património Mundial, a cidade de Évora e a Expo Ibero-americana de Música –EXIB Música, apostam na Identidade como premissa para a realização da III Edição da Expo.

Após o sucesso das duas últimas edições em Bilbau, o encontro anual da música Ibero-americana na Europa - EXIB Música, comemora a sua III Edição numa emblemática cidade, caracterizada pelos seus valores culturais. Esta parceria pretende promover e aumentar o diálogo intercultural e fortalecer a indústria musical da Ibero-América, num ambiente que valoriza particularmente a sua identidade e que conta com o apoio de consagradas entidades como a Câmara Municipal de Évora, o Turismo do Alentejo - ERT, e a colaboração de importantes instituições locais, nacionais e internacionais.

De 4 a 7 de Maio, Évora acolhe a música ibero-americana, expositores, debates, músicos e profissionais em torno de uma programação que mais uma vez, coloca especial ênfase no estímulo da circulação das músicas ibero-americanas, no reconhecimento da diversidade das suas expressões, no compromisso dos seus conteúdos e no valor de cooperação como principal elemento no fortalecimento da indústria musical e cultural da Ibero-América e desta com o mundo. 18 showcases de música ao vivo irão ocupar os palcos da Praça do Giraldo e do Templo Romano, com acesso livre à população da cidade. 


A programação da III Edição, destinada a profissionais credenciados, conta com importantes eventos que dão continuidade a conteúdos de importante relevância para a Expo. O I Encontro de Imprensa Musical: O Jornalismo Musical na Ibero-América propõe um olhar inovador face às músicas ibero-americanas, revela técnicas do jornalismo de investigação aplicadas à área musical, aposta na identidade e propõe a reflexão sobre uma profissão em constante mutação. O II Encontro de Festivais pelas Músicas da Ibero-América é um encontro orientado para convocar festivais de todo o mundo, com o objetivo de acrescentar valor à difusão e à circulação da música ibero-americana (América Latina, Portugal e Espanha).

Oito micro-conferências e/ou lançamentos de projetos, acompanham os expositores na Zona de Encontro Profissional, localizada no Palácio D. Manuel, onde irá decorrer também a II Tertúlia sobre Música e Línguas Originais.

A programação será igualmente constituída pela Masterclass de Flautas do músico brasileiro, Carlos Malta e pelo Ciclo de Documentários de Música, composto por quatro documentários de vários países ibero-americanos.