Avançar para o conteúdo principal

ANTÓNIO ZAMBUJO @ COLISEU DOS RECREIOS [FOTOS + TEXTO]

António Zambujo em Coliseu dos Recreios
António Zambujo no Coliseu dos Recreios
António Zambujo esgotou o primeiro de dois concertos marcados no Coliseu dos Recreios e no dia 19 de fevereiro milhares rumaram até Lisboa.

O músico alentejano encontra-se a promover o álbum “Rua da Emenda”, lançado em novembro do ano passado. Foi com “Fatalidade” que iniciou o concerto, contando com um público constituído por adultos e seniores. Um público que preferiu aproveitar o momento, em vez de tirar fotografias para partilhar nas redes sociais, e que se emocionou e cantou baixinho.

Em “Foi Deus”, de Amália, a quase inexistência de instrumental e o ritmo lento permitiu escutar com a máxima atenção. No fim todos se levantaram e aplaudiram fortemente, criando contraste com o silêncio anterior.

Depois de “O Tiro pela Culatra”, cuja letra tem uma história caricata, Zambujo referiu que as pessoas pensam que essas histórias são autobiográficas. Alguém respondeu: “Essa é!”. O músico não confirmou nem desmentiu, provocando risos na sala.

António fez um pequeno discurso relativamente à situação de crise do país e à sua pouca visibilidade no mundo. Referiu que, apesar de sermos um país pequeno, é importante nos agarrarmos às nossas raízes e percebermos a nossa riqueza cultural; que a língua portuguesa tem grande valor; que os Açores são um dos sítios mais bonitos do mundo. Visto ser um orgulhoso bejense, aproveitou para convidar o público a ir às festas de Beringel, terra de sua mãe.

Um dos momentos altos da noite foi a chegada dos dois convidados, os irmãos Bernardo e Eduardo Espinho, para cantarem duas músicas do cante alentejano:“Quinta-feira da Ascensão” e “Para que Quero eu Olhos”. Conterrâneos de Tozé, como lhe chamam, apanham “grandes bebedeiras” quando estão todos juntos.

Pouco a pouco, a plateia deixou a timidez de lado e começou a cantar alto e a bater palmas ao ritmo das músicas.

A iluminação era escura, pontual. E por isso, Zambujo não via bem o público. Com o seu humor caraterístico, disse que assim não conseguia identificar “miúdas giras”. Pouco depois, no verso “Queria ser teu namorado”, alguém respondeu: “Também eu!”.

O concerto foi transmitido na Antena 1 e o músico aproveitou para cumprimentar quem estava em casa, inclusive no estrangeiro. Após uma hora e meia, todos foram embora numa voltinha na “Lambreta”.



Alinhamento:
- Fatalidade
- Casa Fechada
- Valsa de um Pavão Ciumento
- Flinstones
- Barata Tonta
- Canção de Brazzaville
- Poema dos Olhos da Amada
- Em Quatro Luas
- Foi Deus
- Apelo
- O Tiro pela Culatr
-a Despassarado
- Fado Desconcertado
- Chamatea
- Quinta-feira da Ascensão
- Para que Quero eu Olhos
- Algo Estranho Acontece
- Reader's Digest
- Flagrante
- Pica do Sete

Encore 1:
- A Tua Frieza Gela
- Zorro

- Encore 2:
- Valsa do Vai Não Vás
- Lambreta

Data: 2015-02-19
Fotografia: Andreia Calhau
Texto: Alice Sanches