Avançar para o conteúdo principal

CARTAZ CAIXA RIBEIRA 2015

O Festival Caixa Ribeira vai decorrer de 12 a 13 de Junho no Porto. Durante dois dias a Ribeira do Porto vai receber mais de 40 fadistas em 10 palcos.

O Festival Caixa Ribeira vai estrear-se no Porto em 2015

Depois do sucesso das edições do Festival Caixa Alfama, em Lisboa que se voltará a realizar a 18 e 19 de Setembro de 2015, é a vez da cidade invicta receber um festival dedicado ao fado e que irá contar com alguns dos nomes mais relevantes da música Património Imaterial da Humanidade da atualidade.

"O Fado é uma manifestação cultural que define a identidade de Portugal. A Caixa integra na sua história e no seu ADN esta mesma portugalidade, pelo que nada faria mais sentido do que promover um evento desta natureza no norte do país, onde a Caixa está presente.”          Francisco Viana, Diretor de Comunicação e Marca da Caixa

Os concertos vão decorrer em palcos distribuídos por espaços menos prováveis na Ribeira: Palácio da Bolsa no Salão Árabe e Pátio das Nações, Mercado Ferreira Borges no Hard Club 1 e 2, Igreja de São Francisco, Palco Caixa, Fado à Janela (Cais da Estiva), Barco no Douro, Cave no Cais da Estiva e Antiga Junta de Freguesia de São Nicolau.

"Tirando partido da beleza arquitetónica e natural da cidade do Porto, pretende-se criar na Ribeira - também ela classificada como Património da Humanidade - um momento de celebração do Fado como elemento da cultura musical Portuguesa, por excelência, e encher a baixa Ribeirinha com música e movimento”         Luís Montez da Música no Coração.


Quais os concertos do Festival Caixa Ribeira?

Camané, Carminho, Katia Guerreiro e Carolina são as primeira confirmações da primeira edição do Festival Caixa Ribeira 2015.

Camané é um dos fadistas mais reconhecidos em Portugal e no estrangeiro. O porto vai receber Camané e os seus grandes sucessos inpirados em nomes como Amália, Marceneiro, Maria Teresa de Noronha, Maurício ou Lucília do Carmo.





Carminho é outra das confirmações do cartaz do Festival Caixa Ribeira 2015. "Fado" em 2009, "Alma" em 2012 e recentemente "Canto" são os álbuns da fadista que se estreou em palco com apenas 12 anos no Coliseu e que hoje já tem o seu caminho bem definido na música onde se incluem colaborações com Caetano Veloso ou Marisa Monte no belíssimo “Chuva no Mar”.



Katia Guerreiro lançou em 2014 o seu mais novo álbum de originais "Até ao Fim". Vencedora de enumeros prémios e condecorações Kátia Guerreiro é uma das mais importantes representantes do Fado e tem-no levado na voz pelo mundo inteiro.



Carolina estreou-se em 2014 com um álbum homónimo que conta com temas que trazem um toque popular ao fado. "Um fado Nasce" é o primeiro single.




Gisela João, Ricardo Ribeiro, Maria da Fé e Florência juntam-se aos nomes já anunciados do cartaz do Festival Caixa Ribeira 2015.

Gisela João alcançou no ano passado os tops com o seu álbum de estreia homónimo, num percurso que a levou a uma série de concertos por todo o país e que culminou nos dois espetaculos esgotados nos Coliseus já no início de 2015. Recorda a passagem de Gisela João pelo Festival caixa Alfama:




Ricardo Ribeiro foi cabeça de cartaz da edição de 2014 do Caixa Alfama e apresentou durante o ano de 2014 o seu álbum "Largo da Memória" por países tão diversos como Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, França, Espanha e Argélia.


Maria da Fé nasceu no Porto e é, há muitos anos, um dos nomes incontornáveis do Fado, tendo recebido a Medalha de Ouro da Cidade do Porto. No Festival Caixa Ribeira Maria da Fé irá desfilar sucessos como “Até que a voz me doa” ou “Valeu a Pena”.

Florência é reconhecida como uma das principais fadistas da cidade invicta, mas encontra-se afastada dos palcos já há alguns anos pelo que o seu regresso à primeira edição do Festival Caixa Ribeira será um espectáculo muito especial.



Quanto custam os bilhetes para o Festival Caixa Ribeira?

O acesso ao festival faz-se através da compra de um passe para os dois dias do festival, não existem bilhetes diários.

Passe 2 dias:
- 28 euros (compra antecipada)
- 35 euros (nos dias do festival)

Descontos:
- 10%  na compra de bilhetes com cartão da Caixa no Palácio da Bolsa.

Os bilhetes devem ser trocados por uma pulseira (nas bilheteiras do Festival sediadas no Palácio da Bolsa, a partir de dia 11 de junho) que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada espaço.


Cartaz Festival Caixa Ribeira 2015 (Em Atualização)

- Camané
- Carminho
- Carolina
- Florência
- Gisela João
- Katia Guerreiro
- Maria da Fé
- Ricardo Ribeiro