Avançar para o conteúdo principal

IZEM @ EDP COOLJAZZ 2015 [REPORTAGEM]

iZem em EDP CoolJazz 2015
iZem no EDP CoolJazz 2015
Na terceira noite do Festival EDP CoolJazz o primeiro a subir ao palco foi o franco-marroquino, Jérémie Moussaid Kerouanton – ou melhor, iZem – DJ/Produtor que enfrentou o enorme palco sozinho com a sua mesa, gadgets e profundo gosto musical.

Existem vários patamares de DJ – todos sabemos – e sem intenção de inferiorizar ninguém, o certo é que quando alguém como iZem embrulha o público numa constante narrativa de beats, o caso torna-se sério.

Há que realçar o fascínio que é assistir a um live-sampling, e iZem  fá-lo com uma elegância masculina de invejar. Vai desfilando clássicos e canções conhecidas de algures no nosso tempo, que vão ganhando formas numa desconstrução e reconstrução in loco. iZem é um puro fusionista sonoro.

Com influências várias, desde a onda mais jazzística,  passando por sonoridades em viagem desde o Oriente, passando pela América do Sul, até ao Norte de África, conseguimos perceber que iZem é um músico do mundo.

iZem aqueceu o início desta noite ventosa, e a fazer jus ao seu ecletismo de ouvido, o fim do set foi pontuado por “What is Wrong with Groovin’”, pela inconfundível voz da sul-africana Lebba Mbulu.

Entretanto fica a dica de que “Hafa”, LP de estreia pela mão de iZem, encontra-se à venda – e para quem procura um OST multi-sazonal, esta é a sugestão perfeita.

(Sigam-no nas redes socias, pois iZem estará em set por cá nos próximos meses.)

Depois de iZem segui-se a estreia inesquecível para de Lianne La Havas em Portugal. [ver reportagem completa de Lianne La Havas]



Data: 2015-07-26
Fotografia: Alexandre Paixão
Texto: Li Alves

Artigos relacionados:
iZem