Avançar para o conteúdo principal

LIANNE LA HAVAS @ EDP COOLJAZZ 2015 [REPORTAGEM]

Lianne Las Havas em EDP CoolJazz 2015
Lianne La Havas no EDP CoolJazz 2015

As camadas de som do iZem, e a ventania aquecida por La Havas.

Numa época típica onde acontecem vários festivais pelo país, o EDP CoolJazz destaca-se pelo cartaz requintado, afirmando-se como evento de aprumo que atrai as mais diversas gerações, amantes de música mais jazzística e contemplativa.

Contudo, este festival nem sempre é alvo de grandes multidões, e foi uma plateia mais reduzida e intimista que veio ver acontecer Lianne La Havas.

Mas antes, tivemos direito a ver em palco o franco-marroquino, Jérémie Moussaid Kerouanton – ou melhor, iZem – DJ/Produtor que enfrentou o enorme palco sozinho com a sua mesa, gadgets e profundo gosto musical. [ver reportagem completa de iZem]

Para finalizar a noite, e após um pequeno intervalo para preparação de palco, chegara a altura de Lianne La Havas se apresentar, pela primeira vez, em Portugal.

Depois de se dar a conhecer como backing vocals da cantora Paloma Faith, Lianne decidiu aventurar-se na sua própria carreira a solo. Com apenas dois álbuns editados - Is Your Love Big Enough e Blood (lançamento marcado para 31.07.2015), Lianne La Havas assume-se como uma cantora madura, multi-instrumental e uma compositora soul de elegância em riste.

O alinhamento arrancou ao som de “Unstoppable”, primeiro tema do disco ainda por lançar – Blood - e desde então o vento aqueceu com a suavidade quente do soul de Lianne; vento, este, que a própria admitiu gostar do som.

Temas como “Au Cinéma”, e a homónima “Is your Love Big Enough?” começaram a dar ritmo à plateia sentada, até que “No Room For Doubt” deu a profundidade que faltava até então.

Lianne vai tocando e trocando de instrumento - guitarra acústica, elétrica, baixo – acompanhando um setlist que deu ao público 8 dos 10 temas ainda por lançar no novo disco.

O soul está-lhe na voz, com uma ligeira rouquidão que traz profundidade ao fraseado vocal que encantou o público atento.

Após um encore com direito a mais três canções, incluindo a “Forget”, já toda a gente dançava junto ao palco, numa energia que veio aquecer esta noite ventosa de Domingo.

Uma estreia inesquecível para La Havas em Portugal, que deixa um sabor a pouco – o que só pode significar que foi um concerto não menos do que especial.



Data: 2015-07-26
Fotografia: Alexandre Paixão
Texto: Li Alves

Artigos relacionados:
iZem

Festivais por Portugal em 2024

Novidades que vais querer ver

Festas por Portugal em 2024

Concertos e Agendas em 2024